Panorama
 
 
 

ENCONTRO INTERNACIONAL REÚNE ESPECIALISTAS EM BIODIVERSIDADE NO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2008

06/11/2008 - Em São Paulo, nós vamos cuidar da fauna”. Lembrando afirmação feita à ex-ministra Marina Silva, em 2007, por ocasião dos trâmites do Governo paulista com o Governo federal, visando assumir a gestão da fauna silvestre no estado, o secretário Xico Graziano reafirmou, em 05/11, durante a abertura do “Encontro Internacional de Profissionais da Conservação da Biodiversidade”, no Zoológico de São Paulo, a prioridade estratégica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA de integrar as agendas da fauna e da flora, com o objetivo de avançar concretamente na questão da biodiversidade.

O evento, realizado pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo, entidade vinculada à SMA, aconteceu no Espaço Dom Pedro, e contou com a participação de representantes de zoológicos de vários países e especialistas da área ambiental, para discutir questões ligadas à fauna e à interação com a comunidade, envolvendo projetos de preservação de espécies, legislação, programas de sustentabilidade, captação de recursos e educação ambiental.

A abertura do evento contou com a presença do diretor presidente da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Paulo Bressan, do diretor técnico-científico da instituição, João Batista da Cruz, da diretora do Instituto de Botânica, Vera Bononi, do diretor do Instituto Butantã, Otavio Mercadante, do chefe da Divisão de Fauna e Recursos Pesqueiros da Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA no Estado, Rodrigo Cassola, e do representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Onildo João Marini Filho.

O secretário Xico Graziano ressaltou que até recentemente o Zoológico integrava outra Secretaria e que sua vinculação à SMA inseriu adequadamente a instituição na agenda ambiental do Estado. Além disso, para ele, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo “é muito maior que o Zoológico e começa a desenvolver um trabalho com outras instituições de pesquisa, como o Instituto de Botânica e o Butantã, de forma estruturada e integrando as agendas da fauna e da flora, e cuidando da biodiversidade”.

“Esse é um processo irreversível, que alcançamos nos últimos anos, e um compromisso que temos com o Governo e a população de São Paulo”, ressaltou Paulo Bressan, que recordou que uma das finalidades do encontro internacional é provocar e buscar pontos de divergência e convergência, objetivando projetos voltados para a biodiversidade.

O evento, contou, ainda, com as presenças de Paulo Nogueira Neto, presidente da Fundação Florestal; Shelly Grow, presidente da Associação de Zoológicos e Aquários, dos Estados Unidos; Igino Mercuri Posada, do Zoológico de Cáli, na Colômbia; e Claudio Pádua, do Instituto de Pesquisa Ecológicas.
Texto: Mário Senaga Fotografia: José Jorge

+ Mais

SMA realiza fiscalização em 31 municípios de São Paulo

03/11/2008 - O percurso foi longo, mas a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA fiscalizou, em dois dias, em 31 municípios do Estado, a queima ilegal da cana de açúcar e a recuperação das matas ciliares. A ação é a primeira de muitas operações integradas que estão previstas para acontecer em todo o Estado e mobilizou sete unidades do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - DEPRN e o comando da Polícia Militar Ambiental.


O sobrevôo, realizado em 21 e 22 de outubro, teve como objetivo fiscalizar a proteção de áreas de mata ciliar e a queima da palha da cana em horários ou locais ilegais. A ação aconteceu nos municípios de: São Paulo, Botucatu, São Manuel, Igaraçu, Barra Bonita, Mineiros, Jaú, Pederneiras, Bauru, Penápolis, Avanhandava, Araçatuba, Guararapes, General Salgado, Fernandópolis, Tanabi, Monte Aprazível, São José do Rio Preto, Catanduva, Palmares Paulista, Vista Alegre do Alto, Mutuca, Araraquara, Ibaté, São Carlos, Araras, Iracemápolis, Piracicaba, Santa Bárbara do Oeste, Campinas e Jundiaí.

Outros sobrevôos com o objetivo de fiscalização estão previstos na região do litoral, na região do Vale do Paraíba, em Campos do Jordão e no Pontal do Paranapanema.
Texto: Ludmilla Fregonesi Fotografia: Polícia Ambiental

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.