Panorama
 
 
 

POLÍTICA DE IRRIGAÇÃO ESTÁ REGULAMENTADA POR LEI SANCIONADA PELA GOVERNADORA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2008

(12/11/2008) - O Programa Estadual de Irrigação - Pró-Irrigação/RS, que vai possibilitar o investimento de recursos orçamentários do Estado em microaçudes e cisternas em propriedades rurais de pequeno e médio portes, está regulamentado por lei sancionada pela governadora Yeda Crusius nesta quarta-feira (12). A aprovação do projeto do Executivo na Assembléia Legislativa, por unanimidade entre os 44 deputados presentes, ocorreu nessa terça-feira (11), e o sancionamento da lei foi assinado em Rosário do Sul, nesta quarta, durante o lançamento do Programa Estruturante Irrigação é a Solução.

"A partir de Rosário, estamos mostrando uma política de irrigação que irá beneficiar o Estado. Edifícios firmes para o desenvolvimento estão sendo construídos no Rio Grande do Sul", disse a governadora, lembrando que as ações estão sendo desenvolvidas a partir do equilíbrio das finanças do Estado e do orçamento com déficit zero para 2009.

O programa Irrigação é a Solução - lançado com a presença também do secretário extraordinário de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, e do chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, inclui os projetos das barragens Jaguari (abrangendo Lavras do Sul, Rosário do Sul e São Gabriel) e Taquarembó (compreendendo Dom Pedrito, Lavras do Sul e Rosário do Sul). Com obras já em fase final de licitação, as duas barragens serão construídas na bacia hidrográfica do rio Santa Maria. Juntas, vão alcançar uma área de 90 mil hectares.

A Barragem Jaguari terá volume acumulado de 152 milhões de metros cúbicos de água. O investimento, incluindo as obras da barragem e os canais, chegarão a cerca de R$ 90 milhões. Na de Taquarembó, que receberá investimento de aproximadamente R$ 85 milhões, o volume acumulado será de 155 milhões de metros cúbicos de água.

Os dois empreendimentos trarão mais desenvolvimento à região Sul do Estado, com impacto significativo no setor socioeconômico e na preservação ambiental. Possibilitarão o controle das cheias e a melhoria do abastecimento à população dos municípios envolvidos. Entre os principais benefícios para a economia, está também a redução do risco de perdas na lavoura em decorrência de estiagens. "A água é um fluxo que deve ser aproveitado para o meio ambiente e o progresso", disse Porto, salientando que o plano de irrigação é uma iniciativa inovadora deste governo.

Em caminhada na praia de Areias Brancas, considerada a mais bela praia fluvial do Rio Grande do Sul, a governadora molhou os pés e foi presenteada com buquês de flores por autoridades municipais. A prefeitura de Rosário do Sul assinou convênio com a Emater, para capacitação de pequenos e médios agricultores. No ano passado, mais de 16 mil agricultores foram qualificados pelo governo do Estado.
Fonte: Imprensa Palácio Piratini

+ Mais

Santo Augusto inicia processo para licenciamento ambiental local

(12/11/2008) - O município de Santo Augusto está a caminho da gestão ambiental local. Nesta quarta-feira (12), o prefeito Carlos Leodony Andrighetto, acompanhado do consultor ambiental Alexandre Hüller, foi recebido na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em Porto Alegre, pelo Coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS), Niro Afonso Pieper, formalizando o protocolo do processo de Santo Augusto para a qualificação ao licenciamento ambiental das atividades e empreendimentos com impacto local.

A documentação completa inclui o Plano Ambiental do município, que está localizado no noroeste do Estado, Região Celeiro. Conforme Andrighetto, a base econômica de Santo Augusto é a agropecuária, com destaque para a produção de leite e criação de suínos. A Administração Municipal conta com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

“É uma aspiração da comunidade que o próprio município possa licenciar determinadas atividades, porque facilita para o empreendedor, que poderá iniciar o seu negócio com mais rapidez. Além disso, é uma nova receita entrando no município”, declarou o prefeito Andrighetto. Ele ainda afirmou que aumenta a responsabilidade do gestor em cuidar do meio ambiente e fiscalizar o cumprimento das ações legais dentro do município. “Temos técnicos capacitados para nos dar esse suporte”, garantiu o prefeito.

O processo de Santo Augusto será analisado pela Comissão de Municipalização para depois ser encaminhado ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), onde passa por exame em câmaras técnicas, a fim de ser enviado ao plenário para apreciação e votação.
O município de São Miguel das Missões também protocolou hoje o seu processo.

Atualmente, 208 municípios estão qualificados ao licenciamento ambiental das atividades com impacto local no Rio Grande do Sul.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Fórum de Mudanças Climáticas participa de seminário sobre seqüestro de carbono

(10/11/2008) “Seqüestro de Carbono – Perspectivas e Soluções” é tema de seminário promovido pelo Goethe Instituto/Porto Alegre, PUCRS e Associação dos Ex-bolsistas da Alemanha nesta segunda (10) e terça-feira (11). O local é o auditório do Instituto Goethe na Rua 24 de outubro, em Porto Alegre. A Sema estará participando por meio do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC).

Dentro da programação, na sexta-feira (7) ocorreu uma palestra com o Diretor do Instituto de Meio Ambiente da Universidade de Augsburg/Alemanha, Jens Soentgen. A temática foi “Do sopro profético de Apolo ao aniquilador do clima: a história do CO2”.

A abertura do seminário será às 19h de hoje, seguida das palestras sobre o meio ambiente enquanto história humana e mudança global e epistemologia ambiental, respectivamente com Hans Georg Flickinger/ Kassel PUCRS e Geraldo Mario Rohde. Na seqüência, haverá debates com Marcelo Pelizzoli da Universidade Federal de Pernambuco e Betina Blochtein da PUCRS.

Na terça-feira (11), para as 10h está prevista uma visita ao Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono da PUCRS. Às 14h, João Marcelo Ketzer /PUCRS abordará o tema “O que é seqüestro de carbono? Perspectivas e soluções”, seguido de José Wagner Kaehler/UNIDO sobre eficiência energética e de Eduardo Baltar/Enerbio falando sobre o que é e como funciona o mercado de créditos de carbono. Ainda haverá a participação de Jefferson Cardia Simões/UFRGS com o panorama das mudanças climáticas no RS, Ana Maria Cruzat e Flávio Wiegand para falar sobre os paradigmas em debate e o papel do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, além de Orci Paulino Bretanha Teixeira/PUCRS com os aspectos jurídicos do direito ambiental. Também serão mostradas as experiências da BIOEN e da CERTEL, com a participação de Duarte Rattova e Ricardo Jasper.
Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas pelos fones 51.3346.1430 e 2118.7800
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.