Panorama
 
 
 

CRESCEM PERSPECTIVAS DE PROGRESSO NAS CONSERVAÇÕES SOBRE O CLIMA EM POZNAN

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

17 Nov 2008 - Histórico: As negociações das Nações Unidas em Poznan, de 1 a 12 de dezembro, são cruciais rumo a um acordo global justo e ambicioso sobre o clima, previsto para o final do ano que vem. O mapa do caminho desenhado em Bali – acordado nas negociações sobre clima do ano passado – determina que os governos concluam as negociações na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em dezembro de 2009, em Copenhagen. Com apenas um ano até lá, o encontro de Poznan abordará a visão compartilhada para ações cooperativas e um texto de propostas concretas para a negociação global sobre o clima – sobre a qual os negociadores trabalharão ao longo do ano. As discussões são uma grande oportunidade para afunilar as opções que já estão em pauta e desenvolver propostas mais promissoras adiante.

Questões-chave: O ponto de partida para Poznan difere muito dos encontros anteriores: há um novo presidente norte-americano eleito, com uma ambiciosa agenda climática; diversas economias emergentes estão em processo sem precedentes de adoção de políticas de corte de emissões; e a vacilante União Européia pode retomar sua antiga liderança nestas questões ao aprovar um revolucionário pacote de leis em dezembro.“Diante do estimulante desenvolvimento político em alguns países, temos razões para esperar um progresso real em Poznan”, disse Kim Carstensen, líder da Iniciativa Global para o Clima, da Rede WWF. “É hora de os dirigentes traduzirem vontade política em um primeiro texto de negociação para o novo tratado global do clima”.

Para a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, as negociações de Poznan serão decisivas na construção de um acordo consistente, ambicioso e justo em Copenhagen, no ano que vem. “É hora de os países desenvolvidos e em desenvolvimento se posicionarem positivamente para, juntos, empreenderem um combate efetivo às emissões de gases de efeito estufa. Disto depende, inclusive, o futuro do já combalido quadro financeiro mundial, não bastasse a ameaça à própria existência da vida tal como ela é”, alertou Denise Hamú.

Ao invés de postergar as ações contra as mudanças climáticas em face do temor de recessão, os ministros de Estado deveriam entrar em acordo sobre medidas fortes para reduzir as emissões e aumentar a eficiência energética, incentivando a indústria e o emprego sustentáveis. “Uma sociedade de baixa emissão de carbono e investimentos em energia limpa são parte da solução tanto para a crise climática quanto para a crise financeira”, disse Kathrin Gutmann, coordenadora de Políticas da Iniciativa Global para o Clima, da Rede WWF. Em Poznan, para prevenir uma catástrofe climática com intensificação de eventos extremos como secas e inundações e furacões, que acentuaria a crise financeira, devem ser assinados acordos que permitam estancar e reduzir as emissões bem antes de 2020.

Enquanto mais e mais países desenvolvidos e em desenvolvimento reconhecem a necessidade urgente de uma ação decisiva contra a ameaça climática, o país anfitrião do encontro, Polônia, tem se comportado como defensor da indústria do carvão mineral, o que rende ao país a reputação de retrógrado no que tange às negociações sobre mudanças climáticas. “A Polônia precisa revisar suas posições retrógradas e tornar-se um anfitrião confiável, antes de mais nada, abandonando sua resistência ao pacote sobre clima e energia da União Européia.

+ Mais

WWF-Brasil lança publicação sobre aves migratórias no Pantanal

17 Nov 2008 - A maioria dos brasileiros conhece ou pelo menos já ouviu falar do tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, muito presente nas planícies alagáveis e lagoas da região. Mas certamente pouca gente já ouviu falar da coscoroba. O tuiuiú e a coscoroba são algumas das espécies que integram a publicação Aves Migratórias no Pantanal lançada pelo WWF-Brasil neste mês de novembro.

Editada pelo WWF-Brasil com o apoio do WWF-Canadá, a publicação apresenta uma lista de espécies, com belas fotos, informações sobre o seu habitat, ocorrência e características. É um guia para quem quer conhecer a riqueza das aves do Pantanal.

A publicação é o resultado de um estudo denominado Distribuição de Aves Limícolas Neárticas e outras Espécies Aquáticas do Pantanal realizado em 1996 pelos pesquisadores brasileiros Paulo Antas e Inês Serrano, em parceira com os canadenses Richard Guy Morrison e R. Ken Ross. Os pesquisadores fizeram um registro das aves encontradas nas salinas, alagados, planícies e planaltos do Pantanal.

Entre as espécies estudadas, está a coscoroba que, embora de nome um pouco estranho, é uma ave bela e graciosa que em muito lembra um cisne. Outros pássaros de nomes curiosos como o trinta-reis-anão, socó-boi, cabeça seca e curicaca também integram o guia.

Em razão da importância do trabalho dos pesquisadores, o WWF-Brasil –instituição que atua com projetos de conservação na região desde 1998 por meio do programa Pantanal para Sempre – decidiu apoiar a sua publicação, tornando-a acessível ao público.

Uma pausa para o descanso

Também conhecido como Reino das Águas – com grandes áreas alagadas durante quase todo o período das chuvas – o Pantanal possui uma rica biodiversidade de animais e plantas, sendo 656 só de espécies de pássaros.

Devido às características ambientais e localização geográfica, o Pantanal está na rota de aves migratórias que encontram na região as condições ideais para viver e se reproduzir. Por isso, é um dos melhores lugares para a observação de pássaros no Brasil.

 
 

Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.