Panorama
 
 
 

PUBLICADO O PRIMEIRO VOLUME DA SÉRIE CADERNOS AMBIENTAIS COM O TEMA ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2008

04/11/2008 - O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou, em 3.11, do lançamento do livro “As Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo”, de autoria das geólogas, Sibele Ezaki e Mara Akie Iritani, especialistas do Instituto Geológico - IG, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA. Esse é o primeiro volume de uma série de 18 Cadernos de Educação Ambiental que estão sendo produzidos pela SMA como contribuição na formação de professores do ensino fundamental e médio, de técnicos e pesquisadores.

“O Xico sempre nos instigou a fazermos uma publicação de consulta rápida, com informações sintetizadas, acho que atingimos o objetivo, além de termos tido a honra de produzirmos o primeiro volume a ser lançado”, destacou Ricardo Vedovello, Diretor do Instituto Geológico - IG.

“A divulgação de conhecimento, sobretudo no que se refere aos aqüíferos, sempre foi uma constante nas reuniões mensais que realizamos com técnicos do Departamento de Água e Energia Elétrica - DAEE, da Universidade São Paulo - USP, da Universidade Estadual Paulista - UNESP e da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Nesses encontros técnicos discutimos e trocamos informações sobre pesquisas, definição de normas técnicas e de como divulgar os temas ligados à política estadual de recursos hídricos” informou Sibele Ezaki, geóloga e geógrafa do IG e uma das autoras dessa primeira publicação.

A previsão da SMA é que até o final de 2008 seja lançado o próximo volume “Ecocidadão”, os demais temas da série: Biodiversidade, Desenvolvimento Sustentável, Agricultura Sustentável, Aquecimento Global, Consumo Sustentável, Ecoturismo, Energias Renováveis, Etanol e Biodiesel, Gestão Ambiental, Habitação Sustentável, Licenciamento Ambiental, Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Poluição Atmosférica, Unidades de Conservação e Uso Racional da Água, serão lançados no decorrer de 2009. A autoria dos próximos livros caberá aos técnicos do sistema estadual de meio ambiente.

“Esse volume expressa exatamente aquilo que eu sentia que estava faltando – traduzir de forma adequada o que os técnicos conhecem profundamente. Quando assumi a SMA, a primeira “aula” que tive foi da Mara, sobre o aqüífero Guarani, sempre me intrigou saber como se formam os aqüíferos e este livro explica claramente. Eu, como escritor e Secretário do Meio Ambiente, estou muito satisfeito com esse primeiro volume”, disse Graziano.
Texto: Cristina Olivette Fotografia: José Jorge

+ Mais

Cadastramento eletrônico no CADMADEIRA já pode ser feito pela internet

04/11/2008 - Comerciantes de madeira no Estado já podem se cadastrar e tornarem-se referência em vendas sustentáveis de produtos florestais - A partir de 03/11, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA disponibilizou em seu site - www.ambiente.sp.gov.br – o sistema de cadastro eletrônico no CADMADEIRA - Cadastro de Comerciantes de Madeira no Estado de São Paulo. O sistema eletrônico foi colocado no ar exatamente 150 dias após a edição do decreto 53.047, em 02 de junho de 2008, que instituiu o CADMADEIRA e determinou prazo de cinco meses para o acesso ser disponibilizado na internet. O objetivo principal do CADMADEIRA é estabelecer procedimentos na aquisição de produtos e subprodutos de madeira de origem nativa, como parte do “São Paulo Amigo da Amazônia”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo paulista, que visa, entre outros, desenvolver estratégias para reduzir a demanda por madeira-de-lei e fiscalizar a entrada de madeira ilegal e as madeireiras que comercializam no atacado.

Ao acessar o “link”, o comerciante de madeira pode preencher o Requerimento de Cadastro após informar seu CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que também servirá de referência quando um usuário quiser consultar o sistema. Outras referências para o usuário comum serão a Razão Social, o nome fantasia e o município do estabelecimento comercial.

Para conseguir efetivar seu cadastro, a empresa deverá estar no CTF - Cadastro Técnico Federal, possuir cadastro ativo no Sistema-DOF (Documento de Origem Florestal) do IBAMA e não apresentar Autos de Infração Ambiental ou qualquer outra irregularidade ambiental junto à SMA.

Vantagens de se cadastrar

Por enquanto, a adesão ao cadastro é voluntária, mas entre as vantagens para a empresa que se cadastrar no CADMADEIRA, se destaca o fato de que ela poderá participar de licitações abertas pela Administração Pública Estadual - segundo o Decreto 53.047, todas as compras da Administração Estadual Direta e Indireta, a partir de 1º de junho de 2009, cujo objeto seja a aquisição direta dos produtos e subprodutos florestais, deverão ser efetuadas de Pessoas Jurídicas com cadastros ativos no CADMADEIRA.

Assim, na prática, o CADMADEIRA tornará conhecido e público o rol de pessoas jurídicas que comercializam produtos e subprodutos florestais da flora nativa brasileira, em território paulista, especialmente madeira destinada à construção civil; dará eficiência ao controle do Estado sobre a origem dos produtos e subprodutos florestais comercializados; e orientará e regulamentará as ações do Poder Público Estadual na execução de política de compras sustentáveis de produtos e subprodutos florestais oriundos da flora nativa
brasileira.

Selo Madeira Legal

Além disso, ainda conforme o decreto, os estabelecimentos cadastrados no CADMADEIRA que mantiverem organizados seus estoques nos pátios, no caso da madeira, por tipo, tamanho e espécie, e, no caso de outros produtos e subprodutos florestais da flora nativa brasileira, por espécie e unidade, bem como disponibilizarem relatório técnico com o resumo das vendas e dos estoques comercializados, com periodicidade semestral, nos meses de junho e dezembro, para fácil verificação da fiscalização, receberão um selo denominado Selo Madeira Legal.

O Selo Madeira Legal será concedido pela Secretaria do Meio Ambiente, com o objetivo de distinguir, perante os consumidores, as pessoas jurídicas que comercializam produtos e subprodutos florestais de forma responsável.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo e a SMA manterão fiscalização permanente para fins de controle do cadastramento no CADMADEIRA e emissão do Selo Madeira Legal.
Texto: Mário Senaga Fotografia: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.