Panorama
 
 
 

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE REGISTRA SALDO POSITIVO NA FIEMA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2008

(03/11/2008) O estande da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Fepam na Feira Internacional de Tecnologia do Meio Ambiente - Fiema, registrou intenso movimento durante os quatro dias do evento realizado em Bento Gonçalves, com um total de mil 1000 atendimentos.

O foco foi o Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado, Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS), Unidades de Conservação, incluindo exposição fotográfica do Projeto de Conservação da Mata Atlântica e Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC).

A maior procura ocorreu na mostra fotográfica, que registrou 619 visitantes. No que se refere a informações de empreendedores sobre o licenciamento e sobre o Balcão Ambiental, foram registrados 244 atendimentos.

O secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires e a diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellini participaram do evento. Os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e da Fepam integraram a Jornada Técnica Ambiental, evento agregado à programação da Fiema.

Estiveram presentes o coordenador do SIGA/RS, Niro Afonso Pieper, o Diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Rafael Ferreira e os técnicos que operam o Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

Trabalho sobre mineração aurífera de Lavras do Sul pode ser acessado no site da Fepam

(06/11/2008) Já está disponível no site da Fepam o trabalho coordenado pelo geólogo Carlos Antônio Carlos Grazia, da Companhia de Recursos Mineiras (CPRM) e da geóloga da Fepam, Maria Heloísa D. Pestana. O estudo foi entregue no dia 30 de outubro ao secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires.

Intitulado “Mercúrio Antrópico e Outros Elementos em Drenagens Associadas às Minerações Auríferas de Lavras do Sul”, o trabalho analisou 51 elementos, porém enfatizou a interpretação dos resultados de 22 deles com interesse ambiental e metalogenético. Os resultados de outros 29 elementos analisados em solos, sedimentos de corrente e salbanda argilosa e de água superficial estão arquivados e disponíveis para consulta na Biblioteca da CPRM.

A realização do projeto foi possibilitada através de Convênio de Cooperação Técnica entre a Fepam e CPRM, vinculado ao Programa Nacional de Geoquímica Ambiental e Geologia Médica (PGAGEM).

Este programa, coordenado pelo Departamento de Gestão Territorial ¿(DEGET), tem por finalidade obter, tratar e difundir os resultados das investigações efetuadas no campo da geoquímica ambiental e repassar estes para os órgãos responsáveis pela saúde pública e ambiental.

O relatório final do projeto engloba também resultados publicados em quatro trabalhos anteriores nos anos de 2005 e 2006, sendo três em Congressos e um capítulo do livro Geologia Médica no Brasil.
O trabalho pode ser acessado em www.fepam.rs.gov.br, Biblioteca Digital, Relatórios Técnicos e Mercúrio Antrópico e Outros Elementos em Drenagens Associadas às Minerações Auríferas de Lavras do Sul.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

Secretarias do Meio Ambiente e Turismo viabilizam o Parque Estadual da Quarta Colônia

(03/11/2008) No próximo dia 19 deverá ser assinado em São João do Polêsine o Protocolo de Cooperação Técnica entre as Secretarias do Meio Ambiente e do Turismo, Esporte e Lazer visando a implantação do Parque Estadual da Região da Quarta Colônia, criado em 2005, abrangendo os municípios de Agudo e Ibarama, em uma área de 1847 hectares.

A data foi marcada pelos secretários do Meio Ambiente em Exercício, Francisco Simões Pires e do Turismo, Esporte e Lazer, Heitor Gularte; a prefeita de São João do Polêsine, Valselina M. Bulegon Gassen, que também preside o Consórcio de Desenvolcvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS); o secretário-executivo do CONDESUS, José Itaqui e a bióloga Sônia Sechin, do Departamento de Biologia da UFSM.

O projeto vem sendo gerenciado pelo CONDESUS, integrado também pelos municípios de Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Restinga Seca e Silveira Martins.

“Trata-se de uma importante unidade, daí a preocupação em nos aproximar da Secretaria do Turismo para tornar o parque viável”, afirmou Francisco Simões Pires.

O secretário Heitor Gularte disse que é um projeto fundamental, enfatizando mais uma vez a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente “que tem sido sensível e decisiva com os projetos de turismo no Estado”.

Para a prefeitura Valselina Gassen, a assinatura do protocolo é importante para que todas as ações de implantação do parque se concretizem, permitindo projetos de educação ambiental, pesquisa científica e fortalecimento da economia da região. Já a bióloga Sônia Sechin disse que a implantação do parque será fundamental para o desenvolvimento regional e preservação da biodiversidade.

Também participaram da reunião o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, Rafael Ferreira e o chefe da Divisão de Unidades de Conservação, Luiz Alberto Mendonça.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.