Panorama
 
 
 

GUARDAS AMBIENTAIS ATUAM NO HORTO FLORESTAL COM NOVOS EQUIPAMENTOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS)– Brasil
Janeiro de 2009

(29/01/2009) No Horto Florestal do Litoral Norte, em Tramandaí, guardas ambientais já utilizam novos fardamentos e equipamentos, que foram entregues no dia 23 pela governadora Yeda Crusius a todos os servidores das unidades de conservação estaduais.

O Horto, administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), é uma área protegida de 45 hectares, destinada à conservação dos ecossistemas existentes na região, ao estudo e à multiplicação de plantas nativas, à pesquisa e à educação ambiental.
Na unidade de conservação, os visitantes podem participar de atividades de educação ambiental e ver exemplares da fauna e da flora. No local podem ser encontradas mudas de plantas nativas que somam aproximadamente 260 espécies - algumas em extinção como a Caroba (Jacarandá). A doação de mudas é feita para programas ambientais, parques, projetos de educação ambiental e para o público. Na fauna, destaques para a lagartixa-da-praia e o tuco-tuco-branco, que estão ameaçadas. Lagartos, tartarugas, preás, ratão-do-banhado, lontras, jacaré e saracacura são outros exemplares que se encontram na unidade de conservação.

De acordo com o diretor do Horto, Argilio Gomes Pereira, novos projetos serão implementados neste ano. "Estamos fazendo melhorias e temos muitos parceiros. O Departamento de Meio Ambiente da CEEE está doando eucaliptos tratados para a reforma do pontilhão da trilha ecológica e do galpão de viveiros", disse Pereira. Destacou que a limpeza do lago artificial ficará sob a responsabilidade da Corsan. Em contrapartida, o Horto plantará aproximadamente 6 mil mudas de Acácia Trinervis, próximo a unidade de tratamento da Corsan, em Cidreira. A árvore fixa a areia solta.

Durante o veraneio, o Horto fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Na baixa temporada, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários.
Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini (Verão Legal )

+ Mais

Parceria estabelece educação ambiental inclusiva

(26/01/2009) Protocolo de Intenções de caráter inclusivo foi assinado nesta segunda-feira (26) entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Fundação Zoobotânica do RS (FZB/RS) e Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no RS (FADERS).

O ato ocorreu no gabinete do presidente interino da FZB, Artur José de Lemos Júnior. O documento foi assinado por ele, juntamente com o Secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires, e o diretor-presidente da FADERS, Cláudio Sérgio Vidal Petrucci.

O Protocolo de Intenções estabelece ações integradas entre os três órgãos para o desenvolvimento de políticas públicas, programas e ações de educação ambiental voltadas a pessoas portadoras de deficiências e de altas habilidades. Isso vai oportunizar-lhes formação e ampliação de conhecimentos.

Conforme Simões Pires, a parceria entre Sema, FZB e FADERS vai promover a inclusão por meio da educação ambiental e maior aproveitamento dos potenciais do Parque Zoológico (em Sapucaia do Sul), Jardim Botânico e Museu de Ciências Naturais (em Porto Alegre), que são vinculados à Fundação Zoobotânica.

De acordo com o documento assinado, a Sema e a FZB se comprometem a elaborar projetos de educação ambiental na perspectiva inclusiva, proporcionando a transversalização da temática em todas as suas ações e nas unidades de conservação, promover a acessibilidade universal nos seus espaços de atendimento ao público e qualificar o corpo técnico da FADERS em educação ambiental.

Por sua vez, a FADERS deverá qualificar o corpo técnico da Sema e FZB para atendimento a pessoas portadoras de deficiências e de altas habilidades, mapear as atividades de educação ambiental sob a ótica de inclusão e elaborar prioridades de ação e investimentos nesta área.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli (RMT 6108)

+ Mais

Bacia do Rio Gravataí terá Plano de Saneamento

(28/01/2009) O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí realizou reunião extraordinária na tarde da terça-feira (27) no Espaço Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O objetivo do encontro foi colher contribuições para a formulação do Termo de Referência (TR) do Plano Regional de Saneamento da Bacia, que deverá estar pronto até maio de 2010.

O presidente do Comitê, Maurício Colombo, explica que o Termo de Referência tem que ser formulado pela Secretaria Estadual da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sehadur), utilizando, para isso, informações e experiências relatadas pelos integrantes do Comitê Gravataí na reunião extraordinária.

“No nosso entendimento, o mais importante no Termo de Referência é a questão do saneamento, que envolve abastecimento público de água, esgotamento sanitário, coleta e destinação de resíduos sólidos e drenagem pluvial dos municípios da bacia”, destaca Colombo. Ele acredita que esses itens farão parte do TR e que, a partir deles, será realizado um diagnóstico da situação de cada município da bacia. “O Termo de Referência deverá ficar pronto até metade do mês que vem, quando a Sehadur vai dar início ao processo de licitação para contratação de consultoria que vai elaborar o plano”, afirma.

A Bacia do Rio Gravataí envolve os municípios de Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Glorinha, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Taquara e Santo Antônio da Patrulha. De acordo com o presidente do Comitê, até o final deste ano serão realizadas audiências públicas nos nove municípios para a discussão do Plano de Saneamento da Bacia.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.