Panorama
 
 
 

PROJETO TRANSFORMA FUTURO DO MANEJO FLORESTAL NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2009

(11/02/2009) O manejo florestal na região amazônica está vivendo um momento histórico de mudança de paradigma. A Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA) coordena um projeto inovador – Rede de Biomassa Florestal – que vai gerar o novo modelo a ser seguido nos próximos 30 anos para se manejar floresta natural e plantada.

O coordenador da Rede de Biomassa Florestal, pesquisador Silvio Brienza Júnior, informa que o novo rumo para exploração sistemática e recuperação de áreas degradadas na Amazônia implica a incorporação às atividades florestais de dois pontos principais: manejo baseado em grupos de espécies e reflorestamento.

"Fazer pesquisa e monitorar manejo a partir de grupos de espécies incluindo as que atingem diâmetros menores do que os atualmente previstos em lei é decisivo para otimizar o uso da floresta. E reflorestamento na Amazônia não pode mais ser visto como uma heresia no meio florestal, como era considerado há 30 anos", explica o pesquisador.

Brienza ressalta que o trabalho envolve também conceitos de inovação, determinantes, segundo ele, para que as pesquisas científicas aconteçam em sintonia com as necessidades do usuário.

O projeto prevê também a construção do Portal Florestal do Estado do Pará. O espaço virtual reunirá e disponibilizará na internet informações que, além de comunicarem à sociedade os resultados e atividades do projeto, poderão servir de subsídio para empresários, legisladores e formuladores de políticas públicas.

SEMINÁRIO

Sílvio Brienza apresenta em Belém, nesta quarta-feira, dia 11 (16h20min, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia), os vários projetos componentes da Rede de Biomassa Florestal, da qual fazem parte pesquisadores da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal Rural da Amazônia, além de representantes do setor privado e de organizações governamentais e não-governamentais ligadas ao setor florestal.

A apresentação do pesquisador faz parte da programação do seminário "Redes de pesquisa induzidas pelo governo do Estado do Pará". O projeto "Rede de `Pesquisa" do governo estadual, orçado em R$ 10 milhões, contempla cinco áreas consideradas prioritárias: pesca e aqüicultura; tecnologia da informação e comunicação; engenharia biológica; energias renováveis; eficiência energética e biomassa florestal.
Izabel Drulla Brandão

+ Mais

Dia de campo aborda o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta na bacia do rio Xingu

(06/02/2009) Pesquisadores da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e parceiros, unidades Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Soja (Londrina, SP), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) e Transferência de Tecnologia (Rondonópolis, RO) organizam dia de campo na Fazenda Certeza, em Querência, MT, Bacia do Rio Xingu, no sábado (7) para a apresentação do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta - ILPF e dos resultados já alcançados desde sua implantação naquela localidade há dois anos.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Ladislau Skorupa, integrante da equipe, “os sistemas de integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta possibilitam aos produtores conciliarem a pecuária bovina e a produção de grãos na mesma área, conciliando também a atividade florestal sustentável”.

“Essa integração permite a intensificação do uso da terra por meio de rotações ou cultivos em sequência, ou mesmo associados, de grãos com pastagens, garantindo a sustentabilidade da produção”, diz o pesquisador.

Benefícios múltiplos

Segundo Skorupa, os benefícios são múltiplos e ocorrem tanto para a agricultura - aumento do teor de matéria orgânica do solo, redução de erosão, supressão de patógenos, entre outros - quanto para a pecuária, com a recuperação química e física dos solos das pastagens e produção de alimentos para a estação seca do ano a custos reduzidos. “Estes sistemas preconizam a rotação de culturas por meio do sistema de plantio direto, utilizando boas práticas agropecuárias e o manejo integrado de pragas, que otimizam o uso de agroquímicos, quando comparados aos sistemas de produção tradicionais”, completa ele.

Do ponto de vista estratégico, para a manutenção das florestas nativas, a adoção dos sistemas propostos reduz a pressão para a expansão da fronteira agrícola, e novos desmatamentos, uma vez que há uma intensificação do uso do solo ao longo do ano, de forma vantajosa e sustentável. Outros benefícios atribuídos ao Sistema ILPF é a redução do uso de agroquímicos e de melhorias nos parâmetros físicos dos solos, aumentando a capacidade de infiltração das águas das chuvas e, com isso, o abastecimento dos lençóis freáticos.

O Dia de Campo irá abordar o funcionamento do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, desafios, controle de invasoras, recomendações fitossanitárias, indicadores físicos de sustentabilidade em sistemas de lntegração, dinâmica de nutrientes, bem como a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), sua importância e recomendações.

São 150 vagas gratuitas e as inscrições podem ser feitas no local.

São parceiros: Bunge, Plantagro Ltda., Assessoria Agronômica, Dow AgroSciences, Fazenda Certeza (proprietário Neuri Winck), Grupo SinAgro, Semear Agrícola, Pioneer e Unipasto.
Cristina Tordin

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.