Panorama
 
 
 

RIO VOLTA A CADASTRAR CRIADORES AMADORISTAS DE PASSERIFORMES EM NOVO SISTEMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2009

Rio de Janeiro (13/01/2009) - Após um ano e meio fechado para cadastramento de novos criadores amadoristas de passeriformes, tempo necessário para recadastrar perto de 40 mil criadouros antigos, o Ibama do Rio de Janeiro abriu ontem (12) registro para 60 usuários da atividade ainda pelo critério antigo de atendimento. Os criadores iniciavam o processo com a senha distribuída na portaria do prédio, levando em conta o princípio da ordem de chegada.

A partir de hoje (13/01), o cadastramento exigirá o agendamento prévio dos usuários pelo telefone. O ordenamento da demanda visa assegurar aos criadores um mínimo de conforto enquanto durar o fichamento do criadouro, antes dificultado pelo adensamento de pessoas no hall da entrada do prédio. Por outro lado, o novo esquema ajuda aos servidores do órgão a prestar um serviço com maior qualidade.

Para programar o atendimento, ligue para 3077-4304 e forneça o seu CPF.

De 2º à 5º feira, a partir das 14h até às 18h, o interessado pode escolher os horários de 14h às 15h, 15h às 16h, 16h às 17h ou 17h às 18h, até o limite de 15 pessoas por cada período de 1 (uma) hora.

Serão cadastrados somente os 15 criadores agendados para o período, não podendo ser cadastrados outros criadores que não estejam programados. Somente serão aceitos cadastros com procuração se o criador a ser cadastrado estiver agendado.

O não comparecimento no horário combinado implicará a necessidade de novo agendamento, sendo vedado o atendimento de qualquer pessoa fora do período marcado, salvo nos casos em que o interessado comparecer no horário ajustado, e sejam necessárias alterações do cadastro que possam ser resolvidas no mesmo dia e retorno antes do antes do atendimento terminar, ou nos casos de atrasos que forem causados pelo próprio Ibama.

Nas sextas-feiras, de 14h às 18h, serão atendidos somente os representantes de associações e clubes que desejarem entregar documentos dos seus filiados, com as devidas procurações, sendo o cadastro realizado durante a semana e a documentação já cadastrada devolvida na semana seguinte. Caso o volume de cadastro seja superior à capacidade de atendimento da equipe do SISPASS, o cadastro poderá demorar mais do que uma semana para ser efetuado e a documentação devolvida.

O SISPASS deverá entregar, na portaria até às 12h de cada dia, cópia da relação de nomes e CPF das pessoas agendadas que terão direito a pegar senha para cada período.

A portaria deverá distribuir as senhas seguindo os períodos agendados, devendo iniciar a distribuição de senhas para o período seguinte somente após a distribuição de todas as senhas do período anterior, ou a partir do início do horário de cada período. Poderá ser distribuída senha para pessoas com procuração para representar criador agendado para o período.
Ascom/Ibama/RJ

+ Mais

Ibama averigua aparecimento de onça em Stª Maria do Pará

Belém (13/01/09) - Na tarde de ontem, uma equipe de biólogos e veterinários do Ibama, com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) fizeram visita técnica à Vila Anapolina, em Santa Maria do Pará, às margens da BR 010, para averiguar o avistamento de duas onças, uma pintada e outra parda. Porém, relatos de moradores da Vila apontam o aparecimento de uma única onça parda.

Para o local, a equipe levou um atirador treinado e uma arma com dardos tranqüilizantes, disponibilizados pelo BPA, para o caso de haver necessidade de captura, porém, o animal não foi encontrado. Os técnicos também proferiram palestra na localidade para esclarecer os riscos e medidas a serem tomadas no caso de novo avistamento.

O Chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama, Alex Lacerda, explica que a onça parda apresenta risco mínimo de incidentes com humanos. “De qualquer forma, deixamos nossos telefones à disposição para que em caso de novo avistamento, as pessoas entrem em contato conosco”, afirma.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.