Panorama
 
 
 

IBAMA ENCONTRA 3 MIL METROS CÚBICOS DE MADEIRAS RETIRADAS DE TERRA INDÍGENA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

Belém (27/11/08) – Fiscais do Ibama encontraram, ontem, cerca de 3 mil metros cúbicos de madeira em tora extraídas ilegalmente da Terra Indígena Alto Rio Guamá, da Tribo dos Tembés, no Pará. As madeiras estavam escondidas no meio do mato, próximas a uma serraria que funciona no limite da T.I. O dono da serraria será autuado pelo crime ambiental assim que os fiscais concluírem a cubagem (medição) das madeiras.

Ainda no local, foi apreendida uma pá carregadeira que, apesar de ter sido encontrada fora da T.I., as marcas deixadas no interior da terra, mostram que houve movimentação da máquina na área para extração de madeira, e que só foi retirada pelos responsáveis para evitar o flagrante pela fiscalização.

De acordo com o fiscal do Ibama Givanildo Lima, que participa da Operação Rastro Negro, o proprietário desta serraria é o mesmo de duas outras, localizadas em Paragominas, sudeste paraense, município próximo à T.I, que foram vistoriadas pelos fiscais na última terça-feira, dia 25.

Essas duas outras serrarias também apresentaram irregularidades. Uma delas estava embargada pelo Ibama por irregularidades anteriores, mas, mesmo assim, movimentava, ilegalmente, compra e venda de madeiras por meio de guias florestais fraudulentas. “As guias indicavam carregamentos de 100 metros cúbicos de madeira por caminhão, sendo que isso é impossível, porque sabemos que um caminhão só carrega até 40 metros cúbicos”, explica o fiscal. Mais de 9 mil metros cúbicos de madeira foram movimentadas por esta empresa, cujo responsável foi multado em R$ 2,7 milhões.

A Operação Rastro Negro, iniciada no dia 28 de outubro, em Paragominas, tem o objetivo de combater a produção, transporte e comércio ilegal de carvão vegetal no estado. E agora, está reforçada com a participação de fiscais do Ibama de todo Brasil e de vários escritórios regionais no estado, além de policiais militares, policiais federais, e em breve, com agentes da Força Nacional de Segurança. A PF e PRF apóiam o Ibama na recuperação dos 19 caminhões roubados no domingo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já está em alerta nas estradas estaduais e federais para identificar qualquer movimentação dos 19 caminhões roubados da sede do Ibama em Paragominas, ocorrido no último domingo, dia 23, quando cerca de 3 mil pessoas, motivadas por pessoas interessadas nas madeiras extraídas ilegalmente, depredaram o patrimônio público e tentaram paralisar as atividades do órgão na região.

A Polícia Federal já identificou os responsáveis pela manifestação no último domingo, assim como já repassou ao Ibama os nomes dos proprietários dos caminhões desaparecidos. “Essas pessoas serão autuadas pelo Ibama e ainda terão de responder pelo roubo dos veículos, processo que será conduzido pela própria PF”, afirma Lima.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

+ Mais

Ibama autua e suspende atividades de indústria mecânica sem licença no porto de São Sebastião/SP

São Paulo (27/11/2008) - O Ibama autuou em R$ 100 mil reais e suspendeu as atividades de uma empresa instalada no porto de São Sebastião, litoral norte de SP. A empresa, do ramo da indústria mecânica, produz gigantescos tanques em aço inox para armazenamento de suco de laranja sem licença ambiental ou cadastro técnico federal. Embora vinculada ao grupo Dedini S/A Indústria de Base, de Piracicaba, os responsáveis pela indústria no local não apresentaram sequer o CNPJ. A multa foi aplicada, portanto, à sede da empresa.

A indústria operava a menos de quinhentos metros de habitações e do canal de São Sebastião, uma região sensível e de relevante interesse ambiental e turístico. Como não possui licenciamento ambiental, não há registro oficial de cuidados mínimos com a poluição atmosférica, esgoto e disposição de resíduos sólidos, muitos destes contaminados com produtos químicos. Também ficam sem controle oficial as operações com material radioativo detectadas no empreendimento, podendo causar sérios problemas ao meio ambiente e aos mais de cinqüenta operários expostos a essas atividades.

Há mais de um mês o Ibama notificou a empresa para que apresentasse provas de regularidade ambiental da planta industrial de São Sebastião. Como os documentos apresentados referiam-se outras unidades do grupo e não às do porto, foi lavrado o auto de infração.

As atividades industriais também foram suspensas até a sua regularização. Será apresentada uma comunicação de crime ao Ministério Público Federal e poderá ser investigada a co-responsabilidade de agentes públicos na implantação do empreendimento irregular. O auto de infração está pendente de julgamento e a empresa tem até o dia 8 de dezembro deste ano para apresentar defesa.
Airton De Grande
Ascom Ibama/SP

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.