Panorama
 
 
 

MP DE SÃO PAULO QUER QUE NORMA DO CONAMA SOBRE TEOR DE ENXOFRE NO DIESEL SEJA CUMPRIDA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2009

3 de Março de 2009 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O Ministério Público (MP) quer que o estado de São Paulo, a Petrobras, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) e todas as montadores de veículos a diesel sejam responsabilizados pelo descumprimento da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conoma) que prevê a comercialização de diesel com no máximo 50ppm (partes por milhão) de partículas de enxofre.

A ação pede também que o diesel co baixo teor de enxofre seja vendido em pelo menos uma das bombas de postos de abastecimento das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Santos.

O MP quer, ainda, que a liminar suspenda a comercialização, no estado, a partir de 60 dias, de veículos novos movidos a diesel em desacordo com a resolução do Conama e a suspensão do registro e licenciamento dos veículos no prazo de 70 dias. “Em caso de desobediência os envolvidos estarão sujeitos à multa diária de R$ 100 mil”, informa a nota.

A Petrobras informou à Agência Brasil que ainda não foi notificada sobre a ação e, por isso, “não se pronunciaria a respeito” do assunto.

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Petrobras começa a produzir gasolina com 3% de etanol no Japão

3 de Março de 2009 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A Petrobras começa a produzir no Japão a gasolina com mistura de 3% de álcool (E3). A medida é o primeiro passo da empresa no seu projeto de entrar no mercado asiático, comercializando o etanol brasileiro.

Segundo nota divulgada pela empresa, a Brazil Japan Ethanol – joint venture formada pela estatal brasileira e pela a empresa japonesa de álcool Japan Alcohol Trading – inaugurou nesta segunda-feira (02), no Japão, a primeira unidade para produção de E3 - combustível formado pela mistura de gasolina com 3% de adição de etanol.

A capacidade de produção da usina é estimada em até três milhões de litros de E3 por mês. O combustível será distribuídos a postos independentes. A fornecedora da gasolina para o projeto será a refinaria Nansei Sekiyu, em Okinawa, que a Petrobras tem 87,5% de participação.

Com o empreendimento, a Petrobras espera “demonstrar ao empresariado japonês a viabilidade técnica e econômica para a entrada no país de um novo combustível, que além de eficiente, é mais ecológico”.

A construção da usina, iniciada em outubro de 2008, faz parte do Projeto Sodegaura, uma parceria da Brazil Japan Ethanol com o Ministério do Meio Ambiente do Japão, que tem como objetivo a introdução do E3 no mercado japonês.

A Petrobras informou, ainda, que a usina está instalada na cidade de Sodegaura, em Kanto, na Região Central do Japão, e que responde por 40% do volume total de gasolina consumida naquele país.

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Cidades e Meio Ambiente vão implementar inspeção veicular ainda este ano

4 de Março de 2009 - Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Ainda este ano deverá passar a ser obrigatório que todos os veículos automotivos do país passem pela inspeção veicular. Em reunião na tarde de hoje (4), os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e das Cidades, Márcio Fortes, decidiram se antecipar ao projeto de lei, que tramita há oito anos na Câmara dos Deputados.

A obrigatoriedade da inspeção veicular, que já está prevista no Código Brasileiro de Trânsito, deverá sair do papel por meio de um decreto ou de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Contran já tem uma resolução sobre o assunto, que está suspensa. Existe também a possibilidade de que ela seja retomada.

“A inspeção veicular ajuda a fechar três buracos: o da camada de ozônio, o do pulmão, que é atingido pela fumaça, e o do bolso, já que os veículos bem regulados consomem menos combustível”, explicou Minc.

Segundo ele, a norma poderá seguir os moldes da lei, que já existe no estado do Rio de Janeiro, onde a inspeção é obrigatória há 12 anos. Lá, as punições começaram primeiro pelos veículos grandes, como ônibus e caminhões, e pelos veículos comerciais. Só oito anos depois da vigência da lei é que os carros menores começaram a ser punidos, quando não eram aprovados na inspeção.

Já Márcio Fortes ressaltou o aumento da segurança como um dos motivos para agilizar o início da inspeção. “Eu ressalto ainda um quarto buraco que não foi citado pelo ministro Minc, o da vida. Os itens de segurança, como os freios, por exemplo, também serão inspecionados. E com um carro desregulado você pode matar e pode morrer”, ressaltou Fortes.

O presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, e o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que faz parte da Comissão de Viação e Transportes, também participaram da reunião.

Para Hugo Leal, não há nenhum inconveniente na antecipação do Poder Executivo ao editar um decreto ou uma resolução antes da aprovação da lei pelo Congresso Nacional. “A lei já existe e está no Código de Trânsito. O que os ministros estão fazendo é colocar em prática. A nova lei virá como uma cereja no bolo, amarrando todos os detalhes que faltarem”, avaliou.

Nos próximos dias os setores jurídicos dos ministérios e da Casa Civil devem se reunir para decidir se a norma será editada por decreto ou por resolução e como deverá ser feita a implementação de medidas punitivas para os carros que apresentarem problemas. Segundo os ministros, também serão avaliadas as formas de incentivar os estados a implementar a inspeção, uma vez que os Departamentos de Trânsito (Detran) são órgãos estaduais.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

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