Panorama
 
 
 

ELETRONUCLEAR É AUTORIZADA A USAR NOVOS DEPÓSITOS DE REJEITOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2009

Usina Nuclear - 12/02/2009 - A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCT) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizaram a Eletronuclear operar os depósitos iniciais 2B e 3 do Centro de Gerenciamento de Rejeitos (CGR), localizado na Central Nuclear de Angra dos Reis (RJ). Os dois órgãos são os responsáveis pelo licenciamento de entrada em operação dos depósitos.

A obtenção das licenças permite dar continuidade às operações das Usinas de Angra 1 e 2 em condições normais, uma vez que os depósitos 1 e 2A estão perto de sua exaustão.

No CGR são armazenados os rejeitos radioativos de média e baixa atividades, que compreendem materiais como vestimentas, ferramentas, filtros, resinas e outros que sofreram contaminação.

O depósito três, cujas obras foram concluídas em abril de 2008, tem a capacidade de armazenar 1.700 embalados de 200 litros de Angra 1; 300 caixas metálicas de 1m³ de rejeitos não compactados de Angra 1; e 3.892 embalados de 200 litros gerados por Angra 2. Já o módulo B do depósito 2, concluído em janeiro de 2008, tem capacidade de armazenar até 3.744 tambores de 200 litros de rejeitos.

O esgotamento da capacidade de armazenamento do CGR se dará em 2020, quando, segundo planejamento da Cnen e da Eletronuclear, o depósito definitivo de rejeitos radioativos já estará implantado.
Com informações da Ascom da Eletronuclear
Assessoria de Comunicação do MCT

+ Mais

Museu Goeldi sedia reunião sobre plano de manejo da Flona de Caxiuanã

Floresta Amazônica - 12/02/2009 - De hoje (12) a segunda-feira (16) a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) recebe a visita dos representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). O grupo será acompanhado pela diretora do Museu Goeldi, Ima Vieira, e pelo coordenador de pesquisa e pós-graduação, Nilson Gabas.

O MMA é representado pela secretária de Biodiversidade e Florestas, Maria Brito, e pelo diretor de Conservação da Biodiversidade, Bráulio Dias; e o ICMBio, pelo seu presidente, Rômulo Mello, e pelo diretor de Conservação da Biodiversidade, Marcelo Marcelino.

O objetivo da visita é conhecer os projetos institucionais desenvolvidos na Flona dentre os quais estão o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio); o Programa de Ecologia, Avaliação e Monitoramento de Florestas Tropicais (Team); o Experimento de Grande Escala da Biosfera – Atmosfera na Amazônia (LBA); e o Experimento de Seca na Floresta (Esecaflor). Na oportunidade, o grupo faz uma discussão inicial do Plano de Manejo para a Flona de Caxiuanã a ser elaborado em ação conjunta do ICMBio com o MPEG.

Experiência bem sucedida, Caxiuanã servirá de modelo a uma estação semelhante proposta para o Parque Nacional de Tumucumaque. O MMA encaminhou solicitação de informações ao Goeldi sobre a gestão da Estação e sua infra-estrutura, entre outros itens.

Localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, a 400 quilômetros de Belém (PA), a Estação, que já tem 15 anos de atuação no campo da pesquisa científica, é fruto de um convênio de cooperação técnica entre o Museu Goeldi e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A ECFPn foi criada com a finalidade de apoiar programas de pesquisa de curto, médio e longo prazos do Museu Goeldi e da comunidade científica nacional e internacional.
Agência Museu Goeldi

+ Mais

CTNBio promoverá audiência pública para discutir o pedido de liberação comercial de arroz transgênico

Organismos Geneticamente Modificados - 12/02/2009 - A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio/MCT) promove no dia 18 de março uma audiência pública para discutir o pedido de liberação comercial de arroz geneticamente modificado tolerante a glufosinato de amônio (Item 01 da Pauta da 120º Reunião Orginária). O objetivo da audiência é reunir informações e sugestões que poderão contribuir para a análise do processo na Comissão. O edital de Audiência Pública nº 03/2009 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (11).

Para participar, os interessados devem preencher o formulário, que ficará disponível na página eletrônica da Comissão, do dia 13 de fevereiro ao dia 13 de março. Os expositores serão previamente escolhidos pela CTNBio. As opiniões, sugestões e comentários deverão ser encaminhados por escrito e com cópia eletrônica - do dia 13 de fevereiro até o dia 13 de março - à Secretaria Executiva da CTNBio e para o endereço eletrônico secretariactnbio@mct.gov.br. As informações devem estar cientificamente fundamentadas e apresentadas em texto identificado e assinado, contendo referências bibliográficas, quando pertinente. A Audiência Pública será realizada das 9h às 13h, no auditório Freitas Nobre, localizado no Congresso Nacional, em Brasília (DF).

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.