Panorama
 
 
 

IBAMA DOA BENS APREENDIDOS A VÍTIMAS DAS CHUVAS EM SC

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2008

Brasília (02/10/2008) - O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, assinou hoje portaria autorizando a doação de madeira ilegal e outros bens apreendidos pela Superintendência Estadual em Santa Catarina para os 12 municípios em situação de calamidade pública. As demais superintendências e gerências executivas do Ibama também estão autorizadas a prestar auxílio à Santa Catarina, castigada pelas fortes chuvas.

A destinação dos bens será feita prioritariamente a entidades públicas de caráter científico, cultural, educacional, hospitalar, penal e militar, bem como outras entidades com fins beneficentes. A portaria do presidente prevê também o emprego de bens doados pelo Ibama em serviços de recuperação da infra-estrutura e ações beneficientes que visem projetos habitacionais para alocar os desabrigados. As doações serão formalizadas mediante assinatura de acordos com os municípios atingidos.

Diante da grave situação causada pelas chuvas em Santa Catarina, Messias Franco já havia determinado, na semana passada, o deslocamento de barco e de um helicóptero a serviço do Ibama no sul do país para o estado catarinense a fim de auxiliar a Defesa Civil no socorro às vítimas. O helicóptero atenderia áreas isoladas devido à queda de barreiras, entre outras ações. O barco foi enviado diretamente a Itajaí. Fiscais e três carros da fiscalização do Ibama também foram colocados à disposição da Defesa Civil para ajudar no transporte de alimentos e donativos aos desabrigados.

Messias Franco determinou também, por meio da portaria, prioridade para análise dos pedidos de licenciamento ambiental federal relativos a projetos de recuperação de empreendimentos e atividades de infra-estrutura decorrentes dos danos causados pelas chuvas. A portaria ainda suspende os prazos processuais de autos de infração aplicados nos municípios Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Itajaí, Itapoá, Luis Alves, Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio, declarados em estado de calamidade pública por 180 dias pelo Governo de Santa Catarina.

Os servidores e a Associação dos Servidores do Ibama- Asibama também estão solidários às vítimas das enchentes em Santa Catarina e iniciaram campanhas de arrecadação de roupa, calçado, colchão, roupa de cama, alimento não perecível, medicamentos, água, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Todo o material recolhido será entregue à Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para posterior remessa ao estado.

Para ajudar especialmente os servidores e aposentados do Ibama e do ICMBio que perderam tudo com as inundações em Santa Catarina, a Asibama-SC também iniciou uma campanha para doação em dinheiro. A idéia é formar um fundo para comprar móveis, eletrodomésticos e outros bens para os funcionários dos dois institutos. Quem puder colaborar pode fazer depósito de qualquer valor na conta corrente 6000-3, na agência 4236-6, do Banco do Brasil.
Sandra Sato
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama/RO doa alimentos em solidariedade aos desabrigados de Santa Catarina

Porto Velho (1º/12/2008) - Os servidores do Ibama de Porto Velho reúnem alimentos não perecíveis e vestuários, objetivando doá-los aos atingidos pelas enchentes que assolaram parte da região litorânea de Santa Catarina.

Os donativos serão encaminhados a Eucatur que se encarregará de levá-los até os destinatários. Vale ressaltar que além dos funcionários do Ibama, alguns usuários que vão até a instituição, sensibilizados pela tragédia, entregam ali, os seus donativos.

A iniciativa para a coleta de alimentos foi da servidora Mônica Aparecida Lucas do setor de arrecadação, no entanto, ela conta com a participação de todos os servidores, tendo apoio irrestrito do superintendente César Luis da Silva Guimarães.
Valdemir Tedesco
Ascom Ibama/RO

+ Mais

Ibama e UFPI assinam termo de doação de veículos

Teresina (1º/12/2008) - A Superintendência do Ibama no Piauí doará para a Universidade Federal do Piauí – UFPI uma lancha e uma caminhonete Hilux. Os veículos serão destinados ao curso de Engenharia de Pesca do Campus da Universidade no município de Parnaíba.

O termo de doação foi assinado na tarde da última quinta-feira (27) pelo superintendente do Ibama, Romildo Mafra, e pelo reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior, no auditório Dr. Nonato Medeiros, na sede do instituto. Os dirigentes aproveitaram o encontro para discutir possíveis convênios de interesse dos dois órgãos.

De acordo com o reitor Luiz Júnior, a UFPI tem interesse em assinar um convênio para a realização de ensino, pesquisa e extensão na estação ecológica de Uruçuí-una.

Acompanhado do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Saulo Brandão, o reitor participou da palestra “A dimensão ambiental nos currículos da UFPI: reflexões sobre a relação teoria e a prática”, proferida pela professora Maria de Lourdes Nunes como parte do programa Quintas Ambientais, que tem a finalidade de abrir um espaço democrático e promover um debate qualificado sobre políticas ambientais.
Ascom Ibama/PI

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.