Panorama
 
 
 

IBAMA, ICMBio E DEA/MMA REÚNEM-SE PARA REARTICULAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

Florianópolis (26/11/2008) - Aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, a primeira reunião do processo de rearticulação dos educadores e das ações educativas do ICMBio e do IBAMA. A reunião contou com a presença da Sra Lúcia Anello, diretora do Departamento de Educação Ambiental – DEA/MMA, do Sr. Paulo Maier de Souza, diretor da Diretoria de Unidades de Conservação de Uso Sustentável – DIUSP/ICMBio, do Sr. Pedro Eymard, chefe de Gabinete do ICMBio, e do Prof. José Silva Quintas, como consultor.

Esta primeira reunião, organizada por iniciativa do ICMBio, e coordenada pela DIUSP, contou com a presença de representantes de educadores ambientais, do ICMBio e do IBAMA de diversas regiões do país, além da sede e Centros Especializados convidados especialmente para esta reunião, em função das experiências e dos processos educativos conduzidos pelos mesmos no âmbito do ICMBio. Os presentes se comprometeram em fazer um levantamento rápido das experiências educativas em andamento em suas regiões.

Estas experiências serão utilizadas no encontro conjunto de educadores do ICMBio e do IBAMA, que será realizado nos dias 15 a 18 de dezembro próximos, em Brasília, com o apoio financeiro e operacional do DEA/MMA, que tem por objetivo reestruturar a educação ambiental na esfera federal.

Os participantes elegeram um grupo de trabalho com quatro servidores do ICMBio, coordenado pela educadora Laci Santin e composto por mais 3 servidores, representando as UCs de proteção integral (Denise Alves, pelo PARNA Tijucas/RJ), as UCs de uso sustentável (Jerônimo Martins – Resex Barreiro das Antas/RO) e a sede (Flávia Rossi). Este grupo de trabalho integrará um GT Interinstitucional que terá como objetivo organizar o Encontro conjunto de educadores IBAMA/ICMBio. Os servidores do IBAMA deverão eleger seus representantes nos próximos dias.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama/SC

+ Mais

Ibama promove campanha integrada sobre defeso da piracema no Piauí

Teresina (26/11/2008) - Entre os dias 21 e 25 de novembro, a Superintendência do Ibama no Piauí, por meio do Núcleo de Educação Ambiental e do setor de Fiscalização, promoveu uma campanha integrada de ações educativas e de fiscalização do período de defeso da piracema.

A ação, que contou com a participação da educadora ambiental Maria Isolda Monte e do fiscal Raimundo Nonato da Silva, aconteceu nos municípios de Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Barras, Esperantina, Joaquim Pires, Luzilândia e União.

A campanha desenvolveu ações educativas junto às comunidades de pescadores localizadas na bacia hidrográfica do rio Parnaíba, visando a preservação das espécies que fazem o fenômeno Piracema e a garantia de renovação dos estoques pesqueiros.

Foram realizadas reuniões com os presidentes das Colônias de pescadores e palestras educativas acompanhadas de discussões acerca da importância de preservação das espécies durante o período de defeso. Durante a campanha foram difundidas, ainda, informações sobre a legislação ambiental relativa à pesca, informações nos meios de comunicação local, além da exibição de um filme educativo.
Ascom Ibama/PI

+ Mais

Ibama/PI discute a dimensão ambiental nos cursos de graduação

Teresina (26/11/2008) – O programa Quintas Ambientais traz ao Ibama/PI a professora Maria de Lourdes Nunes, doutora em Direitos Humanos, discutirá amanhã (27), a partir das 16 horas, a “Dimensão Ambiental nos currículos da Universidade Federal do Piauí”, em palestra aberta ao público no auditório Dr. Nonato Medeiros, na sede da Superintendência do órgão.

Maria de Lourdes Lima, que também é graduada em Biologia e mestre em Educação, falará sobre os esforços empreendidos pela Universidade Federal do Piauí-UFPI para inserir a temática ambiental nos currículos dos cursos de graduação da instituição de ensino.
O programa Quintas Ambientais, criado pela sede do órgão em Brasília, tem a finalidade de abrir um espaço democrático e promover um debate qualificado sobre políticas ambientais, ao tempo em que atualiza os conhecimentos dos servidores e promove a interação do Ibama com a sociedade.

Além de debates, o Quintas Ambientais promove a exibição de filmes, distribuição de folhetos e cartilhas informativas e exposições fotográficas. No Piauí, a execução do programa cabe ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Mais informações: (86) 3233-3369. Ascom Ibama/PI

+ Mais

Ibama promove 3º curso de coordenadores de operações de fiscalização

Brasília (26/11/08) - Do dia 24 a 28 de novembro ocorre em João Pessoa, PB, o 3º Curso de Coordenadores Operacionais do Ibama, com o objetivo de aperfeiçoar os agentes que coordenam operações de fiscalização e atender ao perfil de fiscalização no Nordeste do País.

A turma de alunos é composta por 50 servidores do Ibama, todos são fiscais com perfil de liderança e coordenação. Durante cinco dias, serão ministradas aulas sobre planejamento financeiro e operacional, estratégia e tática, atividade de inteligência, base de busca de informações, constituição de provas, fundamentação técnica dos autos de infração e relacionamento com a mídia.

A Procuradoria Geral Especializada-Proge do Ibama fará uma discussão sobre o uso da força no poder de polícia do Ibama, e também serão ministradas noções de negociação em situações de pressão e crise. Além dos assuntos já mencionados, o Capitão de Mar Guerra Silva, da Marinha do Brasil, fará palestra com o tema “Amazônia Azul: estratégias de utilização e defesa”

O 3º curso de Coordenadores Operacionais é promovido pela Diretoria de Proteção Ambiental por meio do Programa de Formação em Fiscalização Ambiental (Proffa).
Rebeca Silva
Ascom Ibama

+ Mais

Núcleo de Educação Ambiental do Ibama/AM realiza oficina para infratores ambientais

Manaus (26/11/2008) - A Superintendência Estadual do Ibama - Supes no Amazonas através do seu Núcleo de Educação Ambiental – NEA, está realizando a “XV Oficina de Reeducação Ambiental”, nessa edição a oficina é oferecida a 20 pessoas autuadas pelo Ibama por ilícitos ambientais . A oficina tem o objetivo de sensibilizar cidadãos que cometeram infração ambiental e busca levá-los a repensar seus atos e atitudes, a relação entre homem e natureza, para que possam reconstruir suas histórias de vida no contexto ambiental em que vivem.

Nesse sentido, a oficina apresenta e debate os temas ambientais utilizando uma metodologia dialógica, com dinâmicas de reflexão critica dos problemas sócio-ambientais causados por eles. Para tanto o curso faz interface com outros setores do Ibama no Amazonas: Núcleo de Fauna Silvestre – Nufas, Núcleo de Recursos Pesqueiros – NRP e a Divisão Jurídica – Dijur; além de contar com a parceria interinstitucional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manaus- SEMMA e da Vara Especializada de Meio Ambiente e Questões Agrárias do Tribunal de Justiça do Amazonas.

De acordo com as coordenadoras do curso, Maria Eulinda da Silveira e Maria Adelaide Batista, do NEA, os principais ilícitos cometidos pelos infratores que participam da oficina são: poluição sonora, queimadas urbanas e crimes contra a fauna silvestre. As atividades da oficina estão sendo realizadas no auditório da Supes/Ibama/AM, no período de 25 a 29 de novembro, de 18:00 às 21:00h.
Natália Lima
Nufas Ibama/AM

+ Mais

Rondônia terá oficinas de treinamento de Guias de Pesca

Porto Velho (27/11/2008) - Está prevista para a segunda quinzena de março uma oficina para guias de pesca que será ministrada por equipe de técnicos e analistas do Ibama Sede (Brasília), contando com apoio irrestrito desta superintendência.

O guia de pesca é um atrativo a mais para novos e antigos pescadores esportivos, e está sendo organizado por Lucimar Gouvea e Alfredo Macieira estagiários do curso de turismo ambiental das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.

As aulas serão ministradas por um biólogo e um pescador esportivo e cada oficina tem duração de 20 horas aula, podendo atender 30 até participantes. Os quais receberão um kit composto por uma bolsa, uma apostila, um boné, uma camiseta e certificado de participação.

O Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora – PNDPA foi criado em 1997, pelo Ministério do Esporte e do Turismo/EMBRATUR e Ministério do Meio Ambiente/IBAMA e tem o objetivo de transformar a atividade de pesca amadora em instrumento de desenvolvimento econômico, social e de conservação ambiental.

O programa atua no sentido de fortalecer a pesca amadora como atividade importante para o turismo, o comércio e a indústria, e também para a conservação do meio ambiente e da cultura e tradição das populações locais.

O PNDPA conta, também, com a colaboração dos pescadores amadores, das populações ribeirinhas e costeiras, de empresas privadas, universidades, institutos de pesquisa, organizações governamentais e não-governamentais, entre outros parceiros. Este programa deverá tornar-se mais um importante atrativo turístico para quem pretende passar uma temporada de férias em Porto Velho e região.
Valdemir Camilo Tedesco
Ascom Ibama/RO

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.