Panorama
 
 
 

AÇÃO CONJUNTA FECHA SERRARIAS E CARVOARIAS
EM ASSENTAMENTO NO MT

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2008

Sinop (12/12/08) – Uma ação conjunta entre Ibama, PF, e Força Nacional de Segurança paralisou e lacrou, no início da semana, oito serrarias e uma carvoaria irregulares em um assentamento denominado Boa Esperança I, II e III, município de Nova Ubiratã, acerca de 20 quilômetros da divisa do Parque Indígena do Xingu. Das oito serrarias, seis delas são clandestinas. Uma delas, de onde os responsáveis se evadiram, foi totalmente desmontada.

Duas serrarias tinham licenciamento do órgão estadual, contudo, ainda não detinham toda documentação necessária e também foram interditadas. Foram ainda apreendidas no local três carretas carregadas com madeira em toras, lascas e madeira serrada, além de um trator, um gerador a diesel, dois motores elétricos e duas motosserras.

As multas por funcionar sem licença, ter em depósito madeira sem origem comprovada, transportar irregularmente e demais infrações flagradas no assentamento somam R$ 210.568,42. No total, foram retidas no assentamento 1.263,7 m3 de madeira. Foram apreendidos e depositados nas serrarias com licenciamento um total de 571,813 m3 de madeira em toras e 59,057 m3 de madeira serrada.

Ainda foram encontrados, em uma mata próxima ao núcleo urbano do assentamento, 691,889 m3 de madeira em toras extraídas sem autorização nas essências itaúba, champanhe, garapeira e cambará. As madeiras foram doadas à Prefeitura do município de Nova Ubiratã e serão utilizadas em obras para fins educacionais e de saúde. A prefeitura no momento já efetua a retirada do material doado.
Kezia Macedo
Ascom Fiscalização Ibama
Fonte: Gerex Sinop

+ Mais

Supes/MS finaliza operações de auditoria ao mercado carvoeiro

Mato Grosso do Sul (12/12/2008) A Superintendência do Mato Grosso do Sul finalizou as operações de auditoria ao mercado carvoeiro-siderúrgico no Estado. Complementando as ações de campo da Operação Rastro Negro, ocorrida ao longo de todo ano, a auditoria realizou cruzamento de dados utilizando
os Sistemas DOF e SICAFI a fim de detectar ilícitos cometidos por empresas envolvidas no
mercado de carvão no MS.

Coordenada pelo ESREG Corumbá/MS e com apoio da COIN/CGFIS, a operação auditou 198 empresas, resultando em 67 Autos de Infração num total de R$ 1.150.700,00 em multas. Apesar de finalizada, as atividades desta operação deverão ser perpetuadas e as ações de auditoria expandidas para a fiscalização de empresas dos demais setores cadastrados junto ao CTF/IBAMA.
Ricardo Pinheiro Lima
IBAMA/MS

+ Mais

Brigada de incêndio recebe troféu em Rondônia

Porto Velho (09/12/2008) - O PREVFOGO de Rondônia conta com seis Brigadas em Unidades de Conservação, além de seis Brigadas Municipais em atividade em: União Bandeirante, Buritis, Nova Mamoré, Machadinho e Cujubim em Rondônia e no Estado do Amazonas a Brigada de Apui.

As Brigadas Municipais tem se destacado pela apresentação de palestras junto às escolas e associações de produtores rurais, somente no mês de novembro foram ministradas 166 palestras, todas direcionadas ao uso correto do fogo, quando permitido.

Essas palestras visam mostrar aos estudantes e ao homem do campo o prejuízo que causa o fogo, a maneira correta do seu uso quando necessário e permitido e as praticas da queima controlada.

Tem sido bem aceita a presença das Brigadas Municipais, tanto que o PREVFOGO através da Brigada Municipal de Apui, recebeu um troféu pelos serviços prestados à população em 2008.

“Com esses contatos estamos plantando sementes, esperando que cresçam, floresçam e produzam frutos, almejando um futuro próximo sem a ocorrência de incêndios” - palavras do Coordenador Estadual em Rondônia, Roberto Fernandes Abreu.

A Coordenação Estadual do PREVFOGO/RO tem acompanhado as atividades das Brigadas Municipais e tem participado efetivamente dessas palestras.

Essas realizações ajudaram a reduzir consideravelmente os focos de incêndios no estado, ocorrendo redução de 29% em relação a 2007, uma vez que naquele ano houve ocorrência de 3.793 focos de calor e em 2008 esse número caiu para 2.656. Credita-se este fato à presença das brigadas municipais e da fiscalização.
Lucia Almeida
Ascom Ibama/RO

+ Mais

Seminário no Ceará terá participação de pescadores de lagosta

Fortaleza (12/12/2008) O Núcleo de Educação Ambiental da Superintendência Estadual do Ceará estará realizando no dia 20/12, no auditório do Ibama, o seminário “Educação Ambiental no Ordenamento Pesqueiro”. Esta é mais uma etapa do projeto “Pesca Artesanal - Participação na Gestão do Plano de Uso Sustentado da Lagosta”.

Todo o processo tem como foco o envolvimento das comunidades pesqueiras por meio da mobilização. Nas etapas anteriores, foram aproximadamente 300 pescadores de 58 comunidades do litoral cearense, que participaram de 05 oficinas pedagógicas. Construiu-se coletivamente uma visão compartilhada da realidade da pesca de lagosta depois das medidas de ordenamento pactuadas pelo Estado e demais segmentos que fazem a atividade.

Os problemas, conflitos e potencialidades, assim como estratégias de superação retratadas sob o olhar dos pescadores artesanais e suas entidades de representação, serão socializados com os Comitês de Pesca Nacional e Estadual no seminário “Desafios e Perspectivas da Gestão Compartilhada”. Na oportunidade, a apresentação servirá de subsídio de reflexão sobre as trocas de experiências em acordos de pesca, comitês gestores enquanto espaço de participação, onde os atores sociais envolvidos compartilham poder e responsabilidades e as políticas públicas voltadas para o ordenamento da pesca de lagosta.

Como resultado desse processo será estabelecida uma agenda de prioridades em educação na gestão ambiental pública para concretização dos objetivos propostos no Plano de Uso Sustentado de lagostas.
Mariângela Bampi
Ascom/CE

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.