Panorama
 
 
 

DENÚNCIAS CONTRA ÓRGÃOS AMBIENTAIS SERÃO APURADAS POR CORREGEDORIA DA SMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2009

11/03/2009 - Secretaria do Meio Ambiente passa a contar com uma corregedoria própria para apurar denúncias de possíveis irregularidades nos órgãos vinculados.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA passa a contar com uma corregedoria administrativa própria para fiscalizar as atividades das unidades a ela vinculadas, promovendo a regularidade dos procedimentos e a aplicação uniforme da legislação. Caberá, ainda, ao novo órgão apurar eventuais irregularidades para as providências cabíveis no âmbito das próprias unidades ou para instruir a Procuradoria Geral do Estado.

Para isso, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, assinou a Resolução SMA-013, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 11.03, detalhando as atribuições do órgão, conforme previsto nos artigos 139 e 140 do Decreto nº 53.027, de maio de 2008.

O advogado Renato Ramalho de Oliveira, nomeado para o cargo de corregedor, ressalta o aspecto inovador da medida que abre um canal para a população encaminhar denúncias, o que, na sua opinião, deverá “contribuir para a melhoria da atuação da SMA”. Para isso, o primeiro passo será a divulgação do endereço eletrônico corregedoria@ambiente.sp.gov.br e do telefone 0 xx 11 3133.4033, pelos quais a comunidade terá acesso ao serviço.

Recebendo queixas ou reclamações contra servidores, a corregedoria procederá à verificação preliminar dos fatos denunciados e, se procedentes, proporá à autoridade competente, a instauração de sindicância ou inquérito administrativo, fornecendo-lhe todos os dados apurados na verificação preliminar. No caso de servidores de entidades não diretamente vinculadas à SMA, a Corregedoria Administrativa colherá os elementos preliminares de instrução e os remeterá à Corregedoria Geral do Estado para as providências cabíveis, procedendo ao acompanhamento e prestando o apoio que lhe for solicitado.

O corregedor, no entanto, faz questão de ressaltar que não se trata, exclusivamente, de apurar denúncias de irregularidades. Conforme a resolução, a corregedoria deverá propor ao secretário medidas de racionalização administrativa objetivando a melhoria técnica ou administrativa dos serviços prestados. Para isso, deverá realizar a fiscalização das atividades das unidades vinculadas à SMA por meio de “correções periódicas ou extraordinárias” para, se for o caso, propor medidas saneadoras e disciplinares para a regularização de anomalias técnicas ou administrativas verificadas. Constatada qualquer irregularidade, a Corregedoria fixará prazo para que seja sanada.

No caso de irregularidade grave, não sanável no âmbito da unidade fiscalizada, o fato será levado ao conhecimento da autoridade competente para que esta tome as medidas administrativas cabíveis.

Além do corregedor, o órgão poderá contar com até cinco corregedores-auxiliares, dispondo ainda da prerrogativa de poder solicitar a cessão temporária de qualquer servidor da SMA, para apoiar o trabalho de fiscalização. A resolução prevê, ainda, que os membros da corregedoria terão livre acesso a quaisquer dependências e unidades da pasta, com autoridade para examinar documentos e processos que julgarem necessários. Essas atividades serão desenvolvidas em estreita articulação com a Ouvidoria Ambiental e com a Comissão de Ética.
Texto: Mewton Miura Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.