Panorama
 
 
 

A OPERAÇÃO IMPACTO PROFUNDO CONTA COM A PARCERIA DA COMUNIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

Fortaleza (05/11/2008) - Em mais uma semana de atividades de fiscalização no litoral oeste do Ceará, foram apreendidos quase 300Kg de lagosta. A área fiscalizada cobre uma extensão de aproximadamente 300 km, entre os municípios de Mundaú, Itarema, Amontada, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Camocim,. Esse trabalho todo conta com a colaboração da comunidade que, ao ver a equipe do Ibama chegar a seu município, ajuda na identificação dos locais onde os ilícitos estão ocorrendo.

Foi assim em Guriú quando uma criança de apenas dez anos chegou até a equipe e denunciou que em uma oficina mecânica havia um estoque de lagosta miúda, os fiscais foram até o local e apreenderam 70 Kg.

No município de Aracati, na localidade de Redonda, mais 60 Kg do crustáceo foram encontrados num depósito denominado regionalmente de “pesqueira”, também de tamanho ilegal.

Já em alto-mar, em Sabiaguaba, dois botes a vela foram pegos com 83 Kg de lagosta das quais apenas 5kg eram fora do tamanho, além dos 6 mil metros de rede caçoeira, método ilegal de pesca, o que resultou na apreensão de toda a carga.

Em Jijoca de Jericoacoara, da mesma forma, mais 23 Kg de lagosta fora do tamanho foram apreendidos na Pousada e Restaurante Sky depois que pessoas da comunidade se aproximaram da equipe com denúncias. Ainda em Jericoacoara, o Sr. Antonio Simão de Freitas que tem licença para pescar lagosta de manzuá (método de pesca legal), foi flagrado pescando de rede caçoeira e o barco Giliane foi apreendido juntamente com sua carga de 60 kg de lagosta, 59 filas de rede de caçoeira (8850m) e 21040m de corda puxadeiras. A multa foi de 50 mil reais. Seu irmão, também do ramo de pesca da lagosta, teve o barco apreendido em Camocim no dia 16/10.

A doação da carga apreendida já está sendo providenciada para o Comando da Aeronáutica-Base Aérea de Fortaleza.A Supes/CE recebeu reforços da Dipro através dos Analistas Ambientais Rafael de Oliveira Santana e de Gabriel Dreyfus Weibert Cattan , mas sem dúvida o reconhecimento da população e o apoio da comunidade fazem com que os esforços empreendidos nestas operações sejam otimizados e todos saem ganhando, principalmente a natureza.
Texto e foto: Mariângela Bampi
Ascom/Ibama/CE

Presidente do Ibama abre reunião de superintendentes em Belo Horizonte

Belo Horizonte (05/11/2008) - Começou hoje, dia 05, em Belo Horizonte, reunião de Superintendentes do Ibama das Regiões Sul e Suldeste (Coresus). Amanhã, dia 06, às 9h00, o Presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, preside Reunião Especial, que contará com a presença de diversas autoridades. Dentre outros, estão confirmados o Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Dr. Robson Andrade, e o Vice Prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos. A reunião acontece no auditório da Superintendência do Ministério da Agricultura, localizado na av. Raja Gabaglia, 245.
Valdo Veloso
Ascom/Ibama/MG

+ Mais

Presidente reforça pilares do Novo Ibama

Belo Horizonte (06/11/2008) - Nesta manhã, dia 06, em Belo Horizonte, o Presidente do Ibama, Roberto Messias, traçou as linhas mestras de seu projeto para o ano de 2009. “Construir um novo Ibama”, baseado em quatro pilares: Licenciamento, Fiscalização, Uso da Biodiversidade e Planejamento Informacional. As informações foram dadas durante a abertura da reunião especial do Conselho de Superintendentes do órgão nas regiões Sul e Sudeste (Coresus). Segundo Messias, “essa é a reunião fechada mais aberta que já vi”.

O Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Robson Andrade, destacou a iniciativa. “Outros encontros, desse tipo, entre empresários e órgãos governamentais da área de licenciamento, deveriam acontecer com mais freqüência”. A Procuradora da República, Dra. Zani Cajueiro Tobias de Souza, aproveitou a oportunidade de cobrou definições sobre a ação supletiva do instituto e elogiou o encontro.

Novo Ibama

Roberto Messias falou da necessidade do Ibama de harmonizar as diferenças do Brasil ao lidar com os diferentes Estados e, ao mesmo tempo, saber lidar com a expectativa dos cidadãos. Para isso, o novo Ibama deverá se fundar em quatro grandes pilares.

Segundo ele, o Sistema Nacional de Licenciamento merece ser revisto, com o objetivo de aprimorar os procedimentos. Para tanto, estão sendo desconcentrados processos e pessoas. Outro ponto importante, citado pelo Presidente, “é aproximação do Ibama com os produtores do saber”. “Estamos buscando integração cada vez maior com a excelência acadêmica, a partir das universidades federais”. Outros parceiros prioritários são Estados, municípios, Ministérios Públicos,empresários e ong’s.

Todas as alianças serão reforçadas buscando reforçar o segundo pilar: a fiscalização. Para Messias, “o ilegal não ocorre apenas na Amazônia. Temos que trabalhar em cooperação com Estados e incentivar a legalização dos empreendimentos. A fiscalização, prevê Messias, deve agir tanto na produção/extração, quanto no consumo final”. Outro ponto que deve ser reforçado é o sistema de cobrança de autos de infração. Citando Minas Gerais, onde entram cerca de oito mil multas por ano, Messias disse que não se pode permitir a prescrição das autuações, sob o risco de desmoralizar o órgão perante o infrator.

Por último, tratou do uso e da restauração dos recursos naturais, cuja regulação deverá continuar a ser tratada por modelos compartilhados com os Estados. Falou ainda da necessidade de transformar os dados existentes dispersos no Ibama em informações disponíveis para todos, num grande banco de dados ambientais. “Dessa forma, aproveitaremos, por exemplo, as experiências e os trabalhos dos servidores e dos empresários, ganhando tempo no licenciamento de empreendimentos”.
Valdo Veloso
Ascom/Ibama/MG

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.