Panorama
 
 
 

DESMATAMENTO FICA ESTÁVEL EM 2008

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2008

Brasília (30/12/2008) - O maior rigor e a regularidade nas operações de fiscalização do Ibama contribuíram para manter a taxa de desmatamento anual da Amazônia entre agosto de 2007 e julho de 2008 em 11.968 km² , praticamente a mesma taxa (11.532 km²) contabilizada entre agosto de 2006 e julho de 2007. A meta em 2009 é reduzir a taxa a quatro dígitos, ou seja, menos de 10 mil km².

Um dado interessante é que nos meses de junho até setembro deste ano, houve queda nos índices do Sistema de Detecção em Tempo Real - Deter, que fornece indicativos mensais do desmatamento na região. Durante esses meses, época de estiagem na região, tradicionalmente ocorre a maior parte dos desmatamentos. Mas neste ano, houve 22% de redução do desmatamento acumulado nos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2008 em relação ao mesmo período em 2007. Nos quatro meses críticos em 2007, a destruição da floresta atingiu 3.256 km², já neste ano foram 2.539 km².

+ Mais

Caixa só financiará empreendimentos usuários de madeira legal
Brasília (30/12/2009) - A partir de 01 de janeiro de 2009, entrará em vigor o Acordo de Cooperação Técnica para Ação Madeira Legal firmado entre o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e a Caixa Econômica Federal para garantir o uso de madeira nativa de origem legal nos empreendimentos financiados pelo banco.

De acordo com o Coordenador Geral de Gestão dos Recursos Florestais do Ibama, José Humberto Chaves, o Acordo de Cooperação visa coibir o uso de madeira de origem ilegal nas obras e empreendimentos financiados pela Caixa, definir medidas para comprovar a origem legal das madeiras utilizadas nesses empreendimentos, implantar ações e procedimentos visando garantir a origem legal das madeiras utilizadas, criar uma lista das construtoras inadimplentes ou que descumprirem as regras definidas para a comprovação da origem legal da madeira nativa utilizada na construção e desenvolver ações educativas para o uso de madeira legal.

Ao Ibama caberá, dentre outros, disponibilizar acesso e treinamento ao Sistema DOF – módulo de consulta - aos empregados da Caixa autorizados, realizar a autuação das empresas que não apresentarem os documentos de comprovação da origem legal das madeiras à Caixa e de divulgar a ação junto ao setor de construção civil.

É importante que as construtoras e demais entidades organizadoras de empreendimentos habitacionais procurem a Unidade do Ibama mais próxima em caso de dúvidas para adquirir madeira de origem legal. É preciso salientar sobre a necessidade das construtoras estarem inscritas e regulares no Cadastro Técnico Federal para poderem movimentar madeiras no Sistema DOF ou no Sistema Eletrônico Estadual integrado.

A partir de janeiro será exigida a apresentação do Documento de Origem Florestal – DOF junto à Caixa pelas construtoras e entidades organizadoras e os casos de inadimplência serão encaminhados para averiguação pelo Ibama, afirma Chaves. Maiores informações sobre como obter o DOF podem ser encontradas na página do Ibama na Internet (www.ibama.gov.br).
DBFLO/Ibama

+ Mais

Unidade de conservação invadida por traficantes de droga, em Pirassununga, poderá tornar-se reserva municipal

Brasília (30/12/2008) - A unidade de conservação em que se situa o Centro de Pesquisa e Conservação de Recursos Pesqueiros Continentais (Cepta) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Pirassununga (SP), vem sendo alvo da ação de bandidos.

Nesse fim de semana (28), a polícia localizou, no interior da unidade, um laboratório improvisado e apreendeu aproximadamente 10 kg de pó e pasta de cocaína e equipamentos usados na produção da droga. Os produtos químicos foram enviados pela Polícia Civil para análise.

O chefe do Cepta, Laerte Alves, disse que a equipe do centro e das polícias civil, militar e ambiental vêm trabalhando em operações conjuntas para coibir ações desse tipo na unidade. Apesar de não ter havido prisões, o chefe do centro disse que teme retaliações, como, por exemplo, incêndios na floresta provocados pelos integrantes das quadrilhas.

Segundo ele, a área total do Cepta é de cerca de 110 alqueires com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, a qual se encontra dividida em duas glebas. Na área principal, com 85 alqueires, está instalado o centro de pesquisa. A área desmembrada, limítrofe ao loteamento Santa Fé e a uma rodovia estadual, com 25 alqueires de extensão, é a região da unidade com maior número de focos de incêndio.

Trata-se de uma área de Cerrado que a prefeitura municipal de Pirassununga pretende assumir como reserva municipal. Segundo Alves, no início deste mês, ele apresentou uma proposta de desvinculação desses 25 alqueires à prefeitura de Pirassununga. Ele disse que a proposta partiu do prefeito da cidade e desde o dia 19 de dezembro está sob análise pelo Conselho Gestor de Unidades de Conservação do ICMBio.
Carla Lisboa
Ascom/ICMBio

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.