Panorama
 
 
 

PAPUA GANHA PRIMEIRA ÁREA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2009

Moradores do entorno da YUS, nome dado à reserva, se comprometeram a proteger a floresta tropical na qual habitam os cangurus-de-árvore

Port Moresby, Papua Nova Guiné, 04 de março de 2009 — O governo da Papua Nova Guiné, país localizado no sudeste asiático e que abriga alguns dos ecossistemas biologicamente mais diversos do planeta, criou a sua primeira área nacional de conservação para preservar parte de sua floresta tropical.

A decisão do governo do país foi tomada com o apoio de comunidades locais vizinhas à área declarada protegida e resulta de mais de uma década de trabalho de biólogos conservacionistas do zoológico Woodland Park, de Seattle, nos Estados Unidos, e da ONG Conservação Internacional (CI).

A nova área de conservação foi batizada com as iniciais dos nomes dos três principais rios da Península de Huon: o Yopno, o Uruwa e o Som. A YUS protege uma área de 187.800 acres (76.000 hectares ou 1000 quilômetros quadrados) de floresta tropical que se estende da costa norte até as montanhas no interior do país.

A YUS representa um modelo de práticas modernas de conservação, pois oferece vários benefícios tanto para a vida selvagem quanto para as pessoas. Como florestas tropicais armazenam uma quantidade enorme de carbono, sua proteção evita a liberação desse gás de efeito estufa, que é uma das principais causas da mudança climática. O ecossistema da floresta é rico em várias formas de vida e provê inúmeros recursos e serviços que representam a base de sustento de dez mil moradores rurais que vivem no entorno da reserva. Além disso, a floresta é o habitat dos cangurus-de-árvore de Matschie, uma espécie classificada como "Ameaçada" pela União Mundial para a Natureza (IUCN, na sigla em inglês) e uma das criaturas mais singulares do planeta, com uma cabeça similar à dos ursos, uma cauda espessa e uma bolsa de marsupial.

"Ao criar a primeira área nacional de conservação, o governo e as pessoas da Papua Nova Guiné estabeleceram uma zona de segurança que era muito necessária para a biodiversidade insubstituível que essa área abriga", diz Lisa Dabek, diretora de conservação de campo do zoológico Woodland Park e do Programa de Conservação do Canguru-de-Árvore (TKCP, na sigla em inglês).

Com o apoio da CI e da National Geographic, pesquisadores do TKCP trabalharam com os proprietários de terra e com o governo da Papua Nova Guiné durante mais de 12 anos para criar a YUS, que constitui a primeira área de preservação oficializada pelo Ato de Conservação de Áreas, aprovado em 1978 pelo governo do país. A declaração dessa área protegida também marca a primeira vez que mais de 35 vilarejos indígenas da região participaram de uma ação conjunta para proteger a floresta, a vida selvagem e os ecossistemas onde vivem, que são vitais para a manutenção de sua cultura e de seu sustento.

Embora o território permaneça sob propriedade privada local, os moradores rurais da região se comprometeram formalmente a proibir a caça e as atividades econômicas de alto impacto ambiental desenvolvimento, como exploração de madeira e mineração, na área protegida. A conservação das florestas tropicais da YUS vai evitar com que cerca de 13 milhões de toneladas de carbono que atualmente são armazenadas na biomassa da floresta sejam liberadas na atmosfera como dióxido de carbono.

"Essa nova área de conservação mostra quanto benefício se pode alcançar quando governos e pessoas trabalham juntos", afirma o presidente da CI, Russell A. Mittermeier, que visitou a região no ano passado. "Espero que outros países com florestas tropicais sigam esse exemplo de combate à mudança climática e promovam a conservação simultânea dos ecossistemas dos quais as pessoas dependem, e que a comunidade internacional adote um tratado de mudança climática que compense o valor do seqüestro de carbono dessas florestas tropicais protegidas".

O Fundo de Conservação Global da CI, que forneceu mais de US$ 1 milhão desde 2002 para apoiar o trabalho do TKCP com as comunidades e os proprietários de terra, se comprometeu a doar mais US$ 1 milhão para ajudar a estabelecer um fundo para o financiamento de longo prazo da YUS. O zoológico de Woodland Park.contribuirá com uma contrapartida de igual valor.

O governo alemão, por meio da LifeWeb Initiative, também fez uma doação à CI e ao zoológico Woodland Park para amparar a YUS, os projetos de desenvolvimento comunitário da Papua Nova Guiné e as pesquisas que estudam os efeitos da mudança climática sobre espécies presentes na área protegida.
Conservação Internacional
Isabela Santos
Diretora de Comunicação

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.