Panorama
 
 
 

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E EMATAR VÃO FIRMAR PARCERIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Dezembro de 2008

(17/12/2008) Secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires e o presidente da Emater, Mário Nascimento - A Secretaria do Meio Ambiente estuda parceria com a Emater-Ascar na área de educação ambiental, compromisso selado durante reunião entre o secretário em exercício, Francisco Simões Pires e o presidente da Emater, Mário Nascimento. O valor do convênio a ser celebrado entre as duas instituições é de R$ 1,4 milhão em um período de oito meses,

O projeto visa a implementação e acompanhamento de política de educação ambiental a 180.580 agricultores, mulheres, jovens e escolares para adequação de conceitos, modernização de processos, instrumentos e mudança de atitudes e de habilidades necessárias ao uso racional da água e à conservação e melhoria do meio ambiente.

Além disso, o intercâmbio entre os dois órgãos governamentais propõe o desenvolvimento de uma agricultura ecológica baseada no uso adequado dos recursos naturais, em especial os recursos hídricos, garantindo a geração de renda e a segurança alimentar das famílias.

O objetivo é proporcionar a inclusão dos agricultores no conceito de desenvolvimento harmônico e sustentável, apoiado no tripé econômico, social e ambiental. Para tanto, será forncido apoio técnico aos agricultores visando a proteção dos recursos hídricos e florestais através de visitações e levantamento técnico, bem como avaliações e emissões de pareceres para instruírem expedientes administrativos voltados às atividades dos Departamentos de Recursos Hídricos (DRH) e de Florestas e Áreas Protegidas (Defap).
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

Fepam monitora mancha vermelha no Litoral Norte

(18/12/2008) A Fepam está monitorando o surgimento de uma mancha vermelha no mar que vem se deslocando no sentido Norte-Sul no Litoral gaúcho. A mancha surgiu na quarta-feira (17) em Capão da Canoa e nesta quinta-feira (18) estava em Tramandaí, deslocando-se em direção a Cidreira.

O gerente Regional do Litoral Norte da Fepam, Mattos´Allem Roxo, acompanhado de técnicos da Petrobrás e da UFRGS, vistoriou a mancha e detectou que se trata de um fenômeno produzido por uma intensa proliferação de algas das espécies gymnodinium e exuvilla, que ocorre próximo a estuários, zonas costeiras e águas profundas, promovendo ruptura do equilíbrio ecológico.

As algas produzem mudanças na coloração da água e proliferaram devido à elevação da temperatura da água, acúmulo de matéria orgânica, lixo e detritos jogados no mar, além do vendo Nordeste predominante.

Conforme Mattos´Allem Roxo, o desastre ambiental recentemente ocorrido em Santa Catarina criou condições propícias para o desenvolvimento das algas, tendo em vista o acúmulo de matéria orgânica no mar. Não há risco para a saúde nem para o banho de mar. Nova vistoria será feita nesta sexta-feira (19).
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

Primeira balneabilidade das praias gaúchas será divulgada dia 20 em Capão da Canoa

(18/12/2008) A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - Fepam divulga a partir das 14 horas do dia 20 de dezembro, em Capão da Canoa, na abertura do Verão Legal/RS 2009, a balneabilidade de 42 pontos do Litoral do Estado e nove da Região do Guaíba. Os demais pontos, inclusive o Litoral Sul e Médio, serão divulgados no dia dois de janeiro.

As áreas abrangidas são as seguintes: 33 pontos no Litoral Norte (oito em Torres, 1 em Arroio do Sal, seis em Capão da Canoa, três em Xangri-la, três em Osório, um em Santo Antônio da Patrulha, quatro em Imbé, quatro em Tramandaí, três em Cidreira, dois no Balneário Pinhal) dois no Litoral Médio (Balneário de Quintão em Palmares do Sul e Praia do Bacopari em Mostardas).

Os nove pontos do Lago Guaíba são em General Câmara (Balneário Bachoeirinha); em São Jerônimo (Praia do Encontro),em Eldorado do Sul (Praia do Sans Souci. A divulgação será feira pelo gerente regional do Balcão Ambiental Unificado, geólogo Mattos´Allem Roxo.

As coletas das amostras das águas visando as condições de balneabilidade das praias começou no dia 15 de novembro, sendo que as demais uma semana após.

O último resultado ocorrerá em cinco de março de 2009. Junto aos pontos de amostragem foram colocadas placas indicativas das condições da água PRÓPRIA OU IMPRÓPRIA para banho, que serão atualizadas todas as quintas-feiras.

O Projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde 1979 e inclui, nesta temporada, a coleta de amostras em um total de 89 pontos fixos de 73 praias e balneários localizados em 45 municípios, distribuídos da seguinte forma: 62 pontos na Região do Litoral, 15 no Lago Guaíba e 12 na Região do rio Uruguai. Para a divulgação do primeiro resultado é necessária a realização de cinco campanhas.

CIANOBACTÉRIAS - Em relação ao verão 2007/2008, a principal novidade deste ano é o monitoramento da ocorrência de florações de cianobactérias (algas), organismos de ocorrência comum em diferentes tipos de ambientes, em sua maioria de água doce. É importante este monitoramento em manancias de captação de água para consumo humano, em áreas de balneabilidade e em áreas com atividade de pesca.

As cianobactérias são organismos potencialmente produtores de toxinas que podem levar a intoxicações agudas ou crônicas. Segundo a legislação vigente, o valor máximo permitido é de 50.000 células de cianobactéricas/ml, conforme a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) n.º 357/2005.

O monitoramento das florações cianobactérias atende solicitação do Centro de Vigilância em Saúde (Vigi-Água) da Secretaria de Estado da Saúde e da prefeitura de Osório, ambos dentro do programa de controle de qualidade da água para consumo humano.

Haverá monitoramento fixo em quatro pontos da região do Lago Guaíba ( Praia da Alegria e Praia da Florida em Guaíba, praia de Sans Souci em Eldorado do Sul, praia Recanto das Multas em Barra do Ribeiro e praia do Encontro em São Jerônimo) , em três pontos na Região do Litoral (Balneários dos Prazeres/Laranjal, Balneário Santo Antônio/Laranjal e Balneário Valverde/Laranjal em Pelotas, Camping do Pinvest e Camping em frente ao Hotel Pontal em Tapes e Lagoa da Pinguela em Osório). Durante as campanhas ocorrerá monitoramento em pontos temporários através de parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde ou de Meio Ambiente.

PADRÕES - A definição das condições de balneabilidade tem como base legal a Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As águas são consideradas IMPRÓPRIAS para banho quando em pelo menos duas amostras de cinco realizadas forem detectados valores acima de mil coliformes fecais ou 800 Escherichia coli por 100 mililitros de água; ou, ainda, se o valor da última amostragem for superior a 2.500 coliformes ou 2.000 Escherichia coli por 100 ml. de água.

A Escherichia coli é um microrganismo tido como habitante natural da flora microbiana do trato intestinal dos humanos e da maioria dos animais de sangue quente, sendo, portanto, normalmente encontrada em suas fezes. Banhar-se em áreas poluídas pode causar problemas gastrointestinais e dermatológicos, entre outros, atingindo principalmente crianças, idosos e pessoas com redução nas defesas imunológicas.

FISCALIZAÇÃO - A Fepam manterá durante todo o verão uma fiscalização intensiva no Litoral Norte, coordenada pelo geólogo Mattos'Alem Roxo, Gerente da Regional Litoral Norte - GERLIT, telefone (51) 3661 1685. Ele responderá pelo primeiro atendimento a emergências ambientais, recebimento de denúncias e orientação aos responsáveis por empreendimentos empresariais.

No Litoral Sul, a fiscalização será coordenada pelo Gerente Regional da Região Sul - GERSUL, médico veterinário Francisco Finger, fone (53) 3232 9777 / 3222 9172. As informações do Projeto Balneabilidade também poderão ser obtidas pelo site da Fepam, no endereço www.fepam.rs.gov.br a partir do dia 21 de dezembro.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.