Panorama
 
 
 

ESPECIALISTA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E BIOGÁS SE REÚNEM PARA DIVULGAR GESTÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2008

12/11/2008 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, em conjunto com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e a Confederação Nacional de Municípios, realizou, em 12/11, em sua sede, em São Paulo, o Fórum Internacional “Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Recuperação de Biogás no Brasil”.
O evento foi o quarto e último de uma série de fóruns que, anteriormente, ocorreram na Colômbia, Equador e Argentina, com o objetivo de capacitar funcionários do governo e outros atores envolvidos na gestão de resíduos sólidos na melhoria das ações de gestão pública. O fórum, em São Paulo, teve o diferencial de incluir o tema específico das oportunidades da captação e uso de gás de metano.

O biogás é um dos produtos da decomposição anaeróbia de matéria orgânica, que ocorre pela ação de determinadas espécies de bactérias. Composto principalmente por metano - CH4 e gás carbônico - CO2, o biogás constitui-se em fonte de energia para aquecimento e iluminação. A recuperação desse gás, gerado em aterros sanitários, suinocultura e outras atividades, constitui uma preocupação em função de seus impactos no meio ambiente, participando de forma expressiva na formação do efeito estufa, acentuando o aquecimento global.

O evento realizado na sede da CETESB, que contou com a participação de especialistas dos Estados Unidos e de representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, entre outros, teve em sua abertura as presenças de Rodrigo Cunha, gerente do Departamento de Desenvolvimento Institucional Estratégico da CETESB, e de Jose Ignacio Gonzalez, presidente do CIFAL Atlanta. O CIFAL – Centro Internacional para Treinamento de Autoridades Governamentais, que tem operações em todos os continentes, através de 12 centros, sendo um brasileiro, com sede em Curitiba, é ligado ao UNITAR, organismo das Nações Unidas que oferece programas de pesquisa e treinamento no mundo inteiro, a funcionários da ONU e dos estados-membros.

João Wagner Alves, gerente da Divisão de Questões Globais da CETESB, que fez uma rápida apresentação sobre experiências que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Paulo, destacou os trabalhos desenvolvidos nos aterros sanitários municipais Bandeirantes e São João, localizados respectivamente nas zonas oeste e leste da capital.

A Prefeitura já por duas oportunidades, no ano passado e em setembro último, teve seus créditos de carbono - obtidos pelos sistemas de controle de emissão de gases de efeito estufa gerados nos dois aterros – vendidos em leilões públicos realizados na Bolsa de Mercadorias e Futuros – BM&F.

Conforme explicou João Wagner, os gases produzidos pela decomposição do lixo urbano nesses aterros são utilizados como matéria-prima para geração de energia elétrica, atualmente cerca de 20 megawatts cada um, suficiente para suprir cinco Shoppings Villa-Lobos. Segundo ele, no primeiro leilão foram vendidos 808.405 t Coe - toneladas de CO equivalente, por 16,2 euros a tonelada, ao banco belga-holandês Fortis Bank. Já no segundo leilão, foram negociados 713.000 t Coe.

Já o eng. Aruntho Savastano Neto, gerente do Setor de Normatização de Ações de Controle da CETESB, que fez uma apresentação sobre o projeto do “Lixo Mínimo”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do qual também é o gerente responsável, ressaltou que o objetivo é eliminar a disposição inadequada de resíduos domiciliares no Estado de SP, extinguindo os lixões a céu aberto, assim como aprimorar a gestão de resíduos domiciliares, com a redução do seu volume e o estímulo à reciclagem.

O Fórum Internacional teve ainda as participações de Silvia Astolpho, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, Jorge Lappa, do Ministério das Cidades, que falaram num primeiro painel, sobre a gestão de resíduos sólidos no país. O segundo painel teve como tema “Introdução aos Projetos de Captação de Biogás e o terceiro painel, “Mecanismo do Desenvolvimento Limpo”.
Maiores informações podem ser obtidas na internet, no endereço www.ambiente.sp.gov.br/biogas
Texto: Mario Senaga
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.