Panorama
 
 
 

MMA REÚNE OS 19 MUNICÍPIOS QUE MAIS DESMATAM EM MATO GROSSO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2009

06/03/2009 - Carlos Américo - A rodada de seminários que o governo federal está promovendo nos estados amazônicos e que abre a Operação Arco Verde chega a Cuiabá, no Mato Grosso, nesta segunda-feira (9). Do encontro participarão representantes de diversas secretarias do governo estadual ligadas à regularização fundiária, ao desenvolvimento econômico e ao meio ambiente, além de prefeitos dos 19 municípios que mais desmatam no Mato Grosso, segundo colocado na lista dos estados com maiores índices de desmatamento, e representantes do setor produtivo e da sociedade civil.

Nesta sexta-feira (6), durante o I Seminário Estadual da Operação Arco Verde, em Belém do Pará, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke falou para os prefeitos paraenses que o governo federal tem a intenção de visitar cada um dos 36 municípios da Amazônia Legal, que são alvos da Operação Arco Verde, para acompanhar de perto a necessidade de cada região.

Durante o seminário, Krakhecke afirmou que as políticas a serem desenvolvidas pela operação Arco Verde devem ser trabalhadas em todas as esferas do governo conjuntamente com a sociedade e precisam avançar muito na criação de alternativas econômicas para os municípios. Para o secretário, também é necessário fazer uma lista dos municípios que se destacam com iniciativas de replantio e outras ações que prevalecem o desenvolvimento sustentável.

Representantes do governo federal e estadual, secretários municipais de meio ambiente e técnicos dos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, das Cidades e do Desenvolvimento Agrário, além da Embrapa, Conab e Incra participaram do seminário de abertura da Operação Arco Verde no Pará. O estado foi escolhido para dar início às ações do MMA porque lidera a lista dos campeões em desmatamento, com 12 de seus municípios na lista dos 36 que mais desmatam.

Políticas públicas - Os prefeitos paraenses acreditam que ouvir os municípios e a sociedade facilitará na identificação de políticas públicas para a região e que ajudará a mudar o modelo econômico predatório da floresta, que é usado hoje nessas cidades. Durante o seminário, os prefeitos solicitaram ao governo a disponibilização de profissionais habilitados para auxiliar as cidades na elaboração e formatação de projetos, inclusive para tentar recurso do Fundo Amazônia.

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, elogiou a operação. No entanto, ele lamentou que o início da Arco Verde não tenha ocorrido junto com as ações da operação Arco de Fogo, em março de 2008.

+ Mais

Projeto Gestar é modelo para combate à degradação ambiental

06/03/2009 - Carlos Américo - No I Seminário Estadual da Operação Arco Verde, em Belém do Pará, nesta sexta-feira (6), foi apresentado aos participantes o Projeto Nacional de Gestão Ambiental Rural do Ministério do Meio Ambiente. Paulo Guilherme, diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, alertou os representantes estaduais e municipais para a necessidade de ações locais. "É preciso elaborar um plano local de desenvolvimento sustentável, com base territorial", disse.

Paulo informou que o MMA está à disposição das prefeituras para implementar o projeto. Ele destacou, também, a importância do zoneamento ecológico-econômico como delimitador das atividades econômicas na região. Aliado ao programa de regularização fundiária, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, o ZEE é uma ferramenta eficiente na gestão sustentável, destacou.

O Projeto Nacional de Gestão Ambiental Rural (Gestar) é um dos programas do MMA voltados para os municípios e já atende a grande parte deles na região amazônica, sendo dois territórios no Pará e outros dois no Mato Grosso, além de municípios no norte de Minas Gerais. Seu foco é estimular a mudança no modelo de desenvolvimento econômico dessas regiões inserindo critérios de sustentabilidade. O Gestar projeta um modelo de consolidação do desenvolvimento rural sustentável, buscando a melhoria da qualidade ambiental e da condição de vida da população por meio de motivação, capacitação e engajamento das comunidades.

O Gestar é uma política pública coordenada pelo Departamento de Gestão Ambiental e Territorial do Ministério do Meio Ambiente e concebida para incorporar e institucionalizar as recomendações da Agenda 21 Brasileira, aprovada na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Eco 92.

A sua concepção está baseada na construção participativa de compromissos de gestão ambiental rural, apoiando-se na interrelação das pessoas nas comunidades, das entidades da sociedade civil organizada, das escolas, das universidades e dos governos sobre um mesmo território. Nele convergem as aspirações e propostas de ação de governança e de gestão ambiental da população envolvida, desde as pessoas nas bases comunitárias até as mais distintas formas de representação de interesses locais, municipais, intermunicipais e regionais.

O Gestar foi criado para fortalecer a capacidade técnica das instituições governamentais dos governos federal, estadual e municipal e de organizações e entidades da sociedade civil, além do setor da economia que direta e indiretamente estejam vinculados à temática ambiental rural.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.