Panorama
 
 
 

POSSE DE BARACK OBAMA RENOVA EXPECTATIVAS SOBRE COPENHAGEN

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2009

19 de Janeiro de 2009 - Urso polar sem-lar dá o seu recado em Washington D.C., pedindo mais gelo e menos petróleo. A atividade do Greenpeace, para lembrar o degelo do Pólo Norte causado pelo aquecimento global, contou com a participação do artista Mark Jenkins.
Washington, EUA — Novo presidente americano, em Washington, pode definir o futuro climático do planeta.

O destino do clima global começa a ser desenhado muito antes da próxima reunião da ONU sobre mudanças climáticas, marcada para dezembro em Copenhagen. O desafio de enfrentar o aquecimento global e os seus piores efeitos sobre o planeta tem início com a posse de Barack Obama como 44o. presidente dos Estados Unidos.

"A gestão Obama será julgada não sobre os fracassos do passado, mas sobre os desafios do presente e do futuro", afirma Mike clark, diretor-executivo interino do Grenpeace Estados Unidos. "A histórica posse de Obama inicia um momento de grande potencial para todos nós", diz Clark.

O futuro do clima será decidido durante o primeiro ano da administração Obama. Depois dos poucos avanços obtidos durante a 14ª Conferência da ONU sobre Clima, realizada em dezembro de 2008 em Poznan, na Polônia, nos resta recuperar o tempo perdido para a próxima reunião, de Copenhagen, e os Estados Unidos têm papel fundamental no sucesso das negociações que resultarão na sucessão do Protocolo de Kyoto, a partir de 2012.

"Ainda temos tempo para escapar dos piores efeitos do aquecimento global. Temos a habilidade para tanto. O que não tivemos até agora foi a vontade política", avalia Clark.

A expectativa sobre o direcionamento que o novo presidente americano dará às políticas de seu governo para enfrentar as mudanças climáticas é grande em todo o planeta. Para Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, o mundo está carente de chefes de estado que demonstrem responsabilidade e liderança para salvar o planeta "de um desafio maior e mais longo que a crise econômica".

"Esperamos que o presidente Obama transforme seu discurso eleitoral em ações concretas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa nos EUA e apoiar um novo acordo global em Copenhagen para combater o aquecimento global", diz Furtado.

Barack Obama se comprometeu, ao longo da campanha eleitoral americana, em tornar a ciência a base da política ambiental de seu país. E o consenso científico afirma que temos que cortar as emissões dos gases do efeito estufa em até 40% até 2020 para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas.

"Para isso, temos que promover o desmatamento zero nas florestas, gerar energia limpa e empregos verdes, proteger nossos oceanos, além de eliminar o uso de carvão, petróleo e outros combustíveis fósseis. Agora é a hora de Obama provar seu slogan: 'Sim, nós podemos'. É agora ou agora", afirma Furtado.

+ Mais

Fim de temporada para um dos navios da frota baleeira japonesa

16 de Janeiro de 2009 - Navio Yushin Maru II no porto indonésio, onde teve seu propulsor e sistema de navegação consertados. Informações obtidas pelo Greenpeace dão conta de que o navio seguiu para o Japão, não a Antártica, depois dos reparos.

Jacarta, Indonesia — Com problemas no propulsor e sistema de navegação, Yushin Maru II é forçado a interromper caça de baleias e deve voltar ao Japão.

O navio Yushin Maru II, integrante da frota baleeira japonesa, foi forçado a interromper suas atividades de caça no Santuário de Baleias na Antártica devido a problemas em seu propulsor e sistema de navegação. Ele aportou em Surabaya, na ilha de Java, na Indonésia, e teve apenas o propulsor consertado, segundo informações obtidas pelo Greenpeace. Autoridades portuárias de Surabaya informaram que o navio deixou o porto rumo ao Japão, não a Antártica.

O Yushin Maru II deixou o porto na manhã desta sexta-feira, sem ligar seu Sistema Automático de Identificação.

"Se é verdade que o navio está voltando ao Japão, será uma baixa considerável na frota baleeira, reduzindo o número de baleias mortas na Antártica nesta temporada", afirmou Sara Holden, coordenadora da campanha de baleias do Greenpeace Internacional.

"Mas um navio fora de ação não é suficiente. Uma investigação sobre as operações baleeiras deveria se iniciar imediatamente e o governo japonês tem que se comprometer a não mais tirar dinheiro dos seus contribuintes para o vergonhoso programa baleeiro."

O programa baleeiro do governo japonês está cercado de controvérsia. Dois ativistas do Greenpeace aguardam julgamento no Japão por terem revelado um escândalo de contrabando de carne de baleia da frota baleeira, seguindo informações de tripulantes que confirmaram que a carne é rotineiramente roubada e vendida ilegalmente.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.