Panorama
 
 
 

IBAMA/GO REALIZA SOLTURA DE AVES NA NATUREZA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

Goiânia (27/11/2008) - A Coordenação de Fauna e Recursos Pesqueiros da Superintendência do Ibama em Goiás, juntamente com os parceiros do Projeto ASAS GO – Áreas de Soltura de Animais Silvestres: Universidade Federal de Goiás-UFG, a empresa Anglo American (Catalão-GO) e o IPAAC – Instituto de Pesquisas Ambientais e Ações Conservacionistas farão na tarde de amanhã (28) a soltura de 172 aves na Fazenda Cachoeira, município de Aragoiânia-GO.

As 172 aves que serão libertadas são 118 canários-da-terra, seis bigodinhos, seis coleiros-do-brejo, quatro pássaros-pretos, três tico-ticos-rei, 32 curiós, um sanhaço, dois chupins e dois sábiás-laranjeira.

A maior parte dos animais a serem soltos é oriunda das atividades de fiscalização e combate ao tráfico de animais, que geram um grande contingente de fauna apreendida, cujo destino deve ser a liberação no habitat original, após a verificação das condições de adaptação à vida silvestre. No entanto, para que isso ocorra são quatro as fases estabelecidas e utilizadas neste processo de soltura, necessárias ao cumprimento da legislação:

1-Definição das áreas de soltura (estudo de remanescentes florestais e qualidade do ambiente para a determinação das espécies a serem soltas);

2-Avaliação dos animais que podem ser soltos (exames físicos, clínicos e comportamentais realizados por pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Veterinária da UFG);

3-Treinamento de vôo e readaptação à alimentação encontrada na natureza);

4- Monitoramento dos animais pós-soltura (recaptura, e observação visual para verificar as condições dos animais e se estão procriando).

O local desta soltura é uma fazenda cadastrada no Projeto ASAS GO, onde já houve outra liberação de aves com sucesso, tendo resultado positivo com a reprodução dos animais soltos. Caso específico de um casal de tico-tico-rei (Coryphospingus cucullatus) e um casal de azulão (Cyanocompsa brissonii) com um filhote cada.

É importante lembrar que a destinação de animais silvestres não é tão simples e necessita de estudos técnicos aprofundados para conhecermos os efeitos positivos e negativos na natureza, não sendo permitida a soltura de qualquer animal silvestre ou não, sem autorização do IBAMA.

Com parcerias como as já estabelecidas e outras que certamente virão o Ibama-GO espera poder recuperar milhares de animais retirados ilegalmente da natureza.
Mirza Nóbrega

+ Mais

Exposição do Ibama sobre fauna é exibida em escola de Manaus

Manaus (26/11/2008) - Nos dias 27 e 28 de novembro será realizada nas dependências da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza – GM 3, em Manaus, a exposição fotográfica intitulada “Quanto vale uma vida?”, idealizada pelo Ibama. A exposição, de caráter itinerante, já passou pelos municípios de Parintins/AM, Faro/PA, Santarém/PA, Presidente Figueiredo/AM, e esteve também em vários departamentos da Universidade Federal do Amazonas, Superintendência do Ibama AM e em um Shopping Center de Manaus.

Nos locais por onde foi exibida teve boa receptividade, como revelam os comentários registrados nas listas dos visitantes de cada localidade por onde passou. Nessa escola, a exposição será parte da programação do “III Fórum de Biologia”, que prevê visita e participação de mais de 1000 pessoas no evento.

De acordo com o coordenador do fórum, professor Isaac Carneiro, o evento tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pelas questões relacionadas ao Meio Ambiente. Nesse sentido, serão abordadas questões sobre a fauna e também sobre poluição do ar e da água, aquecimento global, solo e flora. Ainda de acordo com o coordenador, a abertura do evento vai contar com a participação do juiz da Vara do Meio Ambiente e de Questões Agrárias do Amazonas, parceira do Ibama em Manaus.

A exposição, que é fruto de parceria entre Ibama, Sociedade Mundial de Proteção Animal - WSPA-Brasil e Associação Amigos do Peixe-Boi, expressa a realidade de animais resgatados, apreendidos ou entregues ao Ibama e as condições de maus tratos por que passam alguns deles. O objetivo da mesma é sensibilizar as pessoas para essa realidade com vistas a uma mudança de postura da sociedade em relação a essa problemática.
Natália Lima
Nufas Ibama/AM

+ Mais

Ibama/AP realiza leilão de veículos

Macapá (26/11/2008) – A Superintendência do Ibama no Amapá promove na próxima quinta-feira, 27 de novembro, a partir das 14 horas, no auditório da autarquia, leilão de bens para alienar quatro veículos pertencentes a sua frota patrimonial, considerados genericamente inservíveis e classificados como ociosos e antieconômicos.

O leilão será processado por leiloeiro oficial e os veículos serão ofertados em lotes, a quem oferecer lance igual ou maior ao valor mínimo da avaliação realizada nos bens, que se encontram à disposição dos interessados para exame.

Os interessados em participar do evento devem procurar a sede do Ibama/AP para adquirir o edital, no horário das 08h30min às 11h e das 14h30min às 17h. Maiores informações podem ser obtidas com o presidente da Comissão de Alienação de Bens Inservíveis, pelos telefones (96) 2101 9000/9010.
Patrícia Sullivan
Ascom Ibama/AP

+ Mais

Fiscalização disponibiliza helicóptero para socorro a vítimas das chuvas em Santa Catarina

Brasília (25/11/2008) – A Coordenação Geral de Fiscalização do Ibama deslocou hoje o helicóptero a serviço da instituição no sul do País para Santa Catarina para auxiliar a Defesa Civil no socorro às vítimas das chuvas no estado. O helicóptero irá ajudar no atendimento de localidades isoladas devido à queda de barreiras nas estradas, entre outras ações.

O coordenador geral de fiscalização do Ibama, Luciano Evaristo, entrou em contato com a Defesa Civil em Santa Catarina e, além da aeronave, colocou à disposição os veículos da Fiscalização do Ibama para os trabalhos de auxílio às pessoas atingidas pelos desastres provocados pela chuva intensa na região.

Segundo Evaristo, “o presidente do Ibama, diante da grave situação causada pelas chuvas em Santa Catarina, autorizou o deslocamento do helicóptero do Ibama para o estado para auxiliar no socorro às vítimas. Orientamos a fiscalização do instituto a dar o apoio necessário à Defesa Civil no transporte de alimentos e donativos para os desabrigados.”
Christian Dietrich
Ascom Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.