Panorama
 
 
 

ESPÉCIE AMEAÇADA NASCE EM ZÔO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2008

(24/11/2008) - Filha de Nero e Nara, ambos com três anos e oriundos do zoológico de São Carlos, SP, nasce no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, um exemplar fêmea de lobo-guará. Com quatro meses completados no último dia 22, o filhote passa bem, cercado de todos os cuidados e atenções necessárias para uma vida saudável.

Para atender às especificações e exigências do IBAMA, visando a manutenção destes animais em confinamento, o Zôo gaúcho construiu um novo recinto para o casal, que agora compartilha com o pequeno filhote.

O lobo-guará é um animal tímido, solitário, de hábitos crepusculares e noturno. Raramente é visto de dia. Um casal ocupa um território de aproximadamente 50 km e anda junto apenas no período de acasalamento, que ocorre a partir de maio. É o maior canídeo sul-americano. No Rio Grande do Sul, integra a lista estadual das espécies ameaçadas de extinção, na categoria “criticamente em perigo”.

Dados sobre a espécie:
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Espécie: Chrysocyon brachyurus
Comprimento do corpo: 130 cm
Peso: 23 kg
Longevidade: 15 anos
Gestação: 62 a 66 dias
Número de crias: 1 a 4
Alimentação na natureza: onívora
Alimentação no Zôo: frutos, carne, ração
Habitat: florestas, campos, cerrados, pantanal
Distribuição: países da América do Sul
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da FZB/RS

+ Mais

Guarda-parques recebem treinamento

(24/11/2008) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Projeto de Conservação da Mata Atlântica/KfW, realiza curso de capacitação para guarda-parques durante esta semana. A programação iniciou nesta segunda-feira (24) e segue até sábado (29) na sede da Reserva Biológica da Serra Geral, situada em Maquiné.

Para o treinamento, a consultoria do Projeto Mata Atlântica contratou a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Técnicos da Divisão de Unidades de Conservação do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema também são ministrantes do curso.

A capacitação contempla 20 guarda-parques das unidades de conservação estaduais atendidas pelo Projeto Mata Atlântica.

Entre os temas da programação destacam-se a visão panorâmica da questão ambiental, conceitos e noções gerais sobre conservação da natureza, a Mata Atlântica no RS e os desafios à sua conservação, conceitos e princípios da educação ambiental, o trabalho do guarda-parque, prevenção e combate a incêndios florestais, busca, resgate e primeiros socorros, fiscalização e técnicas de patrulhamento.
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Comitesinos busca parceria com o Meio Ambiente

(25/11/2008) A diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellini reuniu-se nesta terça-feira (25) com a direção do comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), com quem analisou a possibilidade de parceria no processo de gestão da bacia, tendo em vista uma aproximação institucional entre as entidades. Participou do encontro o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Paim, que também deverá participar desta parceria.

No próximo dia 11, na reunião ordinária do Comitesinos, será apresentado aos integrantes do Comitê o relatório da Fepam sobre a mortande de peixes ocorrida em outubro de 2006, dando início a aproximação entre as três instituições.

O presidente do Comitesinos, Sílvio Klein considera que “a realidade do rio dos Sinos está se modificando para melhor” devido a diversos fatores, desde ambientais até econômicos. Ele propôs uma flexibilização na Portaria 074/2007 da Fepam, que passou a vigorar após a mortandade de peixes, proibindo novos licenciamentos ambientais nas Bacias dos rios dos Sinos e Gravataí, tendo em vista a elaboração do plano de Bacia, que já está em andamento.

Além disso, as prefeituras dos municípios localizados na bacia já estão investindo em projetos de saneamento na região que estão em fase de licenciamento, enquanto que outras obras entraram na fase de projetos, como o da rede de tratamento de esgoto de Esteio.

Também participaram da reunião a vice-presidente do Comitesinos, Luciana Paulo Gomes, a secretária-executiva,Viviane Nabinger e a representante da Fepam no Comitê, Ilse Dick.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

Fepam participa da maior feira ambiental do planeta em Lyon

(27/11/2008) A diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellini, visitará no período de dois a cinco de dezembro, a 23ª Feira Internacional de Euipamentos, Tecnologias e Serviços de Meio Ambiente – Pollutec, que se realiza em Lyon, na França, a maior feira ambiental do planeta.

A cada ano, Pollutec enfatiza os setores do mercado relacionados ao meio ambiente, com maior potencial. A feira abrange temas como a energia renovável, os riscos naturais, saneamento, águas pluviais e muito mais. A Pollutec é uma grande reunião de muitos países do mundo todo para preservar o meio ambiente, sendo referência mundial para profissionais que atuam na área ambiental.

Neste ano, os destaques da Pollutec são o tratamento de gases contaminantes, ruído, resíduos, desenvolvimento sustentável, água, energias, limpeza, reciclagem, riscos, saúde,entre outros.
Serão 1107 expositores dispostos na Euroexpo Lyon, ocupando mais de 20 mil metros quadrados de superfície. A previsão é de que mais de 35 mil pessoas visitem a feira.

Acompanham a presidente da Fepam na viagem a diretora técnica, engenheira química Maria Elisa Santos Rosa e os técnicos, engenheiro civil Rafael Volquind, chefe da Divisão de Saneamento Ambiental (DISA) e engenheiro agrônomo Juarez Jeffmann, chefe da Divisão Agrossilvipastoril (DASP).
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.