Panorama
 
 
 

GAVIÃO-REAL REABILITADO VOLTA À NATUREZA NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

Manaus (06/11/2008) – No próximo domingo (09) está programada a soltura de uma fêmea de Gavião-Real (Harpia harpyja) no município de Barreirinha/AM. A soltura consiste em mais um capítulo de uma história que começou em dezembro de 2007. Mas a história não termina por aqui, o próximo capítulo será o monitoramento do animal, as atividades de educação ambiental da população local e o concurso nas escolas do município, para elegerem um nome indígena para esta ave tão exuberante.

Tudo teve início quando em dezembro de 2007 um morador da comunidade Granja do Rio Andirá, em Barreirinha/AM, encontrou o animal próximos a galhos secos de uma árvore caída às margens do rio Andirá. O comunitário resgatou o animal e o levou para a Secretaria de Meio Ambiente de Barreirinha que a levou para o Escritório do Ibama em Parintins/AM.

O animal estava com graves lesões nas garras o que impossibilitava a soltura imediata, portanto foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Manaus/AM para tratamento. A equipe do Projeto Gavião-Real, coordenado pela pesquisadora Tânia Sanaiotti do INPA também foi contactada para acompanhar e auxiliar nos cuidados com a ave.

O animal permaneceu durante seis meses sob os cuidados e supervisão dos médicos veterinários do Cetas/Ibama/AM que empenharam muitos esforços para que fosse possível a reabilitação do Gavião-Real. As garras estavam severamente lesionadas com infecção nos ossos e articulações. Como era um animal jovem, conseguiram combater a infecção, apesar do tempo decorrido.

Após esse período, e tendo em vista o fim da infecção óssea e sua boa recuperação, a ave foi encaminhada ao Projeto Gavião-Real, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Inpa, que iniciou o processo de reabilitação para devolver o animal ao seu local de origem, pois a fêmea é jovem e ainda tem uma longa vida reprodutiva para contribuir com sua espécie na natureza. Ela foi mantida em um recinto isolado no Inpa, em uma área que estimulava seu ambiente natural.

Durante quatro meses seu comportamento foi observado, especialmente aqueles relacionados ao vôo e à sua capacidade de capturar presas para alimentação. Na última avaliação, os pesquisadores concluíram que era chegada a hora da soltura, do novo vôo para a liberdade.

O envolvimento de vários atores, comunitários e institucionais, a união de esforços, ações em parcerias e muito trabalho possibilitaram que esta seja uma história bem sucedida de reabilitação animal e que deve ser comemorada, uma vez que experiências como essas são raras no país, ainda mais em se tratando de uma espécie ameaçada de extinção.
Natália A de Souza Lima e Carlos Roberto Abrahão
Ibama/AM
Fotos: Robson Esteves Czaban

+ Mais

Ibama realiza curso de identificação de madeiras para fiscais no ES

Vitória (05/11/2008) Os servidores da área técnica do Ibama e órgão parceiros como a Polícia Ambiental Militar e a Polícia Rodoviária Federal, vão participar de um curso de identificação de madeiras. As aulas serão ministradas pelos professores José Tarcísio da Silva Oliveira e Renata Mauri da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES.

Esta ação é a primeira etapa para a intensificação das fiscalizações de produtos florestais que vão ser realizadas nas rodovias do Espírito Santo a partir do ano que vem. O curso que começa nesta quinta (6) e vai até o domingo (9), busca a capacitação dos fiscais para reconhecerem as principais essências florestais.

O curso terá duração de 20 horas e tem como objetivos principais o conhecimento básico de anatomia, a apresentação da estrutura anatômica e o reconhecimento através de observações macroscópicas as principais madeiras comercializadas no Estado. As aulas serão divididas em módulos como a anatomia de coníferas, folhosas, definição de anatomia, por exemplo.

O Ibama neste ano teve diversas Operações específicas de Fauna, Pesca, e Transporte de Produtos Perigosos. No ano de 2009, a Instituição pretende ampliar as áreas temáticas de abordagem, a flora será um dos focos abordados. Desta maneira, o Ibama não vai depender quase que exclusivamente dos denúncias realizadas pela Linha Verde.
Luciana Carvalho
Ascom/Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.