Panorama
 
 
 

EXPEDIÇÃO RELEMBRA TRAJETO DE DARWIN NO RIO DE JANEIRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2008

Evolução - 04/12/2008 - 15:45
Randal Keynes, tataraneto de Charles Darwin, participou dos quatro dias de viagem e enalteceu importância educacional do projeto
A expedição é parte das comemorações da Teoria da Evolução das Espécies por meio da Seleção Natural
A expedição Caminhos de Darwin, que por quatro dias percorreu o mesmo trajeto que o naturalista fez quando esteve no Rio de Janeiro, em 1832, levou informações sobre o pesquisador inglês e sua Teoria da Evolução natural das espécies a mais de três mil pessoas. O grupo saiu do Jardim Botânico e visitou Maricá (Fazenda Itaocaia), Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio (Fazenda Campos Novos), Casimiro de Abreu (Barra de São João), Macaé, Conceição de Macabu (Fazenda Sossego), Rio Bonito, Itaboraí e encerrou sua jornada em Niterói, no sábado (29/10).

O saldo analisa Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Difusão e Popularização do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e um dos coordenadores da expedição, foi muito positivo. "Tivemos uma grande participação das escolas de cada uma das cidades visitadas, com os alunos apresentando trabalhos sobre o tema. A cada cidade tínhamos cerca de 350 pessoas participando. No total, atingimos diretamente mais de três mil pessoas".

O tataraneto de Charles Darwin, Randal Keynes, que fez parte do grupo de cerca de 50 pessoas, enalteceu a importância do evento para o fortalecimento da Educação. "O legado de Darwin e ações como esta expedição facilitarão o envolvimento dos alunos com o estudo de ciências. O Brasil contribuiu muito para a Teoria da Evolução e isso precisa ser conhecido e divulgado. Espero que nos outros países por onde Darwin passou aconteçam ações semelhantes", diz.

Fátima Brito, da Casa da Ciência, uma das organizadoras da expedição, conta que o objetivo agora é dar continuidade ao projeto, realizando outras visitas às cidades e realizar concursos para fomentar projetos escolares sobre o tema Evolução.

A expedição é parte das comemorações da Teoria da Evolução das Espécies por meio da Seleção Natural, desenvolvida pelo naturalista britânico Charles Darwin e, independentemente, por Alfred Wallace, que completou 150 anos este ano. Em 2009, serão celebrados os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos de seu livro clássico A Origem das Espécies.
Assessoria de Comunicação do MCT

+ Mais

Pesquisadores do Brasil e Japão visitam Usina de Biodiesel de Caetés (PE)

Energias Renováveis - 04/12/2008 - 17:16
Pesquisadores do Brasil e do Japão visitam, na próxima terça-feira (9), as instalações da Usina Experimental de Produção de Biodiesel de Caetés (PE), na região agreste meridional de Pernambuco, a 250 Km do Recife. A visita integra a programação do "Simpósio Brasil-Japão: Energia, Meio Ambiente e Materiais Avançados", que acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A usina de Caetés é gerida pelo Centro de Tecnologias Estratégias do Nordeste (Cetene/MCT) e foi projetada para produzir até 2 mil litros/dia de biocombustível. A estrutura da usina contempla uma área de processamento químico de matéria-prima, quatro depósitos de 20 mil litros cada, sendo dois para a matéria-prima e dois para o biodiesel, laboratório e área administrativa.

O simpósio é parte integrante das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e da Semana Japonesa na UFPE. Esse é o primeiro encontro do gênero na região Nordeste.

A intenção dos organizadores é abrir novos canais de cooperação internacional de interesse estratégico entre instituições japonesas e brasileiras, visando o desenvolvimento sustentável. Tem o objetivo também de estreitar o intercâmbio Brasil-Japão nas áreas de ciência e tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos e novas tecnologias aliadas ao intercâmbio da pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível.

O evento contará com a participação de pesquisadores da UFPE, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) e do Cefet/PE. Participam, também, os professores japoneses Kazumasa Sugiyama e Kozo Shinoda, especialistas em materiais avançados e estudos ambientais, respectivamente, e representantes de empresas públicas e privadas e de centros e institutos de pesquisa.

A organização é da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Consulado Geral do Japão no Recife, Comissão para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil/Recife e Associação Cultural Brasil Japão. O Simpósio Brasil-Japão tem o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) entre outras instituições.
Fabiana Galvão - Assessoria de Comunicação do MCT

+ Mais

Projeto Circuito da Ciência do Inpa chega a nona edição

Educação Ambiental - 28/11/2008 - 18:10
O Projeto Circuito da Ciência, desenvolvido pela Coordenação de Extensão (COXT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) em parceria com a prefeitura de Manaus (AM), por intermédio das secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), de Educação (Semed) e de Saúde (Semed), promove no domingo (30), das 8h30 às 12h30, no Bosque da Ciência, sua 9ª edição.

A programação será especial para 350 participantes, entre os quais, estudantes e comunitários dos bairros Jorge Teixeira (Zona Leste), Campos Sales (Zona Norte), escolas municipais Professora Aribaldina de Lima Brito do bairro Val Paraíso e Aristófanes Bezerra de Castro do bairro Aliança com Deus. Os visitantes poderão participar de trilhas e apresentações teatrais. Também serão realizadas oficinas educativas sobre os cuidados para prevenir à propagação da leishmaniose, doença de chagas, malária e dengue.

As oficinas também abordarão temas como peso ideal e alimentação saudável. Os alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) darão palestras sobre higiene bucal. Os participantes também aprenderão sobre a migração dos grandes bagres da Amazônia, por meio do projeto Pirada.

O Projeto Circuito da Ciência é hoje uma das mais importantes ações de sensibilização ambiental para a população de Manaus. Ele surgiu sob a ótica de reforçar os próprios objetivos aferidos à criação do Bosque da Ciência e do Jardim Botânico da cidade, que são a sensibilização ambiental, a interação entre as comunidades e os parques, além da inclusão social no processo de socialização da ciência, por meio da divulgação dos conhecimentos gerados pelo Inpa.

As ações do projeto atingem diretamente crianças, idosos e adolescentes de escolas e comunidades da capital, que em geral, não visitam o Bosque e o Jardim Botânico e desconhecem a importância dos locais para o acesso ao lazer, à cultura e ao entretenimento.
Rosilene Corrêa - Assessoria de Comunicação do Inpa

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.