Panorama
 
 
 

FÓRUM GAÚCHO DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA É EXEMPLO NACIONAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Dezembro de 2008

(01/12/2008) - O Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa (FGPmaisL), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), é convidada especial do Seminário Estadual de Produção e Consumo Sustentável do Estado do Espírito Santo. O evento acontece nesta terça-feira (2), na Assembléia Legislativa capixaba e tem o objetivo de dar os primeiros passos para a formação do Fórum Estadual de Produção e Consumo Sustentável do Espírito Santo.

O Rio Grande do Sul foi apontado pelo Ministério do Meio Ambiente como referência nacional no desempenho da temática em questão e a secretária executivo do FGPmaisL, Ana Maria Cruzat, que também é assessora técnica da Sema, participará do Seminário para falar sobre as experiências e os desafios do órgão gaúcho criado em 2006.

Também serão palestrantes a representante do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL)/SENAI-RS, Joseane Machado de Oliveira; os representantes do Ministério do Meio Ambiente Fernanda Daltro, que falará sobre consumo sustentável, e José Alfredo Araújo apresentando a Rede Brasileira de Fóruns de Produção e Consumo Sustentável.

Conforme Ana Cruzat, o evento no Espírito Santo atende a uma seqüência de planejamento do MMA para a melhoria do ambiente global e das práticas de produção e consumo sustentáveis, por meio da implantação estratégica de instâncias estaduais formadas por instituições que trabalham com ações voltadas ao tema.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Meio ambiente capacita guarda-parques

(02/12/2008) - Dentro do planejamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) no que se refere a diversas ações de capacitação dos servidores, durante a última semana ocorreu um curso para os guarda-parques nomeados no segundo semestre deste ano.

A atividade, com conteúdos teórico e prático, foi realizada na sede da Reserva Biológica da Serra Geral, em Maquiné e reuniu 25 participantes. A iniciativa foi da gestora da Estação Ecológica Estadual de Aratinga, Paola Prates Stumpf, com o aval da Secretaria do Meio Ambiente.

O treinamento foi ministrado por instrutores da Fundação O Boticário de Conservação da Natureza e por técnicos da Divisão de Unidades de Conservação do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema.

Em seis dias de curso, os guarda-parques estudaram conceitos e noções gerais de conservação da natureza e de educação ambiental, foram instruídos sobre a situação do bioma Mata Atlântica no RS e os desafios à sua conservação e foram capacitados para prevenção e combate a incêndios florestais, busca, resgate e primeiros socorros, fiscalização e técnicas de patrulhamento.

Conforme o Secretário do Meio Ambiente interino, Francisco Simões Pires, outras capacitações previstas são para licenciamento ambiental, utilização de equipamentos como GPS (Sistema de Posicionamento Global) e manipulação do sistema de informações de geoprocessamento.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Secretaria do Meio Ambiente vai qualificar servidores

(02/12/2008) - A Secretaria do Meio Ambiente e a Fundação Desenvolvimento em Recursos Humanos (FDRH) assinam protocolo de intenções em dezembro, instituindo equipe de trabalho para formalizar projeto na área de gestão ambiental no âmbito da Escola de Governo, instituída pela governadora Yeda Crusius.

Para o secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires, trata-se de um projeto delineado em 2007, tendo em vista a qualificação profissional de todos os servidores da Secretaria.

O diretor-presidente da FDRH, Sabino Porto Júnior disse que a Escola de Governo ainda depende de projeto de lei a ser enviado ao Legislativo, o que deverá ocorrer em breve. No entanto, ele considerou que poderá ser instituída a Gerência de Gestão Ambiental, aproveitando-se cursos já existentes, complementando-os com matérias específicas dentro das demandas da Sema.

Na assintura do Protocolo de Intenções serão designados dois servidores, um da Secretaria do Meio Ambiente e outro da FDRH para elaborar o projeto, com os cursos devendo iniciar-se a partir de março de 2009.

Também participaram da reunião no gabinete da Secretaria do Meio Ambiente a diretora técnica da FDRH, Tatiana Oliveira Saldanha e a chefe da Área de Qualificação, Denise Ramos.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.