Panorama
 
 
 

PESQUISA SOBRE CENÁRIOS AMBIENTAIS 2020 ENTRA NA SEGUNDA FASE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2009

02/02/2009 - O impacto causado pelo homem no meio ambiente já pode ser sentido mundialmente. A sua ação já afeta a qualidade do ar, da água e do clima do planeta. Para avaliar como será o cenário ambiental futuro do Estado de São Paulo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA elaborou o projeto estratégico Cenários Ambientais 2020. O objetivo é criar uma prospecção do cenário ambiental, por meio de uma consulta pública, e assim elaborar propostas de políticas públicas de médio e longo prazo.

O Projeto apresenta uma fase de diagnóstico ambiental do Estado, outra de construção de cenários ambientais e uma terceira de elaboração de propostas de políticas públicas. Os cenários ambientais vão servir como um instrumento de planejamento ambiental para antecipar e focar as ações da SMA.

Na sua primeira etapa, cerca de 5.200 pessoas responderam a pesquisa de acordo com a sua visão de futuro, no que acreditavam ser mais provável de acontecer. O processamento dos dados da consulta, incluindo a ponderação do grau de especialidade de cada pessoa que respondeu, permitirá a elaboração dos cenários: o mais provável ou de referência e o ideal. Por meio de dispositivos informatizados, será possível fazer o recorte destes cenários por Bacia Hidrográfica, renda, ou outros critérios estabelecidos.

Dos participantes da primeira etapa da consulta, 39% são especialistas da área de meio ambiente, um número muito significativo. A pesquisa teve maior participação de pessoas com ensino superior completo, cerca de 50%, enquanto 18% possuem mestrado e 12% doutorado. A segunda etapa da pesquisa online está disponível no site www.cenarios2020.sp.gov.br
Texto: Ludmila Fregonesi Fotografia: José Jorge/Pedro Calado

+ Mais

Política Estadual de Mudanças Climáticas estabelece metas para a redução de emissão de gases do efeito estufa

05/02/2009 - Projeto de lei propõe recursos para Fundo para municípios afetados por catástrofes naturais - O Estado de São Paulo está mais próximo de estabelecer uma política própria para enfrentar os desafios das mudanças climáticas globais e garantir o desenvolvimento sustentável, trata-se do projeto de lei 01/2009 que estabelece a Política Estadual de Mudanças Climáticas - PEMC e está em tramite na Assembléia Legislativa.

As principais propostas da PEMC estão relacionadas com a mitigação das emissões dos gases estufa e com a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, que já começam a se manifestar. Um exemplo é a alocação de mais recursos do Estado para o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição - FECOP, que além de apoiar projetos relacionados ao controle e preservação do meio ambiente, terá como atribuição financiar ações e planos específicos de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas. Esses recursos serão destinados às regiões e setores da economia mais afetados por catástrofes naturais e aos municípios com maior vulnerabilidade.

Outro importante ponto do projeto de lei é a Comunicação Estadual, que conterá o inventário de emissões antrópicas, por exemplo, de atividades humanas, dos gases de efeito estufa em São Paulo. O estudo dessas emissões permitirá o planejamento global e setorial a médio e longo prazos, inclusive com a adoção de metas setoriais e global indicativa de estabilização. A idéia é usar esse instrumento de planejamento para promover a integração à questão climática em áreas como energia, transportes, agricultura e educação.

Além das metas que serão definidas, a PEMC já traz uma meta de intensidade de carbono para a matriz energética paulista. A meta para o setor é a de redução de 20% das emissões de dióxido de carbono por unidade de oferta primária de energia em 2020, tendo por base o ano de 11000.

Na área de transportes, a PEMC incentiva a criação de políticas públicas que priorizem o transporte sustentável. Dentre elas estão à construção de ciclovias, a criação de programas de carona solidária, a implantação da inspeção veicular e outras medidas que distribuam melhor o tráfego por rodovias.

Outra área importante é a de produção e consumo sustentáveis. São Paulo buscará produzir mais emitindo menos carbono. Buscará mostrar ao consumidor o poder de suas escolhas conscientes.

O texto da PEMC foi disponibilizado na Internet entre os meses de fevereiro e julho de 2008, em português e em inglês. As contribuições foram sintetizadas e analisadas pela Secretaria Executiva do Fórum Paulista de Mudanças Globais do Clima e Biodiversidade, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SMA e pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB. Além disso, a coordenação da elaboração do projeto de lei consultou, durante todo o processo, especialistas nas áreas de clima, de energia, de meio ambiente e de produção mais limpa. O projeto de lei procurou adotar ao máximo as sugestões enviadas, sem perder de vista a premissa de ações vigorosas, urgentes e eficazes para a proteção dos ecossistemas, da saúde humana e da economia no longo prazo.
Texto: Ludmilla Fregonesi

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.