Panorama
 
 
 

GOVERNO VAI INVESTIR R$ 220 MILHÕES EM RECICLAGEM DO LIXO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2009

11/02/2009 - Daniela Mendes - Em uma concorrida oficina realizada nesta quarta-feira (11), durante o encontro dos novos prefeitos, em Brasília, representantes do Comitê Interministerial de Inclusão Sócio-Econômica dos Catadores, composto por 13 ministérios, informaram que, em 2009, os investimentos de diversos setores do governo em projetos ligados à reciclagem, coleta seletiva e capacitação de municípios para gestão do lixo ultrapassam R$ 220 milhões.

Segundo o comitê, reconhecer a importância da atuação dos catadores de materiais recicláveis e estimular a inclusão desses trabalhadores no processo de gestão de resíduos dos municípios é uma das prioridades do governo federal.

Eles também apresentaram aos gestores municipais e seus assessores, que lotaram o auditório do Centro de Convenções, propostas para melhorar a gestão do lixo, hoje de responsabilidade dos municípios, com o objetivo de atrair o prefeito para essa agenda que tem implicações econômicas, sociais e ambientais para todo o País.

Silvano Silvério, diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e coordenador da oficina, afirmou que a proposta de Política Nacional de Resíduos Sólidos, que está em tramitação no Congresso Nacional desde setembro de 2007, será um marco legal fundamental para que o País dê um tratamento sustentável para o lixo.

Segundo ele, a proposta contempla todos os tipos de resíduos produzidos nas cidades como os industriais, rurais, hospitalares, da construção civil (que hoje representa 60% dos resíduos gerados no Brasil) e traz um mecanismo já usado por diversos países "a logística reversa", que transfere para o gerador de resíduo a responsabilidade pela coleta e destinação final. "Com a aprovação da lei essa não será mais uma responsabilidade só do prefeito", disse Silvério.

Uma das experiências bem-sucedidas apresentadas pelo MMA na oficina está sendo desenvolvida nas bacias do São Francisco e Parnaíba. O governo está usando recursos da União para estimular a gestão sustentável do lixo, aproximando municípios e incentivando parcerias para a realização de planos integrados de gestão de resíduos sólidos.

"Hoje no máximo 3% do que é retirado do aterro sanitário vai para reciclagem, mas há a possibilidade, já demonstrada, de que esse número seja em torno de 25%", disse Silvano Silvério afirmando que o apoio ao catador é fundamental para um melhor resultado na gestão dos resíduos.

Licenciamento de aterros - Silvano Silvério também alertou os prefeitos dos municípios de pequeno porte, que produzem menos de uma tonelada de lixo por dia, que há um novo instrumento legal para apoiá-los na reciclagem. É a resolução 404/08 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que simplifica o licenciamento de aterros de pequeno porte. Mais informações estão disponíveis no sítio www.mma.gov.br/pnla.

+ Mais

Lula destaca obras do governo federal em municípios brasileiros

10/02/2009 - Suelene Gusmão - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou nesta terça-feira, junto com o presidente Lula, da abertura do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Para uma platéia de prefeitos e prefeitas recém-eleitos, que lotou o auditório, Lula destacou as políticas públicas à disposição dos novos dirigentes municipais. Segundo o presidente, a estatística mostra que os prefeitos brasileiros foram aprovados pela população porque "nunca antes tiveram a quantidade de políticas públicas" à sua disposição. Lula lembrou que num universo de municípios onde os prefeitos foram reeleitos ou receberam apoio do prefeito anterior (cerca de 5.500) em 5.200 deles existe uma obra do governo federal.

Antes do início da cerimônia de abertura do encontro, Lula assinou seis Atos Normativos, entre eles a Medida Provisória sobre a regularização fundiária da Amazônia, que autoriza a doação de terras públicas federais para os municípios. As terras públicas terão de estar localizadas em áreas de expansão urbana. O objetivo da MP é simplificar os procedimentos para a regularização fundiária aos ocupantes de terras públicas rurais da União, no âmbito da Amazônia Legal.

Lula explicou aos presentes o objetivo do encontro, informando sobre os principais temas a serem debatidos no encontro e garantiu aos prefeitos a companhia do governo federal nessa nova jornada.

O Ministério do Meio Ambiente realizará durante todo o dia de hoje oficinas e palestras com a participação do ministro Carlos Minc e demais representantes do ministério. Serão debatidos temas relacionados à produção rural sustentável na Amazônia, o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, controle do desmatamento, ZEE, Fundo Amazônia, saneamento ambiental, entre outros. (Veja programação abaixo)

Além de Minc, prestigiaram o evento os ministros e secretários do atual governo, os novos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Michel Temer, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

O presidente da Associação Brasileira de Municípios, José do Carmo Garcia, solicitou ao presidente que o encontro ocorresse todos os ano, "para que o espaço de debates se consolide", disse. Participaram ainda o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Paulo Lima e Silva, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.