Panorama
 
 
 

BRASIL E UNIÃO EUROPÉIA LANÇAM CHAMADA DE BIOCOMBUSTÍVEIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2009

Cooperação Internacional - 04/02/2009 - O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq/MCT) e as fundações estaduais de Amparo à Pesquisa lançam, em meados de março próximo, uma chamada pública para projetos de pesquisa dentro do Acordo Cooperação em Ciência e Tecnologia entre o Brasil e a União Européia (UE).

Esta chamada apoiará propostas conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em biocombustíveis, executadas em colaboração científica entre cientistas brasileiros e de países-membro da UE.

Será dada prioridade a projetos relevantes para a segunda geração de biocombustíveis que envolvam pesquisadores de no mínimo três países, sendo um deles obrigatoriamente o Brasil. Espera-se que as propostas conjuntas tenham como foco o incremento de tecnologias avançadas para produção de combustíveis de segunda geração a partir de recursos naturais brasileiros e europeus.

Os brasileiros interessados em participar do Edital Brasil-UE devem submeter as propostas diretamente ao CNPq, seguindo as normas estabelecidas na chamada. Os parceiros europeus devem apresentar os projetos à UE, conforme orientações na página eletrônica correspondente.

Para mais informações, contatar a Coordenação de Cooperação Multilateral, da Assessoria de Cooperação Internacional do CNPq pelo e-mail: cocmi@cnpq.br.
Assessoria de Comunicação do CNPq

+ Mais

Encontro no CTBE avalia a transformação de lignocelulose de cana em etanol

Biocombustível - 05/02/2009 - O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/MCT) promove o Workshop "Hidrólise da rota de etanol celulósico a partir de cana-de-açúcar", nos dias 10 e 11 deste mês. A proposta do evento a ser realizado no Ciclo Básico I da Universidade de Campinas (Unicamp) é discutir os processos de conversão de lignocelulose de cana-de-açúcar em etanol. Espera-se com isso incentivar o desenvolvimento desta tecnologia, além de encorajar futuras colaborações científicas entre os grupos participantes e os pesquisadores do Centro.

Neste evento será apresentado o projeto da Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP) do CTBE, que permitirá a realização, em escala semi-industrial, de experimentos envolvendo a conversão de biomassa em açúcares fermentáveis e bioetanol. Com isso, espera-se que a PPDP seja uma importante plataforma de aproximação entre a comunidade científica e industrial.

O programa do evento conta com a apresentação de renomadas instituições e empresas brasileiras do setor como Cenpes/Petrobras, Inmetro, Embrapa/Agroenergia, Dedini, etc. A idéia é trazer o relato das ações do governo federal e instituições convidadas no que diz respeito ao etanol de cana de 2ª geração.

Além disso, na tarde do dia 10, os grupos de pesquisa participantes apresentarão pôsteres institucionais com suas principais linhas de trabalho ligadas ao assunto central do evento. Esta sessão almeja ampliar a integração entre os pesquisadores do setor e estimular a troca de experiências sobre o tema. O workshop será transmitido ao vivo, via internet, através do site: www.bioetanol.org.br/workshop1.

O CTBE

O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) é um laboratório nacional que visa contribuir para a manutenção da liderança brasileira na produção sustentável de bioetanol da cana-de-açúcar através de pesquisa básica e inovação tecnológica. Pertencente ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a proposta do CTBE é estudar o ciclo cana-de-açúcar/etanol, com foco nos entraves agrícolas e tecnológicos dessa cadeia produtiva.

O Centro, administrado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), está localizado em Campinas-SP. Suas instalações laboratoriais e administrativas já estão em fase de construção, com previsão de entrega para setembro desse ano.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.