Panorama
 
 
 

ARAÇATUBA GANHA AGÊNCIA AMBIENTAL UNIFICADA E ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2008

10/11/2008 - O município de Araçatuba, localizado na região Noroeste do Estado de São Paulo, a 527 quilômetros da capital paulista, teve inaugurada, em 07/11, a nova Agência Ambiental Unificada, composta por equipes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN. Essa é a 29ª Agência Unificada no Estado.
Com a integração das equipes técnicas, em um só local, o tempo de resposta às consultas e solicitações da população para procedimentos de licenciamento de atividades e obras será reduzido, em média, em 30%. A nova Agência, situada à Rua Afonso Pena, 972, atenderá demandas referentes ao corte de vegetação nativa e intervenção em áreas de preservação, sob responsabilidade do DEPRN, e aquelas relacionadas às atividades de controle, fiscalização e licenciamento de empreendimentos geradores de poluição, a cargo da CETESB.

O evento foi celebrado com as presenças de 21 prefeitos eleitos da região, os atuais, deputados, vereadores e demais autoridades, além de um grande número de representantes da sociedade civil e imprensa, entre outros. Estiveram presentes, ainda, Marcelo Minelli, diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, que representou o presidente Fernando Rei; José Francisco Trevisan, assessor técnico do DEPRN, representando a coordenadora estadual de Biodiversidade e Recursos Naturais, Helena Carrascosa; e José Maria Morandini, gerente da Agência de Araçatuba, além de vários funcionários do sistema ambiental do Estado.

Na presença de todos, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, discursou entusiasticamente sobre as melhorias que essa junção interna proporcionará, como mais rigor, transparência e maior agilidade nos processos de licenciamento, entre outras. Ele falou que a Agência já está funcionando com as novas equipes da SMA e da CETESB, e que todos os funcionários do sistema já estão preparados para essa nova demanda.

Graziano lembrou que esse processo de descentralização dos serviços públicos, é iniciativa do governador José Serra, e que serão ao todo, 56 novas Agências Ambientais no estado.

"Mas faltava o envolvimento dos municípios, por isso criamos o Município Verde, um projeto ambiental inovador, compartilhado, que exige o desenvolvimento de competência gerencial dos municípios e tem, principalmente, o objetivo de descentralizar a política ambiental, com ganho de eficiência para a gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. Ao Estado, cabe fornecer colaboração técnica e treinamento às equipes locais", disse ele.

Graziano parabenizou a prefeita atual de Araçatuba, Marilene Magri Marques, em função da nota 9,8 no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domésticos (IQR), conferida pela CETESB ao aterro sanitário do município. Ele disse que, quando assumiu a Secretaria do Meio Ambiente - SMA, o estado tinha 175 lixões a céu aberto e hoje ainda conta com 50. "Não vamos mais permitir isso, o mundo mudou e o mundo político está participando também desse processo ambiental".
Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar

Após a cerimônia na Agência Unificada, as autoridades participaram também da inauguração da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar de Araçatuba, instalada no câmpus da Universidade Estadual Paulista – UNESP. A estação medirá, em tempo real, as concentrações de três poluentes: Ozônio (O3), Óxido de Nitrogênio (NOx) e Partículas Inaláveis (MP-10), além de umidade, temperatura, direção e velocidade dos ventos e radiação solar.

Com a unidade de Araçatuba, a CETESB passa a contar com 39 estações automáticas fixas de monitoramento da qualidade do ar, sendo que 21 estão localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, 03 em Cubatão, e 15 no Interior, além de 02 estações móveis, também automáticas. E a 40ª estação automática será instalada em Jundiaí, no próximo dia 12 de novembro.

De acordo com Maria Helena Martins, gerente da Divisão de Tecnologia de Avaliação da Qualidade do Ar da CETESB, vários estudos foram realizados e também diversos fatores foram levados em consideração para a instalação da estação no município de Araçatuba. "A cidade já conta com um número expressivo de habitantes, a distribuição geográfica é fundamental e também a expansão da cana-de-açúcar".

Conforme dados levantados, o setor sulcroalcooleiro está em crescimento acelerado e precisa de novas áreas para se expandir, e a região é uma das últimas áreas viáveis e disponíveis no estado de São Paulo para esta necessidade que o setor demanda.

A estação medidora já está em funcionamento e o araçatubense que quiser saber como está a qualidade do ar do seu município já pode acessar o site www.cetesb.sp.gov.br, onde os dados são atualizados hora a hora. A estação está situada à Rua Clóvis Pestana, 793, Jardim Dona Amélia.
Texto: Rosely Ferreira
Foto: José Jorge

+ Mais

Inaugurada, em Jundiaí, a 40ª estação de monitoramento da qualidade do ar

12/11/2008 - Com a inauguração da estação automática de Jundiaí, entregue em 12/11, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB concluiu a instalação das 10 novas estações de monitoramento da qualidade do ar, previstas para entrar em operação em 2008. A estação, localizada no complexo esportivo conhecido por Bolão, localizado na Avenida Amadeu Ribeiro, medirá as concentrações dos poluentes ozônio - O3, óxidos de nitrogênio - Nox e material particulado - MP-10, além de umidade, temperatura e direção dos ventos.

Com a ampliação em 30% da rede de monitoramento localizada no interior do estado, o Setor de Telemetria da agência paulista passa a ter uma visão ampla das bacias aéreas saturados por poluentes e um aperfeiçoamento na análise dos processos de licenciamento ambiental de novos empreendimentos. Para Maria Lúcia Guardani, gerente do setor de telemetria, outro benefício a ser atingido com o aumento da rede é o de mapear com mais propriedade a expansão da atividade econômica no estado e seus reflexos na qualidade do ar.

“Com a avaliação dos relatórios de monitoramento, saberemos identificar como se desenvolve, por exemplo, o setor de agronegócios ou o industrial, caracterizando melhor as vocações das regiões monitoradas”, observou Lúcia, ao comemorar o aumento da rede de monitoramento, que agora passa a contar com 40 estações automáticas, sendo 21 localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, três em Cubatão e 16 no interior do Estado.

Para o presidente da CETESB, Fernando Rei, a ampliação da rede de monitoramento no interior, traz maior conhecimento sobre o comportamento da qualidade do ar no Estado. “Precisamos continuar a descentralizar a máquina para poder abraçar melhor os desafios do futuro”, disse. Para o diretor de Controle de Poluição Ambiental, Marcelo Minelli, a entrega antecipada da décima estação no prazo de seis meses, é mérito da equipe técnica da agência e o apoio das prefeituras. A inauguração da estação de Jundiaí contou, também, com a participação da diretora de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Ana Cristina Pasini.

Nos últimos seis meses, entraram em operação as estações automáticas de Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araraquara, Ribeirão Preto, Jaú, Piracicaba, Araçatuba e, por último, Jundiaí. Para 2009, estão previstas a instalação de mais duas estações automáticas, em Jacareí e Catanduva.
Texto: Renato Alonso
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.