Panorama
 
 
 

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MAIS ANTIGA DO BRASIL COMEMORA 113 ANOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2009

04/02/2009 - A previsão meteorológica para o próximo domingo, 08.02, é de dia ensolarado e quente, com temperatura máxima de 30 graus. Para quem ficar na cidade de São Paulo uma boa pedida de passeio é visitar o Parque Estadual Alberto Löfgren - Horto Florestal.

Neste dia serão comemorados os 113 anos do parque. Em 1896 uma área foi desapropriada na Zona Norte da Capital, O Engenho de Café Pedra Branca, com a finalidade de ser instalado no local o Horto Botânico de São Paulo, hoje conhecido como Horto Florestal. Seu fundador o sueco Alberto Löfgren plantou as primeiras essências exóticas com a finalidade de pesquisa. Algumas dessas espécies são encontradas no parque ainda nos dias de hoje, como é o caso do Pinheiro do Brejo, considerada a árvore símbolo da instituição.

O Horto Florestal possui uma área de 174 hectares que proporciona aos visitantes além do contato com a natureza a oportunidade de caminhar por belas trilhas, de fazer uma atividade física, como o Cooper, ou até mesmo de um lanche em família, já que o parque oferece mesas distribuídas em meio à natureza.

No próximo domingo, 08.02, quem participar da festa de aniversário, que irá acontecer das 09 às 16 horas, poderá desfrutar de uma apresentação teatral, às 09h30, ou de um show de MPB, com o cantor Toninho Nascimento, às 11 horas, ou de um show de Pop Rock, com a banda Mecenas, às 15 horas.

Já a criançada poderá conversar com os contadores de historias do SESC Santana, que terão a questão ambiental como foco principal, também serão montadas tendas temáticas, como a “Tenda Ambiental” com a presença da Policia Ambiental, a “Tenda de Exposições” com jogos e pinturas do Greenpeace e a “Tenda de Exposições” com trabalhos realizados pela WWF- Brasil.

O Parque do Horto Florestal está situado na Rua do Horto, nº 931, no bairro do Horto Florestal, na Zona Norte da Capital. Fica aberto das 06 às 19 horas, todos os dias da semana, incluindo finais de semanas e feriados. Informações pelo telefone 11 2231.8555 – nos ramais 2056/2028.
Fotografia: José Jorge/Pedro Calado

+ Mais

Coordenadoria de Recursos Hídricos discute revitalização de bacias hidrográficas

03/02/2009 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, por intermédio da Coordenadoria de Recursos Hídricos – CRHi, promoveu nesta terça-feira (3/2), as palestras Revitalização de Bacias Hidrográficas e Biodiversidade e Revitalização de Bacias Hidrográficas, ministradas, respectivamente, pelo diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério do Meio Ambiente, Júlio Thadeu Kettelhut, e pela diretora do Instituto de Botânica, Vera Bononi.

Presente na abertura das palestras, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, afirmou que para se revitalizar as bacias é preciso estar atento às matas ciliares. “Com o projeto Mata Ciliar vamos recuperar 1.700.000 áreas em 25 anos e isso é trabalhar também na revitalização das bacias hidrográficas”, enfatizou.

De acordo com a coordenadora de Recursos Hídricos, Rosa Mancini, o objetivo das palestras é estimular o debate para uma nova abordagem na gestão dos recursos hídricos nos encontros regionais que ocorrerão ao longo de 2009. “Escolhemos esses temas porque eles se complementam e assim é possível iniciar um debate maior no sistema de gestão dos recursos hídricos do Estado de São Paulo”, declarou Rosa.

Para Júlio, a revitalização deve ser ampla para ser usada como política pública, porém, é necessário que ela tenha um foco. “Quanto maior a bacia hidrográfica, mais difícil é estabelecer o foco e a efetividade das ações”, apontou. O palestrante citou a instalação de aterros sanitários para exemplificar como as ações podem perder a efetividade. “Se não houver um trabalho de educação ambiental na implantação de um aterro sanitário, para mostrar a importância da destinação adequada dos resíduos, ele acabará se tornando um lixão”, explicou.

A pesquisadora Vera Bononi fez uma exposição sobre a importância do planejamento no processo de revitalização. “Não se revitaliza nada sem uma boa base de dados e um planejamento adequado”, destacou. Ela ressaltou as quatro linhas de trabalho do Projeto Ambiental Estratégico Pesquisa Ambiental, que enfatizam ações nas áreas de recursos hídricos, biodiversidade e conservação, bioprospecção e mudanças climáticas globais. Julio acredita que a alternativa coerente é o direcionamento do foco em áreas críticas pequenas, como sub ou microbacias. “Dessa forma, é possível dar visibilidade à população de que a revitalização está sendo efetivada”, acrescentou.
Acesse o link das palestras:
www.ambiente.sp.gov.br/biodiversidade.pdf
www.ambiente.sp.gov.br/revitalizacaobacias.pdf
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.