Panorama
 
 
 

VÁRIAS ESPLANADAS DE MADEIRA SÃO ENCONTRADA ENTRE PACAJÁ E PORTEL, NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

Belém (13/11/08) – É estimado em mais de 50 mil metros cúbicos o volume de madeiras encontradas na região do rio Aruanã, que fica entre os municípios de Portel e Pacajá, no estado do Pará. Essa apreensão foi feita no último dia 26, data em que começou a ser cubada (mensurada) pelos fiscais do Ibama, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Batalhão de Polícia Militar de Altamira e Batalhão de Policia Ambiental de Belém.

De acordo com o coordenador da operação Guardiões da Amazônia, com base operativa em Altamira, Marco Antonio Silva, 6,7 mil metros cúbicos de madeira identificados até agora são das essências jatobá, maçaranduba e muiracatiara. “Depois da cubagem, a Sema vai retirar as madeiras do local e dar a destinação adequada”, afirma.

Essas ações são resultado da operação Guardiões da Amazônia em Altamira, que está atuando na região desde o dia 26 de maio, e permanecerá por tempo indeterminado.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA
Fotos: João Paulo Paiva

+ Mais

Você sabe como comprar madeira legal?

São Paulo (13/11/2008) - Uma equipe do Ibama estará hoje na X Fimai – Feira de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade – no Expo Center Norte, em São Paulo, ensinando consumidores e interessados a comprar madeira com origem legal. A atividade, voltada para os grandes centros consumidores de madeira, é um desdobramento da “Campanha Guardiões da Amazônia”, que fiscaliza toda a cadeia produtiva da madeira no país.

Segundo a superintendente do Ibama SP, Analice de Novais Pereira, a decisão do consumidor na hora de comprar madeira é fundamental no combate ao desmatamento. “O estado de SP consome quase um quarto da madeira extraída da Amazônia. Se todo paulista exigir que o comerciante de madeira emita alguns documentos na hora da compra, estará forçando o mercado a atuar na legalidade e, assim, ajudará a diminuir os desmatamentos irregulares”, diz a superintendente.

Para comprar madeira com origem legal o consumidor deve exigir que o lojista apresente o Cadastro Técnico Federal e emita um DOF - Documento de Origem Florestal, além da nota Fiscal. “A nota fiscal é um documento que todo mundo já conhece. Agora é importante que o cidadão na hora da compra peça também para ver o Cadastro Técnico Federal da loja e exija um DOF. É preciso familiarizar todos os consumidores a esses documentos, única forma de garantir que a madeira adquirida não vem de áreas irregulares”, explica Analice Pereira.

Quem visitar o estande do Ibama na Fimai receberá todas as orientações para a compra correta de madeira. Poderá também conversar com os fiscais, retirar material educativo e também assistir a um vídeo das operações da “Campanha Guardiões da Amazônia”.

A X Fimai acontece até amanhã, dia 14 de novembro, das 14h às 21h, no Expo Center Norte, pavilhão azul, na Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo. A entrada é franca, bastando apenas preencher um cadastro no próprio local.

+ Mais

Ibama emite licença para pesquisa sísmica na Bacia do Espírito Santo

Brasília (13/11/08) – O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, emitiu autorização para WestermGeco Serviços de Sísmica realizar Pesquisa Sísmica Marítima na área dos blocos BM-ES-529, 531 e 472 e 3D na área dos Blocos BM-ES-416, 418, 472 e 470, na Bacia do Espírito Santo.

A validade da licença está condicionada ao cumprimento das condicionantes como a proibição de efetuar disparos quando verificada a presença de cetáceos e quelônios a menos de 500 metros do arranjo de canhões de ar. Adotar procedimento de aumento gradativo de pulso sonoro, comunicar imediatamente ao Ibama qualquer vazamento de óleo ou perda de cabo e apresentar, no prazo de 60 dias após o encerramento da aquisição de dados, um relatório ambiental referente à implementação dos projetos ambientais descritos no documento, só para citar algumas.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

BR-116 no estado do Rio de Janeiro tem licença para melhoramentos

Brasília (13/11/08) – O Ibama autorizou o início das obras de adequação e melhoramento da BR-116/RJ, no trecho entre os entroncamentos da BR-040 e BR-393.

A Licença de Instalação prevê várias obras, como alargamento e reforço de viadutos e pontes, construção de viaduto, melhorias de acessos, contenção de encostas, ampliação da capacidade de subida da Serra dos Órgãos, com implantação de Terceira faixa, dentre outras.

A concessionária Rio-Teresópolis deverá atender todas as condicionantes estabelecidas no processo para que a Licença de Instalação tenha validade garantida de quatro anos.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

DNIT recebe Licença de Instalação para alargamento de nove pontes

Brasília (13/11/08) – As Licenças de Instalação emitidas pelo Ibama são referentes ao alargamento de nove pontes de concreto e substituição de duas pontes de madeira por concreto, na BR-319, no trecho implantado que liga Manaus a Porto Velho.

Foram estabelecidas nove condicionantes no processo de licenciamento, dentre elas, o Plano Ambiental de Construção com os sub-itens de capacitação de empregados em questões ambientais e no plano ambiental de construção, com treinamentos sobre procedimentos e ações para execução das obras e mitigação dos impactos ambientais. Prevenção e controle de derramamentos e manuseio de derivados de petróleo, controle de erosão e assoreamento e destinação de resíduos sólidos, além de outras.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Empreendimento de apoio da BR-101 tem licença para operar no Rio Grande do Sul

Brasília (13/11/08) – O Ibama emitiu Licença de Operação para Fábrica de Blocos de Concreto que deverão ser utilizados em obras de contenção do projeto de Modernização e Ampliação da Capacidade Rodoviária a BR-101, no Estado do Rio Grande do Sul.

A Construtora Queiroz Galvão deverá apresentar relatórios semestrais de gestão de resíduos, educação ambiental e comunicação social com os devidos registros das atividades e realizar medição de ruídos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Érica Marques, com e sem a operação da fábrica, encaminhando o relatório ao Ibama 15 dias após o início da operação do empreendimento.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Pavimentação da BR-163: Ibama autoriza instalação do Canteiro de obra

Brasília (12/11/08) – O Presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, emitiu Licença de Instalação para Canteiro de Obra Mojú que servirá como estrutura de apoio para pavimentação da BR-163, localizado entre os municípios de Santarém e Rurópolis, no Pará.

O 8° Batalhão de Engenharia de Construção deverá apresentar ao Ibama anuência da chefia da Floresta Nacional de Tapajós, o cronograma de execução do canteiro, registro no sistema de cadastro de Usuários de Água do Pará, em virtude da instalação de poço d’água, o detalhamento do projeto de implantação dos tanques de combustível e emulsão asfáltica, além de outras condicionantes estabelecidas no processo.
Janete Porto
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.