Panorama
 
 
 

EXPERIÊNCIA DA SEMA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AJUDARÁ PARQUE NACIONAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Fevereiro de 2009

(05/02/2009) Protocolo de cooperação será firmado entre o Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o município de Cambará do Sul no sentido de esforços conjuntos para resolver questões que envolvem os limites do Parque Nacional dos Aparados da Serra e a comunidade de Morro Agudo, naquele município.

Reunião para tratar do assunto foi mantida na última semana, em Brasília, entre o Secretário Estadual do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires; o prefeito de Cambará do Sul, Aurélio Alves de Lima; a secretária municipal de Turismo, Marelise Raupp Hugentobler; o diretor das Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes, Ricardo Soavinski; e o diretor do Bioma Mata Atlântica, Bernardo Brito.

O secretário Francisco explica que a Sema dará sua contribuição devido à experiência que tem na gestão de 23 unidades de conservação estaduais. “O Estado contribuirá com o Instituto Chico Mendes aportando o nohall e a estrutura da Sema para que se estabeleça uma perfeita harmonia entre a comunidade de Morro Agudo e o Parque Aparados da Serra”, declara Simões Pires.

Segundo o Secretário, entre alguns dados apresentados na reunião, sobre a situação do turismo em Cambará do Sul, está o fluxo de 100 mil turistas/ano no município. “A importância turística daquela região está bem compreendida pelo Instituto Chico Mendes, tanto é que o Parque Aparados da Serra é prioridade dentro do Plano Nacional de Turismo”, ressalta Simões Pires.

Ele prevê que o protocolo de cooperação será assinado dentro de 30 dias. O Secretário faz lembrar que a evolução do assunto para uma colaboração mútua entre União, Estado e Município surgiu de reunião mantida no ano passado com o então Chefe de Gabinete da Governadora Yeda Crusius, José Carlos Breda, atual Secretário das Obras Públicas.

Simões Pires destaca que tem sido uma preocupação da Sema manter ações integradas com outros órgãos em benefício da valorização das áreas protegidas e de um melhor aproveitamento pela sociedade das unidades de conservação, que abrigam , além de belas paisagens, ecossistemas indispensáveis para o equilíbrio da natureza. Nesse sentido, a Sema já firmou cooperação com a Secretaria Estadual do Turismo e com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no RS (FADERS).
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

FEPAM concede licença para a ampliação do Salgado Filho

(05/02/2009) A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – FEPAM concedeu a Licença Prévia (LP) para a Empresa Brasileira de Intraestrutura Aeroportuária (Infraero), autorizando a ampliação da pista de pouso e decolagem e da pista de taxiway “D” em 920 metros de comprimento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, contemplando pavimentação e macrodrenagem.

Para a concessão da LP foram solicitados ao empreendedor diversas condições e restriçóes, entre elas a remoção das Vilas Dique e Nazaré, com o reassentamento de seus moradores. Esta é uma das condições para que, futuramente, a Fepam conceda a Licença de Instalação (LI), que autoriza o início das obras.

Além disso, a Fepam pede que a supressão de vegetação seja feita com autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM) e determina que não poderão ser utilizados locais próximos aos recursos hídricos para descarte de bota-foras, além de que a futura execução das obras seja feita com superveisão ambiental, entre outros cuidados embasados na legislação vigente.

Além da remoção das famílias das Vilas Dique e Nazaré, para a futura concessão da LI a FEPAM pede, entre outras informações, que a Infraero apresente programa de monitoramento de ruídos que tenha ponto de amostragem no bairro Jardim Lindóia, cronograma de implantação de medidas mitigatórias propostas pelo Estudo de Impacto Ambiental com Relatório de Impacto Ambienal (EIA-RIMA), apresentado em audiência pública no dia 15 de dezembro do ano passado e documento da Prefeitura de Porto Alegre aprovando o estudo de viabilidade urbanística do empreendimento.
Assessoria de Imprensa da Fepam
Coordenadora:Jorn. Eliane do Canto

+ Mais

RS instala segundo comitê de águas de fronteira

(05/02/2009) O Comitê de Gerenciamento das Águas Estaduais da Bacia Hidrográfica do Rio Quaraí será instalado nesta sexta-feira (06), com solenidade em Uruguaiana, a partir das 8h30min, na sede da Associação dos Arrozeiros (Rua Santana, 2717, 3º andar).

O evento será coordenado pela secretaria executiva do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) e contará com a presença do diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Paulo Renato Paim.

Este será o segundo comitê de bacia hidrográfica no RS, entre os três previstos, que vai gerenciar águas brasileiras na fronteira. Conforme Paim, a criação dos comitês dos rios Quaraí, do Mirim-São Gonçalo (já instalado) e do Negro (com comissão provisória) atendem a uma moção do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que utiliza a experiência gaúcha para todo o Brasil.

“A estratégia de construção do Comitê Quaraí tem servido de modelo a outras bacias de fronteira no País na medida em que organiza a gestão dos afluentes do rio transfronteiriço, que é de domínio da União”, explica Paulo Paim.

Com a posse dos membros do Comitê, eles irão eleger o presidente e vice-presidente do colegiado e já realizarão a primeira reunião ordinária na sexta-feira. O Comitê é formado por 16 representantes das categorias dos Usuários da Água e da População da Bacia – cada um com suplente, e por quatro representantes da Administração Direta Federal e Estadual.

Além do ato de instalação do Comitê, técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), manterão encontro com os usuários das águas do rio Quaraí com programação entre 13h30min e 17h. O objetivo é apresentar e discutir a proposta de critérios para a regularização do uso da água na fronteira.

BACIA DO QUARAÍ - A Bacia Hidrográfica do Rio Quaraí tem uma área de 6.471,77 Km² e abrange os municípios de Uruguaiana, Santana do Livramento, Quaraí e Barra do Quaraí. A população estimada da Bacia é de 29.885 habitantes. Os principais cursos de água são os arroios Moirões, Sarandi, Quaraí-mirim, Garupa, Capivari e o Rio Quaraí. O maior uso de água na Bacia é para a irrigação. Os principais problemas estão relacionados à insuficiência hídrica nos meses de menor disponibilidade, principalmente no verão, e as grandes demandas para a irrigação de arroz.

Segundo o diretor do DRH, Paulo Paim, a criação do Comitê foi um processo longo, que durou em torno de um ano e meio, envolvendo a sociedade dos municípios da Bacia com encontros de esclarecimentos sobre o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, a importância e o funcionamento dos comitês, os instrumentos de gestão das águas, que são os planos de Bacias, o enquadramento, a outorga, o licenciamento e a cobrança pelo uso da água.

O Rio Grande do Sul está dividido em 25 bacias hidrográficas. Agora com o Quaraí, 22 Bacias estão com comitês implantados e atuando e outras três bacias estão com comissões provisórias - dos rios Negro, Mampituba e Litoral Médio.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.