Panorama
 
 
 

LIVRO VERMELHO: UMA FERRAMENTA D PROTEÇÃO À FAUNA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

Brasília (04/11/08) – O ministro do meio ambiente, Carlos Minc, lançou hoje o Livro Vermelho com as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. A publicação apresenta dados sobre a biologia, distribuição geográfica, presença em unidades de conservação, principais ameaças, estratégias de conservação, indicações de especialistas e de núcleos de pesquisa e conservação. O livro é uma ferramenta importante para a conservação e recuperação dessas espécies. O Ibama participou por meio da coordenação de fauna.

Segundo João Pessoa, “pesquisas, campanhas educativas sensibilizadoras, controle eficaz da criação e comércio por meio do Sisfauna e fiscalização são ações fundamentais”. A Campanha Nacional de Proteção à Fauna lançada há alguns dias pelo Ministro Minc prevê a capacitação de professores como agentes multiplicadores em todo o país. O projeto piloto está sendo executado pelo Ibama no Distrito Federal e em mais dois estados até o final do ano com o objetivo de padronizar procedimentos. Para 2009 as ações serão executadas em parcerias com os estados.

O Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade, Antônio Carlos Hummel, acredita que, “sensibilizar a população e levar a sociedade a participar como agente nos processos é o eixo importante da Campanha de Proteção à Fauna que agregado ao controle e à fiscalização contribui para consolidar as políticas de proteção à fauna silvestre no país”.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama inicia discussão sobre o conceito para construção do Observatório do Meio Ambiente

Brasília (05/11/2008) - Durante três dias técnicos do Ibama se reuniram para dar início à discussão do conceito sobre o Observatório do Meio Ambiente. A Diretoria de Qualidade Ambiental promoveu o I Workshop com o tema “Observatório do Meio Ambiente – em busca de Conceitos”. O encontro foi dividido em duas etapas, nos dias 03 e 04 foram realizadas palestras abertas ao público no auditório do Ibama e a segunda etapa ocorreu durante todo o dia de hoje (05) com atividades direcionadas apenas ao corpo técnico do instituto, que se reuniu no Centro de Treinamento (Centre) para trabalhar a questão conceitual do tema.

O Presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, esteve presente no encerramento da primeira etapa e enfatizou a questão do conceito de Observatório. Para ele, um dos papéis que o Ibama se propõe a desempenhar é se tornar referência no Sistema Nacional do Meio Ambiente, na questão de informar, processar e disponibilizar a informação. “Estamos construindo um lugar onde a informação pode ser encontrada e transformada em conhecimento”, comemora Messias.

Para a Diretora de Qualidade Ambiental do Ibama, Sandra Klosovski, o Ibama sempre teve como desafio mudar o patamar do conhecimento, da transformação, e o Observatório do Meio Ambiente em processo de construção têm essa conotação. “Este é um desafio para nós, mas acredito que podemos, acredito que somos capazes”, afirma. E acrescenta ainda, “é importante buscar o que foi produzido dentro da instituição e tornar isso público”.

Nos dois primeiros dias do Workshop participaram oito palestrantes convidados que trouxeram experiências nacionais já consolidadas de observatórios, no sentido de dar subsídios ao Ibama para a concepção do Observatório do Meio Ambiente. Para ajudar na construção dessa idéia, foram convidados técnicos do CGEE – Observatórios, Observatório Nacional, Observatório da Cidade de Porto Alegre, Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade – ORBIS, Observatório de Educação, Observatório do Agronegócio, Rede de Observatórios de Direitos Humanos e da Organização Pan-Americana de Saúde-OPAS.
Verbena Fé
Ascom/Ibama

+ Mais

Recursos Pesqueiros da Bacia Amazônica serão discutidos em reunião em Manaus

Brasília (04/11/08) - A Coordenação Geral de Autorização e Gestão do Uso de Fauna e Recursos Pesqueiro realiza nos dias 5 e 6 de novembro de 2008, a II reunião do Comitê de Gestão do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros da Bacia Amazônica, no Ibama, em Manaus/AM. Participam representantes do governo Federal, Federações de Pescadores dos estados Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Instituições da sociedade civil organizada, além de representantes do Núcleo de Recursos Pesqueiros das Superintendências do Ibama nos estados que compõe a bacia amazônica.

A Coordenação Geral de Autorização e Gestão do Uso de Fauna e Recursos Pesqueiro –CGFAP, estrutura vinculada a Diretoria de Biodiversidade e Floresta do Ibama- DBFLO, tem a competência de coordenar, supervisionar, regulamentar e orientar a execução e implementação das ações e atividades relacionadas a gestão do uso dos recursos pesqueiros, além de gerenciar as demandas inerentes aos dispositivos dos acordos nacionais e internacionais, relativos a recursos pesqueiros dos quais o País é signatário.

Visando implementar ações de gestão do uso dos recursos pesqueiros, essa coordenação vem adotando como estratégia de fortalecimento e legitimação das medidas de ordenamento da pesca, a ampliação da participação social por meio do compartilhamento do poder e responsabilidade. Nesse sentido, a CGFAP apresenta um modelo de gestão que usa como principal instrumento a criação de comitês, fóruns específicos de participação social, para um desenvolvimento econômico e ambientalmente mais justo.
Janete Porto e Sara Mota
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.