Panorama
 
 
 

LULA SE DIZ CONVENCIDO DE QUE BIOCOMBUSTÍVEIS VENCERÃO DEBATE SOBRE ENERGIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

24 de Novembro de 2008 - Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse “convencido” de que o debate internacional sobre matrizes energéticas será vencido pelos biocombustíveis. Depois de participar da 1ª Conferência Internacional de Biocombustíveis, em São Paulo na última semana, ele afirmou que a tecnologia gera empregos, recupera terras, não polui e apresenta maior produtividade.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula destacou um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) comparando automóveis movidos a álcool e a gasolina – ambos da mesma marca, com o mesmo motor e analisados sob as mesmas condições de velocidade e de tempo.

O resultado, segundo ele, é que o carro a gasolina emitiu 8,5 vezes mais gás carbônico. Na mesma comparação mas com caminhões, o Inmetro concluiu que o veículo movido a óleo diesel emitiu 5,3 vezes mais gás carbônico.

“Esse é um debate que não parou ainda, que vai continuar, mas é um debate por meio do qual queremos convencer as pessoas”, disse Lula.

O presidente lembrou que o Brasil já construiu uma sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Acra, capital de Gana, e que o objetivo é realizar um estudo em todo o território africano de savanas. De acordo com ele, há planos para que o mesmo seja feito em países da América Central.

“Sobretudo para os Estados Unidos, que são grande consumidor de etanol, seria muito melhor que comprassem o etanol dos países da América Central e do Caribe, porque ajudaria a desenvolver esses países, geraria emprego, geraria renda e ajudaria as pessoas a viver um pouco melhor".

+ Mais

Com o tempo o mundo vai "se curvar" aos biocombustíveis, afirma Lula

24 de Novembro de 2008 - Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Ao fazer um balanço da 1ª Conferência Internacional de Biocombustíveis, realizada em São Paulo na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (24) que o mundo irá “se curvar” ao biocombustível e que isso seria apenas uma questão de tempo. Para ele, o encontro teve “êxito total e extraordinário” com a participação de cerca de 100 delegações, quase a metade representada por ministros.

Segundo Lula, há uma “quase unanimidade” de que o mundo precisa apostar em uma nova matriz energética. “Sabemos que o mundo precisa produzir mais biocombustível, que é preciso diminuir a emissão de gases de efeito estufa e que, para isso, não podemos usar a mesma quantidade de petróleo que estamos utilizando”, disse, no programa semanal Café com o Presidente.

Lula lembrou ainda que, em dezembro deste ano, o país comemora a produção de 7 milhões de automóveis flex fuel (veículos capazes de funcionar tanto com álcool quanto com gasolina), tecnologia, segundo ele, “aprovada e comprovada” de que os mesmos motores, mesmo utilizando álcool, têm bom rendimento.

“Além disso, já estamos trabalhando a produção de etanol de segunda geração, o que é uma coisa mais importante, porque vamos poder produzir etanol de cavaco de madeira e de bagaço de cana. Temos que fazer um debate internacional. Não é uma coisa fácil as pessoas mudarem, mas acho que o Brasil, com esse seminário, saiu na frente.”

Sobre uma possível relação entre a alta nos preços dos alimentos e a produção de biocombustíveis, Lula afirmou que, muitas vezes, as pessoas tinham como objetivo criticar o etanol produzido de milho nos Estados Unidos e que então “generalizavam” tudo, criando uma “grande confusão”.

“Acho que as pessoas se convenceram de que o Brasil e o mundo têm terra, água e sol para produzir biocombustível e para produzir alimento. Na verdade, o que não se disse na época é que o aumento dos alimentos acontecia porque havia uma especulação no mercado futuro de alimentos e a gente estava pagando o preço da especulação e não o preço real.”

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.