Panorama
 
 
 

CAVERNAS CALCARIAS SÃO VISTORIADAS PELO IBAMA EM NOVA FRIBURGO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2008

Nova Friburgo (05/12/2008) - O Escritório Regional do Ibama de Nova Friburgo (RJ) interditou mais três cavernas calcárias no interior do Estado do Rio de Janeiro. Nessa operação, o Ibama interditou a caverna Pirazo, Ponte da Jararaca e Novo Tempo, nos municípios de Cambuci, Trajano de Morais e Cantagalo. Iniciada no dia 03 de Junho de 2008, a ação fiscalizatória tem o objetivo de impedir as visitações indiscriminadas, que vinha causando pichações, depredações e demais atos de vandalismo. Pelos cálculos do Ibama, há aproximadamente, mais três cavernas calcárias na região, a serem interditadas.

“Estamos protegendo o maior patrimônio espeleológico de características cárticas (rochas calcárias) existente no Estado do Rio de Janeiro.” Afirma Mauro Zurita, chefe do Ibama Nova Friburgo, que complementa a afirmação, dizendo que esse trabalho realizado pelo Ibama, é a primeira etapa de um projeto maior que será a criação de uma Unidade de Conservação Federal na região, que abriga várias cavernas calcárias ainda não descobertas.

A região serrana fluminense possui cavernas calcárias que corta o interior da região, com a importante presença de varias formações cársticas e cavernas com significativos espeloetemas. As últimas interdições são encaminhadas para o centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (CECAV) do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, para que se programem novas vistorias na região.

As cavernas Pedra Santa e Novo Tempo já foram superficialmente vistoriadas pelo CECAV e Ibama, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Espelologia (SBE) e o Departamento de Recursos Minerais (DRM), onde os seus relatórios confirmam a especial importância, inclusive a região onde elas se encontram.
Rebeca Silva
Ascom/Ibama
Foto: Esreg Nova Friburgo

+ Mais

Ibama doa 1.300 toneladas de Calcário para Emater em Rondônia

Porto Velho (09/12/2008) - O Ibama/RO doou 1.300 toneladas de calcário dolomítico que foi apreendido da Empresa de Mineração Aripuanã LTDA – EMAL para a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater, que dará a destinação final ao produto, beneficiando 50 mil famílias que sobrevivem da agricultura familiar, tendo em vista que o solo da região amazônica apresenta alta acidez.

A empresa vinha explorando calcário próximo à maior cavidade subterrânea do estado de Rondônia, a Gruta da Cuíca, na cidade de Pimenta Bueno sem apresentação dos devidos Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impactos no Meio Ambiente - EIA/RIMA, dentre os quais destaca-se a necessidade de realizar um levantamento espeleológico.

A ilegalidade ocorreu desrespeitando o decreto n° 99.556/90 que dispõe sobre cavidades naturais do patrimônio espeleológico nacional. A mina exercia suas atividades a apenas 100 metros da entrada da caverna, onde se reproduz uma espécie rara de morcegos e há uma diversidade faunística de relevância regional, inclusive para a manutenção de espécies endêmicas, além de um aqüífero cárstico importante para o regime hídrico local.

A atividade mineradora suprimiu parte da cavidade, em torno de 20 metros, do conduto principal da gruta, além de cavernas menores que foram totalmente destruídas. A empresa foi embargada e multada em R$ 500 mil em março desse ano, quando houve a apreensão do calcário, mas ainda tem direito a recurso.

Vale ressaltar que as doações feitas pelo Ibama objetivam apenas dar destinação final aos produtos apreendidos diante de alguma ilegalidade, sendo sua função legal proteger o meio ambiente, e, dentre eles os patrimônios naturais.
Valdemir Tedesco
Ascom Ibama/RO

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.