Panorama
 
 
 

GOVERNO QUER INSTITUCIONALIZAR FÓRUM PARANAENSE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Novembro de 2008

O Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais poderá se tornar um órgão permanente para discussões sobre o tema no Estado. O anteprojeto que propõe a institucionalização do Fórum foi encaminhado pelo governador Roberto Requião à Assembléia Legislativa do Paraná na quarta-feira (19).

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, destacou que entre os objetivos do Fórum estão a conscientização e mobilização da sociedade para discussão e tomada de posição sobre o enfrentamento das mudanças climáticas no Estado. “Além disso, fazem parte de seus objetivos a elaboração da política e um plano estadual de mudanças climáticas com ampla participação da população”, completou.

Para ele, a transformação do decreto que instituiu o Fórum em lei é um reflexo de que esta deve ser uma política pública de estado, e não de governo. “Isso é um anseio da sociedade, que está representada no Fórum, no sentido de ver seu Estado se antecipando a eventuais problemas provocados pela mudança do clima”, disse. “É o Paraná na vanguarda da política ambiental, reconhecendo que esta é uma preocupação mundial, mas que cada governo, cada Estado e cada cidadão deve fazer a sua parte”, acrescentou.

FÓRUM - De forma pioneira no Brasil, o governo do Paraná criou em maio de 2005 o Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais para promover ações e elaborar políticas voltadas ao tema com a participação da sociedade civil e do setor privado. Isso antes mesmo da conclusão do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que atribuem principalmente ao homem a responsabilidade sobre as variações do clima.

O Fórum é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e composto por técnicos e especialistas que atuam em diferentes instituições do Estado, além de representantes de organizações não-governamentais (ONGs), iniciativa pública e privada que, atuam na estruturação, coordenação e implementação das atividades do Fórum.

Manyu Chang, secretária-executiva do Fórum e coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria, disse que entre os temas debatidos com a sociedade nas reuniões do fórum estão formas de reduzir a poluição atmosférica; medidas para enfrentar as variações do clima e ações de educação ambiental, entre outros assuntos relacionados ao combate às mudanças climáticas.

As informações reunidas nestas reuniões poderão apontar as causas e tendências das alterações climáticas que vêm acontecendo em diversas localidades, não só do Estado como do mundo, segundo ela. “Identificar a origem do problema e suas possíveis soluções é o primeiro passo para que possamos fazer do clima um parceiro e não um adversário”, concluiu Chang.

+ Mais

Secretário do Meio Ambiente premia participantes da Maratona Ecológica

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues esteve, neste final de semana (16 e 17), no balneário de Praia de Leste, litoral do Paraná, onde agradeceu e entregou medalhas aos participantes da 2a Maratona Ecológica “A Onda Agora é Preservar” - realizada durante a 8ª etapa do Circuito Paranaense ‘Bogan Sumatra Open de Bodyboard’.

Crianças do litoral que integram o Projeto Força Verde Mirim (do Batalhão de Polícia Ambiental), atletas e veranistas ouviram palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente e depois participaram da maratona ecológica. Entre o lixo recolhido nas areias estavam um computador, pares de sapato e muito material cortante.

O secretário Rasca Rodrigues, afirmou que atividades como a maratona ecológica servem para mostrar às crianças que a ajuda deles é fundamental para a mudança do comportamento de moradores e veranistas. “Praia limpa e bonita significa mais turistas e geração de renda. É muito importante que todos abracem a causa do meio ambiente, não permitam a degradação da água do mar, da areia, da restinga e de toda a orla”, salientou Rasca..

Já o presidente da Federação Paranaense de Bodyboard, Stéfano Triska, disse que o envolvimento da comunidade local e dos turistas nas gincanas ecológicas, promovidas durante as competições é cada vez maior.“Durante a temporada vamos reforçar as ações do Programa A Onda Agora é Preservar nas escolinhas de bodyboard promovidas por atletas profissionais como o Sanderson Trevisan, em Matinhos e Pérola de Souza, em Ipanema, além das atividades em outros balneários para multiplicar a educação ambiental”, lembrou Stéfano.

Exemplo - O catarinense de Itapema, Éder Luciano, que reúne os títulos de vice-campeão europeu de Bodyboard, bicampeão paranaense, bicampeão gaúcho e tricampeão catarinense, disse que a Federação e o Governo do Paraná estão dando exemplo, ao promover uma campanha de preservação ambiental durante os campeonatos.

Em média, durante as maratonas ecológicas são coletados 800 quilos de resíduos. Fazem parte do Programa “A Onda Agora é Preservar” o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Copel, Associação de Surf de Guaratuba e Força Verde.

+ Mais

Maratonas ecológicas agitam o final de semana no litoral

O Litoral do Paraná será ‘varrido’ pela onda da preservação, neste final de semana (15 e 16), quando a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar e Força Verde promoverão maratonas ecológicas em parceria com a Federação Paranaense de Bodyboard e a Associação de Surfe de Guaratuba.

No sábado, às 16 horas, balneário de Praia de Leste, município Pontal do Paraná acontece a 2ª edição da maratona ecológica “A Onda Agora é Preservar”. As atividades promovidas em forma de gincana na praia contarão com a participação dos mais de 100 atletas inscritos no campeonato - que como parte do aquecimento farão coleta de lixo na areia - e também dos 40 alunos que integram a primeira turma do Litoral que está sendo formada para integrar o Projeto Força Verde Mirim.

A maratona integra a 8ª etapa do Circuito Paranaense ‘Bogan Sumatra Open de Bodyboard‘ - outra atração para quem estiver no Litoral neste final de semana.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, afirma que as atividades da Maratona Ecológica são uma oportunidade de divulgar a importância das práticas ecológicas para a proteção das praias paranaenses .

“O trabalho que realizamos com as crianças é tanto teórico quanto prático, e a maratona é a parte prática que elas mais se divertem, é onde eles botam a mão na massa”, disse. Ele também ressalta que a intenção é ampliar as atividades da maratona para as outras crianças que estarão no local.

“Estamos pegando pesado na questão ambiental com os atletas, moradores e veranistas. Queremos a praia limpa e preservada para as futuras gerações e com a etapa do Circuito de Bodyboard atingimos um publico ainda maior”, declarou o presidente da Federação Paranaense de Bodyboard, Stéfano Triska.

Uma das atividades que o Maratona Ecológica desenvolve com os participantes é uma disputa para ver quem mais coleta resíduos na praia (não cortantes). Na primeira edição da Maratona, realizada na 6ª etapa do Circuito Paranaense de Bodyboard, também na Praia de Leste, foram coletados mais de 800 quilos de resíduos.

GUARATUBA – No domingo será a vez da Associação dos Surfistas de Guaratuba contribuírem com o meio ambiente, durante o 1º Campeonato Ecológico de Surf, na Praia dos Paraguaios, em Guaratuba. As inscrições para o campeonato estão abertas encerraram nesta sexta-feira (14), entretanto desta vez, a taxa de inscrição não será em dinheiro, mas sim com alimentos não-perecíveis, que serão doados para a creche Recanto Paulo VI.

Além da competição nas águas, haverá uma disputa nas areias da praia, que será aberto ao público em geral e uma gincana para as crianças. Na gincana, quem coletar mais plástico, garrafas e bitucas de cigarro, ganhará camisetas, bonés e bolas, num total de 70 prêmios diferentes.

Márcio Odewagen, presidente da Associação de Surfe de Guaratuba e um dos criadores da competição, explica que o objetivo do campeonato e da gincana é conquistar o público infantil. “O melhor que podemos fazer é educar ecologicamente as crianças, e com certeza, os resultados serão colhidos no futuro”, ponderou.

Os eventos dão continuidade ao Projeto “A Onda Agora é Preservar” – lançado durante a operação verão 2007/2008 e que vem sendo promovido durante todo o ano com apoio da SEMA, IAP, Sanepar e Força Verde.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.