Panorama
 
 
 

PROJETO SÃO FRANCISCO É BEM AVALIADO PELO IBAMA, DIZ MINISTÉRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

10/11/2008 - Brasília – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visitou as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, na semana de 27 a 31 de outubro, para estudar o projeto in loco, bem como os trabalhos em campo e as várias ações coordenadas pelo Ministério da Integração Nacional para mitigar os impactos ambientais da atividade. Os técnicos do Ibama responsáveis pelo licenciamento avaliaram positivamente a forma de condução das obras.

A área foi vistoriada por técnicos da Coordenação de Mineração e Obras Civis (Comoc) e das coordenações temáticas da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama. Recentes mudanças promovidas no Ibama delegaram à Comoc a competência para analisar o licenciamento do Projeto São Francisco.

Para a realização das obras do Projeto São Francisco, serão implantados 36 Programas Básicos Ambientais (PBAs), que visam a eliminação, minimização e controle dos impactos ambientais provocados pela implantação e operação do empreendimento. No Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está previsto o total de R$ 226 milhões para o atendimento desses programas.

Por meio desses programas ambientais, o Ministério da Integração Nacional promove ações como reassentamento de populações, monitoramento e conservação da fauna e flora, regularização fundiária, identificação e salvamento de bens arqueológicos, desenvolvimento de comunidades indígenas e quilombolas, entre outros. Serão construídas, no âmbito do Programa de reassentamento, por exemplo, Vilas Produtivas Rurais (VPRs), em locais a serem escolhidos pelas comunidades reassentadas, cujo desenvolvimento contará com amplo apoio do Ministério.

Os técnicos do Ibama observaram os trabalhos de construção dos canais de aproximação e dos reservatórios de Tucutu e Areias, em Pernambuco. Das barragens partirão os eixos Norte e Leste do projeto, cuja finalidade é distribuir 1,4% da vazão firme do rio São Francisco a bacias das áreas que mais sofrem com secas prolongadas. Pontos de interferência do Projeto São Francisco com a Ferrovia Transnordestina e locais onde serão implantadas VPRs também foram visitados.

“Numa visão geral, eu posso afirmar que as atividades estão de acordo com as condicionantes e as propostas dos PBAs. A tendência é ajustar eventuais inconformidades”, avaliou o geólogo Zanoni Ferreira, analista ambiental do Ibama e coordenador da equipe.
+ Mais

Geddel Vieira Lima enviará reforço para combater incêndio na Chapada Diamantina (BA)

11/11/2008 - Brasília - O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, enviará, nesta quarta-feira (12/11), reforço para combater o fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no Estado da Bahia. Os focos de incêndio atingiram 31 municípios da região e o fogo já queimou, desde julho deste ano, aproximadamente 75 mil hectares da mata, o que equivale a quase 50% da área do Parque.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, disponibilizou 30 militares, um avião de reconhecimento, duas vans para transporte de tropas, um caminhão para levar equipamentos e uma caminhoneta, além de abafadores e bombas-costais, que irão apoiar as ações para controlar os incêndios florestais na região e municípios próximos.

Os 30 bombeiros, que integram uma força tarefa do Distrito Federal especializada em incêndios florestais, serão enviados até as 6 horas de amanhã (12/11). Depois do reconhecimento, a ser feito com sobrevôo pelo Parque, será avaliada a necessidade de envio de mais homens.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.