Panorama
 
 
 

PARA MINC, OMISSÃO DO GOVERNO E DA ANP ABRIU CAMINHO PARA LIBERAÇÃO DE MAIS ENXOFRE NO DIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

5 de Novembro de 2008 - Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse hoje (5) que houve “omissão” por parte do governo e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em relação ao cumprimento da Resolução 315/02 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O texto prevê a utilização do diesel S-50 – que reduz em 90% a poluição emitida pelos veículos – a partir de janeiro de 2009.

Ontem (4), em São Paulo, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF), o governo de São Paulo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a ANP, a Petrobrás e empresas fabricantes de veículos que estabelecia ações de compensação em função do não cumprimento da resolução 315 – incluindo o prolongamento da fase para a implantação do diesel S-50 em veículos pesados.

“Cheguei há cinco meses no governo e havia uma resolução do Conama de cinco anos atrás que todo mundo descumpriu. A ANP demorou quatro anos para especificar o diesel, a Anfavea [Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores] não fez os novos motores, a Petrobras também atrasou no diesel novo. Eu recebi uma pressão tremenda para adiar a resolução, abrir uma exceção, mas disse que não mudo a resolução. Houve um acordo da Justiça. Esse acordo é de responsabilidade do Ministério Público, do governo de São Paulo e da Cetesb [Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental].”

Em entrevista exclusiva à Agência Brasil e à TV Brasil, Minc afirmou aina que “o certo seria que a resolução fosse cumprida” mas que, para isso, a ANP e o próprio governo deveriam ter tomado uma série de ações nos últimos cinco e não o fizeram.

O erro inicial, segundo Minc, foi da ANP que demorou mais de quatro anos para especificar [o óleo diesel]. Como a própria resolução do Conama dava às montadoras 36 meses a partir da especificação, no que a ANP atrasou, as montadoras nem começaram a fazer os motores. "O governo deveria ter sido mais rigoroso mas também não é verdade que a responsabilidade principal foi dele. Nessa gestão, não haverá omissão", disse ele.

+ Mais

Diesel S-50 entrará no mercado em janeiro

4 de Novembro de 2008 - Da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, dá entrevista hoje (4), às 15h30, na sede da estatal, para divulgar o fornecimento do diesel S-50 no mercado brasileiro a partir de janeiro de 2009.

Costa vai falar sobre a posição da Petrobras em relação à Resolução 315/2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece novos limites de emissão para os veículos pesados a diesel produzidos a partir de janeiro de 2009.

Ele também vai esclarecer detalhes sobre acordo assinado em São Paulo, na última quinta-feira (30), entre Petrobras, Ministério Público, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) com base na resolução do Conama.

+ Mais

Petrobras anuncia diesel menos poluente e repasse de preço ao consumidor final

4 de Novembro de 2008 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, anunciou hoje (4), em entrevista coletiva, que a estatal vai fornecer diesel com menor teor de enxofre para as frotas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A decisão é fruto de acordo firmado com o Ministério Público Federal de São Paulo, no último dia 30, e implica no fornecimento para as duas cidades, já a partir de janeiro de 2009, do diesel S-50 (que tem 50 ppm – partes por milhão de enxofre), percentual menor do que o atualmente fornecido, que é o S-500 (com 500 partes por milhão de enxofre) e que é utilizado atualmente nas regiões metropolitanas do país.

A decisão, no entanto, pesará diretamente sobre o bolso do consumidor, pois o produto, que terá que ser importado em sua maior parte, custará em média 10% mais caro do que o que é atualmente fornecido pela estatal brasileira.

"Como o diesel S-50 tem um valor comercial maior que o diesel S-500, ele também vai ter um preço diferenciado, pois custará mais caro para nós e não temos como fornecê-lo sem repassar a diferença para o consumidor final”, afirmou Costa.

Segundo o diretor da Petrobras, o cronograma da empresa prevê que, já a partir de maio do próximo ano, o diesel S-50 também estará disponível para toda a frota de veículos das regiões metropolitanas de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belém (PA).

A partir de agosto de 2009, o diesel S-50 estará disponível para as frotas cativas de ônibus urbanas de Curitiba (PR). Já em janeiro de 2010 será a vez das frotas de Porto Alegre (RGS), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), além das regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos.

Segundo a Petrobras, a Resolução 315/2002 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) estabelece novos limites de emissões para os veículos pesados a diesel produzidos a partir de janeiro de 2009, que deveriam ter tecnologia P-6.

No acordo, a Petrobras se compromete, “de forma participativa”, a fornecer o diesel S-50 mesmo sem a disponibilização do motor diesel P-6 no mercado brasileiro, em um cronograma definido sob orientação do Ministério do Meio Ambiente.

O acordo foi firmado no Ministério Público Federal, entre Petrobras, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Fabricantes de Veículos, Fabricantes de Motores, Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo).

Segundo Paulo Costa, com o acordo, a emissão de poluentes cairá entre 5% e 10% sem os motores do tipo P-6, mas quando o diesel for aplicado nesses motores - o que só acontecerá a partir de 2012 - a emissão de poluentes cairá 70%.

Costa esclareceu ainda que a estatal vem investindo na construção de 12 unidades de tratamento de diesel em suas refinarias, que estarão prontas entre 2010 e 2011.

“Até lá, o diesel S-50 será importado, o que impactará na balança comercial da companhia, já que o combustível é mais caro. E essa diferença de preços terá, sim, que ser repassado para o consumidor final”, reafirmou o diretor

O novo acordo prevê ainda que a partir de 2013 a petrolífera brasileira dará início a comercialização no país do diesel S-10 (10 partes por milhão de enxofre). A previsão inicial era de que o combustível com essa especificação só começasse a ser introduzido no mercado a partir de 2016.

+ Mais

S.O.S Mata Atlântica faz passeata contra acordo que mantém diesel "sujo"

5 de Novembro de 2008 - Ivy Farias* - Repórter da Agência Brasil - São Paulo - A Fundação S.O.S Mata Atlântica fez hoje (5) uma manifestação contra o acordo que prorroga o prazo para a produção de diesel com menos enxofre. O acordo foi celebrado entre o governo de São Paulo, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Petrobras, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 16 montadoras de veículos, um fabricante de motores e o Ministério Público Federal.

O protesto, que ocorreu em frente ao prédio da Justiça Federal, em São Paulo, reuniu manifestantes com narizes de palhaço e faixas com dizeres contra a nova medida. "Esse acordo é esdrúxulo e privilegia a incompetência, além de arriscar a vida da sociedade. Queremos chamar a atenção da sociedade", diz Mario Mantovani, diretor de mobilização da S.O.S Mata Atlântica.

O diesel S 50 -com menos enxofre e menos poluente- deveria começar a ser produzido e comercializado a partir do dia 1º de janeiro de 2009. Agora, o combustív0el só estará disponível em 2011. "Este diesel é um de serviço para a sociedade", completa Mantovani.

Para Fábio Feldman, secretário-executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade e que também esteve na manifestação, é inaceitável que o Brasil não use o S 50. "O S 50 é usado praticamente em todos os países do mundo, com exceção de poucos no continente africano. Nós não somos a África, somos o Brasil, com tecnologia e uma economia 'bombando', apesar da crise", pontua.

+ Mais

SOS Mata Atlântica faz manifestação em favor do diesel limpo

5 de Novembro de 2008 - Da Agência Brasil - São Paulo - A Fundação SOS Mata Atlântica promove hoje (5) manifestação contra a medida que permite que o diesel produzido no Brasil tenha mais enxofre do que o recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O movimento começa às 11h em frente ao prédio da Justiça Federal, em São Paulo, onde será apresentado um manifesto da Coalizão de Organizações pela Vida.

Um acordo para reduzir a poluição ambiental provocada pelo diesel foi assinado na semana passada pelo Ministério Público Federal, o governo de São Paulo, a Agência Nacional de Petróleo, a Petrobras, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 16 montadoras de veículos e um fabricante de motores.

O termo não cumpre a Resolução 315/2002 do Conama, que estabeleceu a obrigatoriedade de um diesel mais limpo, denominado S50, com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre (elemento químico poluente com potencial cancerígeno) para o início de 2009. O diesel fornecido hoje no interior do país apresenta 2 mil ppm de enxofre e será substituído por 1.800 ppm a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.