Panorama
 
 
 

IBAMA EM DOURADOS MULTA FAZENDA POR JOGAR EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NA NATUREZA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2009

Campo Grande (03/03/2009) - Fiscais do Ibama em Dourados apreendem centenas de embalagens de agrotóxicos vazias que foram encontradas em local inadequado numa fazenda, no município de Jateí.

As embalagens foram encontradas jogadas a céu aberto, em área de plantio de soja e no quintal da sede da fazenda.

O arrendatário da Fazenda foi multado em R$10 mil e foi determinado o recolhimento das embalagens que devem ser encaminhadas a um posto credenciado de coleta desse tipo de material em no máximo 30 dias.

Por apresentar riscos de contaminação ao meio ambiente e riscos de intoxicação para quem a manuseia, esse tipo de material deve ser devolvido para a empresa que vendeu o agrotóxico ao produtor imediatamente após o uso ou encaminhado a um dos mais de 12 postos de coleta de embalagens de agrotóxicos existentes em várias regiões do Estado.

O produtor rural precisa encaminhar as embalagens vazias para um Posto de Coleta, em até no máximo um ano após a compra e uso do produto. Até lá as embalagens vazias precisam estar armazenadas em local fechado e coberto assim que forem usadas até que possam ser devolvidas e retiradas da natureza.

Além da multa, o produtor fica sujeito a um processo administrativo no Ibama MS.
Mariza Pontes de Oliveira
Ascom/Ibama/MS
Fotos: Fiscalização Ibama MS

+ Mais

Ibama Uberlândia promove encontro para orientar criadores amadoristas de passeriformes

Uberlândia/MG (04/03/09) – Criar aves da fauna silvestre em residências é permitido, desde que sejam seguidas as normas do Ibama, que é o órgão ambiental federal responsável pelo controle do setor. Essa foi a temática inspiradora do I Encontro Sispass/Ibama do Triângulo e Alto Paranaíba 2009, promovido pelo Escritório Regional de Uberlândia (Esreg) com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (Amvap).

O encontro reuniu cerca de cem pessoas, entre servidores do Ibama, presidentes de associações de criadores amadoristas de passeriformes da região e representantes da Polícia Militar. O chefe do Esreg Uberlândia, Aloísio Romar, abriu a reunião e deu boas-vindas aos presentes. Ele destacou o objetivo do encontro: orientar os usuários do Sispass sobre as normas vigentes e tirar dúvidas sobre a utilização do sistema.

Raquel Sabaini, coordenadora-substituta de Gestão de Fauna Silvestre do Ibama Sede, fez um breve histórico sobre a legislação pertinente ao assunto. Ela expôs os principais problemas detectados pelo Ibama: a duplicação, falsificação e venda de anilhas, comercialização de aves pelo criadores amadoristas e o registro de criadores “laranjas”. Lembrou que, segundo o Código Penal Brasileiro, falsificar anilha (selo) e documento público pode resultar em reclusão de dois a seis anos e multa. Para Raquel, a criação do Sispass facilitou a detecção de irregularidades e deu mais transparência ao sistema de controle.

O chefe do Núcleo de Fauna da Superintendência de Minas Gerais, Júnio Augusto Silva, ressaltou que o ordenamento e a moralização da criação amadorista de passeriformes reduz o esforço de captura na natureza e o tráfico. Júnio alertou os presentes para o fato de que a maioria (70%) dos cadastrados no Sispass deixa de efetuar transferência dos pássaros pelo sistema. Ele ainda chamou atenção para o Artigo 24 do novo Decreto Federal nº 6514, em vigor desde o ano passado, que determina a apreensão de todo o plantel de criação no caso de haver divergência de quantidade e espécie. E concluiu avisando: “O Ibama não reconhece transações comerciais entre criadores amadoristas”.

O Tenente-Coronel PM da 5ª Companhia Independente de Meio Ambiente e trânsito, Isauro Reis, elogiou a iniciativa do Ibama. “Esperamos ter mais encontros como este, que possibilitam o contato com representantes do setor”, comentou. Sobre a fiscalização, foram abordados os procedimentos e posturas adotados pelo Ibama e Polícia Ambiental durante inspeções em residências.

Fatos/números do Sispass

Em 1972 foi criada a categoria de criador amadorista. Em 2001, o Ibama assumiu o controle da atividade. Em 2003, surge o Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (Sispass).

As espécies mais criadas estão as canoras - o curió, canário-da-terra, trinca-ferro-verdadeiro e o papa-capim.

São Paulo possui mais de 900 mil pássaros/aves com 51.966 criadores e Minas Gerais mais de 700 mil pássaros/aves com 51.054 criadores.

Serviço: Fale Conosco Sispass: sispass.sede@ibama.gov.br
Texto e fotos: Kezia Macedo
Esreg Uberlândia/MG

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.