Panorama
 
 
 

PEIXE-BOI RESGATADO IRÁ PARA CRIADOURO DO INSTITUTO MAMIRAUÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2009

Preservação Ambiental - 16/02/2009 - Miriam Marmontel e Rafael Rossato, do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos do IDSM, tiram medidas do peixe-boi, depois de tratá-lo com pomada
Foto: Maria Carolina Ramos - Ascom/Instituto Mamirauá
O criadouro conservacionista do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) receberá mais um filhote de peixe-boi (Trichechus inunguis). O animal foi resgatado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e será encaminhado provavelmente ainda neste mês ao criadouro, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (AM).

O animal está sendo mantido em uma das bases flutuantes da organização, que fica no lago Tefé, para observação e tratamento de alguns ferimentos, antes de sua partida para o criadouro. De acordo com relatos de profissionais que cuidam do filhote, ele foi pego por um pescador depois de ter ficado preso em sua rede malhadeira.

O filhote tem 1,64 metro e 64 quilos e os pesquisadores do IDSM estimam que tenha quase dois anos de idade. O animal está magro e passará por exames antes de partir para a reserva. No criadouro do IDSM, o filhote fará companhia a outro peixe-boi, apelidado de Piti Aranapu, que está sob os cuidados do IDSM desde 2007.

A presença de Piti e, em breve, do outro filhote, colabora para a educação ambiental de adultos e crianças que moram em comunidades próximas ao criadouro. Desde a chegada de Piti à Reserva, o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos, do IDSM e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, vem realizando várias ações voltadas para a conservação da espécie. Entre as atividades, está a parceria com as escolas das comunidades, que incluem nas disciplinas informações sobre o papel do peixe-boi na natureza e aspectos relacionados à caça e extinção da espécie. O criadouro do IDSM é o primeiro do País que se localiza em uma unidade de conservação. A realização do trabalho voltado para educação ambiental também é inédita.

Assim como o filhote de peixe-boi resgatado pelo Ibama neste mês, Piti ficou preso em rede de pesca em junho de 2007. Episódios de capturas de filhotes de peixes-bois em redes são frequentes.

No passado, o peixe-boi amazônico foi vítima de caça comercial intensa que, associada a uma baixa taxa reprodutiva, levou a espécie a ser considerada ameaçada de extinção no País. Atualmente, o animal é protegido por três instrumentos da legislação brasileira. Entretanto, ainda existe uma pressão de caça ao longo de toda sua distribuição, principalmente direcionada para subsistência.
Assessoria de Imprensa do Instituto Mamirauá

+ Mais

Museu Goeldi sedia reunião sobre plano de manejo da Flona de Caxiuanã

Floresta Amazônica - 16/02/2009 - Termina hoje (16) na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), em Belém (PA), a visita de integrantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

O MMA é representado pela secretária de Biodiversidade e Florestas, Maria Brito, e pelo diretor de Conservação da Biodiversidade, Bráulio Dias; e o ICMBio, pelo seu presidente, Rômulo Mello, e pelo diretor de Conservação da Biodiversidade, Marcelo Marcelino.

O objetivo da visita é conhecer os projetos institucionais desenvolvidos na Flona dentre os quais estão o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio); o Programa de Ecologia, Avaliação e Monitoramento de Florestas Tropicais (Team); o Experimento de Grande Escala da Biosfera – Atmosfera na Amazônia (LBA); e o Experimento de Seca na Floresta (Esecaflor). Na oportunidade, o grupo faz uma discussão inicial do Plano de Manejo para a Flona de Caxiuanã a ser elaborado em ação conjunta do ICMBio com o MPEG.

Experiência bem sucedida, Caxiuanã servirá de modelo a uma estação semelhante proposta para o Parque Nacional de Tumucumaque. O MMA encaminhou solicitação de informações ao Goeldi sobre a gestão da Estação e sua infra-estrutura, entre outros itens.

Localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, a 400 quilômetros de Belém (PA), a Estação, que já tem 15 anos de atuação no campo da pesquisa científica, é fruto de um convênio de cooperação técnica entre o Museu Goeldi e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A ECFPn foi criada com a finalidade de apoiar programas de pesquisa de curto, médio e longo prazos do Museu Goeldi e da comunidade científica nacional e internacional.
Agência Museu Goeldi

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.