Panorama
 
 
 

APREENDIDO TUBARÃO-BALEIA NO CEARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2009

Fortaleza (26/01/2009) - Um espécime juvenil de tubarão-baleia foi pescado em alto-mar na noite de quinta -feira (22) e trazido até a praia do Mucuripe, na manhã de sexta-feira. O animal era uma fêmea e media 4,5 metros e foi pescado a 40 quilômetros da costa cearense.

O responsável pela captura acidental não foi encontrado pelos fiscais do Ibama, mas sabe-se que ele vendeu o animal por R$ 700 para ser comercializado nos boxes de venda de pescados da Praia do Mucuripe. A equipe do Ibama apreendeu 580 quilos de carne que deverão ser doados a instituições de caridade cadastradas, pois a comercialização desta espécie é proibida por constar na lista de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção (IN nº05/2004).

O tubarão-baleia é considerado o maior peixe do mundo e pode chegar a medir 20 m de comprimento na fase adulta pesando 34 ton. A espécie não é agressiva, se alimenta de plâncton e consta no apêndice II da CITES. Nunca houve registro de ataque a seres humanos.
Mariângela Bampi
Ascom/Ibama/CE
Foto:Francisco Evaldo Soares

+ Mais

Ibama e Prefeitura de Macapá atuam em parceria na revitalização de praças e passeios públicos

Macapá (23/01/2009) - A Superintendência do Ibama no Amapá, através da coordenação estadual do Centro de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), participará das ações de revitalização de praças e passeios públicos da capital, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Macapá - SEMAM. A parceria será efetivada com o envolvimento de 30 brigadistas sediados em Macapá, que atuarão em conjunto com servidores da SEMAN nas atividades de poda e plantio de mudas.

Segundo informações da SEMAM, aproximadamente 20 mil mudas serão plantadas na cidade, entre espécies ornamentais, frutíferas, essências nativas e plantas medicinais. O projeto de revitalização abrange 30 praças localizadas em diversos bairros de Macapá, além de ruas e avenidas. A Praça Beira Rio, localizada em frente à cidade, as margens do rio Amazonas, foi o local escolhido para o lançamento oficial da parceria, que ocorrerá às 8 horas da próxima segunda-feira, 26, e se estenderá até o dia 06 de março, quando findará o contrato temporário dos brigadistas mantidos pelo Ibama.
Patrícia Sullivan

+ Mais

Ibama e PF intensificarão ações conjuntas em 2009

Brasília (23/01/2008) – O presidente do Ibama, Roberto Messias, anunciou hoje que o Ibama e a Polícia Federal intensificarão em 2009 o trabalho conjunto na repressão a crimes ambientais, em especial contra o desmatamento na Amazônia. Numa conversa na manhã de hoje, Messias e o chefe da Divisão de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico da Polícia Federal, o delegado federal Álvaro Palharini, acertaram os próximos passos.

“A continuação e o aprofundamento do trabalho com a PF é essencial. A redução do desmatamento comprova a eficiência desta parceria”, afirmou o presidente, logo após entrevista coletiva no Ministério do Meio Ambiente para divulgar que o desmatamento caiu 82% entre agosto de dezembro de 2008 comparado a igual período do ano anterior, conforme levantamento do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).

Durante a coletiva, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o delegado Palharini defenderam maior integração do Ibama e da Polícia Federal, em 2009. Segundo eles, a integração resultou em êxito para o combate do desmatamento no ano passado.

Messias antecipou que o Ibama irá ampliar o número e o alcance das suas operações na Amazônia para atingir a meta de reduzir a taxa de desmatamento, medida em quilômetros quadrados, a quatro dígitos. É o primeiro passo para reduzir em 70% o desmatamento na Amazônia até 2017, compromisso assumido pelo Brasil e anunciado pelo ministro Minc durante a14ª Conferência das Partes (COP) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, em Poznam (Polônia).
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.