Panorama
 
 
 

IBAMA/GO FECHA CRIADOURO COMERCIAL DE PÁSSAROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2009

Goiânia (17/02/09) Na última sexta-feira, 13/02, uma equipe de fiscais do Ibama, liderada pelo coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Supes/GO, Leo Caetano Fernandes da Silva, procedeu o recolhimento de 93 aves silvestres de criadouro comercial localizado na Fazenda Felicidade, município de Hidrolândia/GO, na rodovia BR-153, s/nº, Zona Rural, e seu consequente fechamento, com o cancelamento de sua licença, por possuir animais irregulares, sem anilhas, o que foi detectado quando da realização da Operação Grilhões em 06/11/2008.

A Operação Grilhões foi desencadeada na Grande Goiânia pelo Ibama/GO em conjunto com a Polícia Federal - PF, após um minucioso trabalho de investigação, com o objetivo de combater a ação de quadrilhas envolvidas em crimes contra a fauna silvestre, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, principalmente, em relação ao tráfico destes animais, captura na natureza, falsificação de anilhas do Ibama, maus-tratos, comercialização e receptação de aves silvestres e exóticas silvestres sem a autorização do órgão competente, além de falsidade ideológica em relação ao Banco de Dados do Ibama.

Durante a investigação, o nome do criador foi levantado como um dos que “esquentavam” animais silvestres capturados na natureza, ou seja, emitia notas fiscais de venda de aves que não nasceram no criadouro. No dia da operação, foram encontradas 30 aves sem anilhas, materializando, assim, o que foi levantado durante a investigação. Dentre os animais recolhidos naquela oportunidade constam: canários da terra, periquitos e curiós.

Após as multas aplicadas, embargo/interdição e apreensão, a Coordenação de Fauna sugeriu o cancelamento do registro do criadouro. Entretanto, o proprietário, antes do julgamento do processo, propôs a este órgão a entrega dos animais ali abrigados.
Mirza Nóbrega

+ Mais

Ibama coordena operação Piracema integrada

Salvador (26/02/2009) - Equipe de fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista realizou, no período de 16 à 18/02, juntamente com o DNOCS e Associações de Pescadores de Anagé, Rio de Contas e Livramento, uma operação nas Barragens Gavião, Rio de Contas e Trovisco, com a finalidade de inibir a pesca predatória durante a piracema (desova de peixes), com a utilização de redes, tarrafas, arpões e outros apetrechos.

Como resultado da operação, foram apreendidos cerca de 420 metros de redes que brevemente estarão sendo incineradas na presença das entidades envolvidas e meios de comunicação.

O coordenador de fiscalização do Ibama em vitória da Conquista informou que a operação continuará nestas Barragens e em outras da região, mesmo após a Piracema. “O pescador que for pego praticando a pesca com uso de apetrechos proibidos, será autuado, e terá seus apetrechos e peixes apreendidos”, complementou.

E disse mais: “o pescador profissional pego na infração, poderá ser punido com a perda do direito de receber o Seguro Desemprego, que é pago pelo Governo Federal durante o período da Piracema, como forma de ajuda para sobrevivência durante a abstinência a pesca profissional”, concluiu.

Segundo os fiscais, esta operação tem sido realizada há 03 anos pelo Escritório Regional do Ibama em Vitória da Conquista, DNOCS e Associação de Pescadores daqueles municípios.
Carlos Humberto Garcia
Ascom/Ibama/BA

+ Mais

Doados 350 m3 de madeira apreendida para a Prefeitura de Ouro Preto do Oeste em Rondônia

(Porto Velho) - A Superintendência do Ibama em Rondônia assinou termo de doação de madeira apreendida para a Prefeitura do município de Ouro Preto do Oeste, totalizando 352 m3 de madeira, o equivalente a 30 caminhões de tora.

A madeira será utilizada para a recuperação e construção de 247 pontes na zona rural do município, que sofreram a ação das fortes chuvas desta época do ano. Seis linhas (estradas vicinais) estão interditadas e é urgente o restabelecimento do tráfego porque as aulas terão início no dia 02 de março e os estudantes da zona rural estudam na cidade. Segundo o prefeito, Alex Testoni “as pontes rodaram” devido ao período chuvoso e a doação não poderia ser mais oportuna.
Lucia Almeida
Ascom/ Ibama/ RO

+ Mais

Ibama e Colônia de Pescadores acordam sobre legislação da pesca

Porto Velho (26/02/2009) - O Superintendente Substituto do Ibama/RO, Luiz Alberto Lima Cantanhede participou de uma reunião na sede da Colônia de Pescadores Z-1 Tenente Santana, no último sábado (20), onde os pescadores fizeram suas reivindicações.

Ficou estabelecido que as atividades fiscalizatórias diligenciadas pelo Ibama continuarão em conformidade com a legislação vigente, especialmente no que concerne os trechos de rios, espécies e tamanhos de peixes proibidos. E também, no período do defeso 2008/09 o Ibama/RO seguirá orientação legal com base na portaria n° 48/2007, entretanto, considerando o momento atual de proximidade do término do defeso, sua atuação fiscalizatória terá caráter supletivo tal qual nos anos anteriores, tendo em vista essa já constituir-se de ação ostensiva da Sedam e do Batalhão de Polícia Ambiental ao longo dos períodos anteriores.

Além dos pontos acima abordados, ficou acordado que para o próximo período de defeso uma nova portaria será editada contendo regras claras para a pesca em Rondônia.

Estiveram presente o Superintendente Substituto do Ibama, o chefe da divisão de controle e fiscalização do Ibama/RO, o responsável pelo núcleo de pesca do Ibama/RO, representantes da secretaria Especial de Aqüicultura e pesca, a presidente da Colônia de Pescadores Z-1 Tenente Santana, além de representantes das capatazias dos distritos de Calama e Nazaré.
Lucia Almeida
Ascom/Ibama/RO

+ Mais

Peixes ornamentais que iriam para a Suécia são apreendidos no Aeroporto de Belém

Belém (26/02/09) - Na manhã de hoje, fiscais do Ibama apreenderam 80 peixes ornamentais de espécies proibidas, no Aeroporto Internacional de Belém. Os peixes, segundo a descrição na embalagem, eram Rivulus punctatus, espécie permitida para exportação, segundo a Instrução Normativa 203/2008, porém, fiscais do Ibama do Aeroporto e da Coordenação de Ordenamento Pesqueiro (Coope), garantem que a espécie é outra e aguardam avaliação que irá identificar a verdadeira.

De acordo com os analistas ambientais do Ibama em plantão no aeroporto, há suspeita de que a espécie em questão faz parte da lista dos ameaçados em extinção. Eles ainda estão esperando o resultado, porém, é certo que os proprietários fizeram o uso indevido da licença, pois os peixes que seriam exportados não são Rivulus punctatus, e o responsável, além de perder os animais, será autuado pelo crime ambiental.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

+ Mais

Urso Pardo ganha novo recinto no Zôo de Canindé/CE

Fortaleza (26/02/2009)-O Urso Pardo, conhecido como Dimas, apreendido pelo Ibama e destinado ao Zoológico de Canindé/CE, já possui novo recinto construído especialmente para ele de acordo com a Instrução Normativa número 169, de 20/02/2008 - Anexo IV

Para melhor acomodar o animal, foi construído um recinto de 200 metros quadrados e possui um tanque de 15 metros quadrados para que ele possa se refrescar.

Dimas foi encontrado por moradores de Sobral depois de ser abandonado pelo circo em que se apresentava, provavelmente como dançarino e de pronto acionaram o Ibama local. O urso tinha uma lesão no olho direito e foi submetido a uma cirurgia antes de ser liberado para visitação.

Ainda filhote ele teve todas as garras dianteiras retiradas e seus dentes extraídos, restando apenas os molares. O animal também tinha uma corrente apertada no pescoço, que foi removida pelos veterinários e biólogos que o atenderam quando da sua chegada ao zoológico.

Na época da apreensão, Dimas se alimentava basicamente de cenouras e Coca-cola mas no momento está se alimentando de queijo, mel, ovos, cenoura, beterraba, maçã, banana, mamão, couve, carne e ração. “Ele come por dia uma média de 20 quilos”, segundo Alecsandra Tassoni, bióloga do zoologico .

Analistas desta Superintendência responsáveis pelo setor de fauna e Centro de Triagem de Animais Silvestres estão a procura de uma fêmea para fazer o pareamento do urso pardo. Existe uma fêmea no Zôo Estadual do Piauí em Teresina e os técnicos estudam a viabilidade de trazê-la uma vez que o recinto já foi construído prevendo esta possibilidade.
Mariângela Bampi/Ascom-CE

+ Mais

Ibama doa oito toneladas de peixes em Rio Grande

Rio Grande (19/02/2009) Ibama Rio Grande/RS doou na última terça-feira, 17/02, oito toneladas de pescado irregular apreendidos ao Programa Mesa Brasil, do SESC. A apreensão aconteceu no sábado, dia 14, principalmente castanha, do barco pesqueiro São Francisco X. A ação contou com o apoio do 2º Pelotão Ambiental do Rio Grande. A embarcação pesqueira industrial de emalhe de fundo não possuía prévia permissão de pesca e foi autuada em R$ 160.300,00, conforme o o artigo 37 do Decreto Federal 6.514 de 2008. Além do pescado, também foi apreendida a embarcação que ficou com o proprietário como fiel depositário. A embarcação também não possuía o sistema de rastreamento por satélite (PREPS) obrigatório para embarcações daquele porte.

O Programa Mesa Brasil providenciou o repasse do pescado para as 46 instituições cadastradas no programa, e para os Hospitais Universitário (HU/Furg) e Santa Casa. Em torno de 4,5 toneladas o Mesa Brasil repassou à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social do Município de Rio Grande (Smcas), que distribuiu a comunidades carentes dos bairros Santa Tereza, Getúlio Vargas e Vila da Quinta.
Sandro Klippel
Chefe do Escritório Regional
IBAMA Rio Grande/RS

+ Mais

Ibama/CE capacita delegados da Polícia Civil

Fortaleza (17/02/2009) A Equipe da Coordenação de Operações de Fiscalização do Ibama/CE esteve na última sexta-feira, 13/02, ministrando palestra na Academia de Polícia Civil para os 200 novos delegados bacharéis da Polícia Civil, que irão assumir suas funções em março deste ano. O chefe de fiscalização, Rolfran Cacho Ribeiro, e a coordenadora de operações, Magda Pinheiro Novo, falaram sobre os procedimentos adotados pelos fiscais do Ibama em suas fiscalizações de fauna, Sispass,vistorias em criadouros conservacionistas e comerciais.

Hoje, o Ibama procura orientar seus fiscais para a abordagem cidadã, a partir de diagnósticos de cada localidade construídos pela equipe. Eles têm obtido bons resultados nas operações, muitas vezes, com a colaboração de lideranças comunitárias. Trata-se de um trabalho que, pela natureza de sua concepção, envolve inúmeras instituições públicas e diversas secretarias de estado.

É necessário buscar uma política de segurança que valorize o cidadão, garantindo o acesso aos direitos e garantias mais fundamentais prescritos na Constituição Federal, colocando a instituição policial como um dos principais instrumentos de defesa do exercício das liberdades individuais. Nesse caso, a Polícia Civil e o Ibama, de fato necessitam traçar uma política de segurança cidadã que congregue, em princípio, idéias libertadoras que busquem cada vez mais diminuir os abismos existentes entre as instituições policiais e as populações como um todo. Por isso, o Ibama procura levar em consideração as particularidades sociais, políticas, espaciais e econômicas de cada uma delas. Essa mudança em muito tem contribuído para que a população passe a ver o Ibama não mais como um órgão apenas repressor e sim defensor do meio ambiente.
Mariângela Bampi
Ibama/CE

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.