Panorama
 
 
 

MINC PEDE APOIO À FORÇA DE SEGURANÇA NACIONAL PARA INTERVIR EM PARAGOMINAS (PA)

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

24/11/2008 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, solicitou ao ministro da Justiça, Tarso Genro, apoio da Força Nacional de Segurança para intervir em Paragominas (PA), onde manifestantes realizaram, hoje (24) pela manhã, uma manifestação contra fiscais do Ibama. Os fiscais haviam apreendido no município cerca de 400 metros cúbicos de madeira, carregados em 14 caminhões. Minc anunciou que o MMA não vai recuar na investida que vem fazendo contra os crimes ambientais Pelo contrário, vamos intensificar as ações e punir os responsáveis. Não vamos nos intimidar , garantiu o ministro.

A manifestação feita por cerca de 3 mil pessoas contra fiscais do Ibama, iniciada às 19h da noite de ontem, é a resposta dos desmatadores à Operação Rastro Negro, que apreendeu no município cerca de 400 metros cúbicos de madeira carregados em 14 caminhões, na madrugada de domingo, dia 23. Há indícios de que essas madeiras tenham vindo de uma reserva indígena, por conta da essência de maçaranduba, que só é encontrada na reserva indígena próxima à estrada da Caipe, onde os infratores foram flagrados.

De acordo com o fiscal do Ibama Marco Antonio Vidal, os manifestantes atearam fogo na garagem do escritório do Ibama, onde estavam quatro veículos do órgão, duas L-200, um fiat e um fusca, além de depredarem o prédio, roubarem os caminhões com as toras e conduzir tratores, pás carregadeiras e caminhões até o hotel para intimidar os fiscais. "Eles depredaram os móveis, equipamentos do escritório e queimaram os processos que estavam lá. Ainda tentaram invadir o hotel onde estamos hospedados, arrancando o portão de entrada com o trator e ateando fogo na entrada, mas foram impedidos de continuar, por causa das bombas de gás lacrimogêneo que foram lançadas pela Polícia Militar", conta Vidal.

Segundo o coordenador geral de fiscalização do Ibama, Luciano Evaristo, em resposta aos atentados, "iremos intensificar as fiscalizações para coibir o desmatamento e o roubo de madeira das terras indígenas da região, aumentando a presença do Estado na área. Já fizemos o pedido à Polícia Federal, que está em Altamira com a operação Arco de Fogo, junto com a Força Nacional de Segurança, para se deslocarem para o local".

A Operação Rastro Negro, que deu origem a essa série de acontecimentos, está sendo realizada em Paragominas desde o dia 28 de outubro com o objetivo de combater a produção, transporte e comércio ilegal de carvão vegetal no estado. Até o momento, a equipe destruiu mais de 200 fornos de carvão ilegais, apreendeu 120 metros cúbicos de carvão vegetal, e aplicou multas que somam mais de 2 milhões.

+ Mais

Minc vai a Paragominas acompanhar de perto operação contra impunidade ambiental

27/11/2008 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve nesta quinta-feira (27) em Paragominas, no Pará, com agentes do Ibama, da Polícia Federal e da Polícia Militar, onde fechou duas serrarias ilegais e apreendeu 10 mil metros cúbicos de madeira, avaliados em R$ 8 milhões. Os donos das madeireiras, Malcon Abner Negreiros e seu pai Norberto Abner Negreiros, foram filmados durante manifestação no último domingo,comprando combustível e ateando fogo à sede do Ibama. Os dois tiveram prisão decretada e estão foragidos.

Segundo o ministro, a operação marca a presença do Estado, dando um basta à impunidade na região. O material apreendido será leiloado e o dinheiro arrecadado aplicado em ações de preservação ambiental e geração de empregos sustentáveis na região. Um dos projetos prevê a construção de uma escola municipal, que dará trabalho às pessoas demitidas com o fechamento das madeireiras.

Minc chefiou o embargo oficial da madeireira de Norberto Abner Negreiros, pai de Malcon Abner, em área de propriedade da família a 100 km em Paragominas. Nas terras da família Negreiros fica a serraria utilizada para beneficiamento das toras, entre elas algumas extraídas de espécies protegidas como a maçaranduba. A fazenda fica a cerca de 7 km do limite da reserva indígena Alto Guamá, onde, segundo fiscais do Ibama, Norberto empregava pessoas da tribo como mão-de-obra para a derrubada das árvores e comercialização da madeira. Foram apreendidas no local 7,9 mil metros cúbicos de madeira. "Esses atos não ficarão impunes. Isso tudo está embargado e os criminosos ambientais serão punidos", afirmou o ministro.

O ministro Carlos Minc participou, ainda, de solenidade de assinatura de acordo entre o Ibama, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a prefeitura de Paragominas para incentivar a geração de empregos e promover ações sustentáveis na região. O primeiro resultado do acordo saiu na tarde desta quinta-feira. A pedido de Minc, o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, cassou o alvará municipal de funcionamento das duas madeireiras que exploravam e comercializavam madeira ilegal.

O município de Paragominas tem cerca de 100 mil habitantes, com grande presença de madeireiros na sua atividade econômica. Tinha cerca de 35% de madeireiras na atividade e 25% de carvoarias. Mas depois da operação Arco de Fogo, da Polícia Federal com apoio de agentes do Ibama, deflagrada em fevereiro, a direção do sindicato do setor florestal de Paragominas calcula que tenha havido uma queda de 50% das atividades ligadas ao corte de madeira da Floresta Amazônia. Por isso cresce a importância da promoção de atividades de desenvolvimento sustentável na região.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.