BRASIL TEM MAIS DE 600 ESPÉCIES DE ANIMAIS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

4 de Novembro de 2008 - Roberta Lopes - Repórter da Agência Brasil - Antonio Cruz/Abr - Brasília - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa do lançamento do Livro Vermelho das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção
Brasília - O Ministério do Meio Ambiente lançou hoje (4) um livro com mais de 600 espécies de animais ameaçados de extinção.

A publicação, chamada de Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, foi elaborada em parceria com a Fundação Biodiversitas.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a primeira lista de animais em extinção, feita em 1989, continha 218 espécies ameaçadas, enquanto no livro lançado hoje estão contabilizadas 627 espécies.

A lista anterior, no entanto, não incluía os peixes, que fazem parte da relação atual.

"Temos que correr atrás do prejuízo criando novas unidades de conservação, defendendo o habitat dessas espécies, defendendo sua cadeia alimentar, fazendo mais pesquisa, em suma, combatendo a degradação desenfreada", afirmou o ministro.

Entre os biomas que têm o maior número de espécies ameaçadas estão em primeiro lugar a Mata Atlântica, seguida do errado e da zona costeira e marítima. Para reverter esse quadro o ministro afirmou que é necessário criar corredores de proteção, combatendo o tráfico e fazendo campanhas nas escolas.

Minc quer que cada unidade de conservação ambiental tenha um exemplar do livro vermelho e disse que vai conversar com o ministro da educação, Fernando Haddad, para que a publicação também seja distribuída nas escolas da rede pública.

+ Mais

Minc vai propor distribuição de livro sobre animais em extinção para escolas públicas

5 de Novembro de 2008 - Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, indicou hoje (5) a possibilidade de uma parceria com o Ministério da Educação para distribuição a todos os professores da rede pública de ensino do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, lançado ontem (4).

“Não seria nem para os alunos, mas para os professores. Cada um deles faria estudos de grupo com os alunos sobre os pássaros e mamíferos daquela região. Acho fundamental que isso não fique só no Diário Oficial da União mas que vire trabalho fora da escola com os nossos alunos. Há possibilidade de que, no ano que vem, isso esteja pelo menos em um número importante de escolas públicas do Brasil.”

O encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad, deveria acontecer hoje mas, de acordo com Minc, foi prorrogado para o início da próxima semana. Na pauta de discussão está ainda a Conferência Infanto-Juvenil de Educação Ambiental.

+ Mais

Publicação revela detalhes de espécies ameaçadas de extinção

4 de Novembro de 2008 - Da Agência Brasil - Brasília - O Ministério do Meio Ambiente lança hoje (4) o Livro Vermelho das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, uma publicação produzida em parceria com a Fundação Biodiversitas.

Pela primeira vez, uma obra traz a descrição completa das espécies presentes nas listas oficiais de 2003 e 2004. São duas mil páginas, distribuídas em dois volumes, com detalhes sobre as espécies como locais onde ocorrem; biologia; porque estão ameaçadas etc.

Às 16h, os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Justiça, Tarso Genro, e os diretores-gerais da Polícia Federal, Luiz Fernando Correia, e da Polícia Rodoviária Federal, Hélio Cardoso Derene, reúnem-se para definir ações conjuntas de inteligência para fechar o cerco ao trânsito de madeira ilegal e ao tráfico de animais silvestres nas rodovias brasileiras.

As autoridades vão discutir também a participação dos Batalhões Florestais dos estados nas operações de fiscalização.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 

Enviar por e-mail

Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.