Panorama
 
 
 

BANCO MUNDIAL FAZ ÚLTIMA MISSÃO PARA AUTORIZAR O RS BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2009

(11/03/2009) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) será a Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) RS Biodiversidade nesta última fase. O anúncio foi feito aos técnicos do órgão internacional pelo secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, em reunião na tarde desta quarta-feira (11), na sede da Sema, em Porto Alegre. Nas fases preparatórias, a responsabilidade era da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) com a participação da Sema e parceria com a Secretaria estadual da Agricultura, Emater e da Fundação de Pesquisas agropecuárias (Fepagro).

Os técnicos Financeiro e de Aquisições do Banco Mundial farão relatório ao Global Enviroment Facility (GEF), que é o fundo global do meio ambiente, para a implementação do RS Biodiversidade. A expectativa do secretário é que o convênio entre o governo gaúcho com o organismo internacional seja firmado ainda neste primeiro semestre. O acordo prevê o aporte de US$ 5 milhões do GEF.

O RS Biodiversidade - Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – é uma das políticas do Governo do Estado com o objetivo de promover a conservação e recuperação da biodiversidade, mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, com vistas ao desenvolvimento regional.

O relato dos trabalhos desenvolvidos até aqui e o planejamento para a etapa de execução foram apresentados ao analista financeiro do Banco Mundial, João Vicente, e ao analista de Aquisições, Frederico Rabello.

+ Mais

Educação ambiental inclusiva começa a ser traçada

(10/03/2009) Ocorreu nesta terça-feira (10) a primeira reunião para o encaminhamento das ações previstas no Protocolo de Intenções assinado em janeiro entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Fundação Zoobotânica (FZB) e Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas para Pessoas Portadoras de Deficiências e de Altas Habilidades no RS (FADERS).

O Protocolo estabelece ações integradas entre os três órgãos para o desenvolvimento de políticas públicas, programas e ações de educação ambiental voltadas a pessoas portadoras de deficiências (PPDs) e de altas habilidades, oportunizando-lhes formação e ampliação de conhecimentos.

O encontro de hoje definiu como necessidade prioritária a realização de diagnóstico da acessibilidade aos portadores de deficiências e altas habilidades no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, Jardim Botânico de Porto Alegre e Museu de Ciências Naturais, administrados pela FZB, e em unidades de conservação geridas pela Sema, especialmente os parques estaduais Itapuã, Itapeva e Delta do Jacuí. O diagnóstico terá que apontar quais as condições atuais nessas áreas de visitação com relação, por exemplo, a rampas, corrimãos, banheiros e bebedouros adaptados a portadores de deficiências visual, auditiva, mental e física e de altas habilidades, além de vídeos legendados para esse público, no caso de palestras explicativas sobre os locais.

Outro encaminhamento diz respeito à inclusão de intérprete de libras em eventos de educação ambiental a serem promovidos pela Sema e o cuidado na realização dessas atividades em locais com acesso adequado às PPDs.

Participaram da reunião as coordenadoras do Programa Pró-Mar-de-Dentro e da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Maria Elisabete Ferreira e Lílian Zenker; os coordenadores da Educação Ambiental da FZB e do Jardim Botânico, Laura Tavares e José Fernando Rosa Vargas, e os assessores técnicos de educação da FADERS, Jorge Amaro de Souza e Clarissa Alliati Beleza.
A próxima reunião está marcada para 23 de março.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.