Panorama
 
 
 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS, UM ASSUNTO EM PAUTA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2009

12/03/2009 - Projeto “Planeta Sustentável” promove debate sobre clima com presenças de autoridades, de empresários e de especialistas ambientais.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, enfatizou, em encontro na Capital, em 12.03, a necessidade de inventários de fontes de emissão de gases de efeito estufa. “Os dados que dispomos estão absolutamente desatualizados”, alertou. Ele relatou que o Estado de São Paulo está promovendo um esforço para finalizar seu inventário de fontes até dezembro de 2010, com base no qual deverão ser produzidas as metas setoriais.

Graziano explanou sobre o assunto no evento organizado pelo “Planeta Sustentável”, projeto de comunicação da Editora Abril, em parceria com empresas, que reuniu autoridades, especialistas de meio ambiente e representantes do empresariado nacional, para discutir os problemas decorrentes das mudanças climáticas e alternativas viáveis e concretas para os próximos anos. O projeto busca estimular a prática da sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida.

Xico Graziano, que integra o Conselho do Planeta Sustentável, que reúne 41 autoridades de diversas áreas, participou do primeiro debate do dia, que contou com as presenças do presidente da empresa agropecuária Sadia, Gilberto Tomazoni, do coordenador executivo de meio ambiente e sustentabilidade da empresa de mineração Vale do Rio Doce, Katsuo Homma, e a mediação da diretora de Redação da Revista Exame, a jornalista Claudia Vassalo.

As discussões foram iniciadas a partir da palestra “O Brasil na economia de baixo carbono”, realizada por Stefan Matzinger, da McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial, que produziu a publicação “Caminhos para uma economia de baixa emissão de carbono no Brasil”. O trabalho abrange um grande número de dados sobre as emissões de gases de efeito estufa – GEE – no país e inclui a quantificação de custos de implantação de projetos, visando a “discussão sobre a melhor forma de reduzir as emissões no Brasil”.

O relatório lembra pesquisa realizada pelo World Resources Institute, segundo o qual o Brasil é o 4º maior emissor de gases de efeito estufa na atmosfera, mas ressalta que “no horizonte até 2030, é também um dos cinco países com maior potencial para reduzir essas emissões”.

Comentando sobre as oportunidades e empecilhos em face da atual crise mundial, Xico Graziano afirmou que o papel de liderança dos EUA, em especial nas questões ambientais, será fundamental e, com certeza, terá implicações globais, inclusive no Brasil. Por outro lado, ele defendeu uma postura pró-ativa dos responsáveis pelas políticas públicas brasileiras e também da sociedade brasileira, que deve exercer sua capacidade de pressão sobre os governantes, para a criação de uma “economia verde”.
Texto: Mário Senaga Fotografia: José Jorge/Pedro Calado

+ Mais

Varal de Verão: mostra reúne fotógrafos apaixonados pelo Jardim Botânico

11/03/2009 - Fotos serão expostas em varais para mostrar, aos freqüentadores, um novo olhar sobre o ambiente.

A paixão pela fotografia e pelo Jardim Botânico de São Paulo é a liga que une os membros do grupo “Os Infocáveis”. São fotógrafos, amadores e profissionais, que costumam se reunir no Botânico para cultivar o gosto pela fotografia enquadrando as belas imagens da natureza exuberante, ao lado das belas instalações arquitetônica, unidas nessa unidade de conservação.

O resultado dessa predileção poderá ser admirado nos próximos dias 14 e 15 março, na Exposição de Fotografias Varal de Verão Infocáveis, ao ar livre, no próprio Jardim Botânico. Serão 45 trabalhos, sendo três de cada fotógrafo, que ficarão expostos em varais instalados nas áreas de circulação do jardim para despertar o interesse dos freqüentadores do local. O objetivo, segundo os expositores, é mostrar que existem diversas maneiras de se olhar e interpretar o ambiente.

O grupo já realizou exposições coletivas no próprio Jardim Botânico e em Paraty, cidade do Estado do Rio de Janeiro, num evento paralelo ao Paraty em Foco, ambas em 2007. Para 2009, estão programados quatro varais, um para cada estação do ano.

Os fotógrafos que participam da exposição são: Adriana Castro, Amanda Vivan, Carlos Eduardo Godoy, Claudete Fogolin, Cristina Sá, Ed Galazzi, Flávia Lopes, Isabela Vistue, Janine Bergmann, Jorge Travassos, Kátia Alessandra, Massao Uehara, Paulo Paiva, Robson Castro e Tuvy Dahlström.

O Jardim Botânico de São Paulo localiza-se na Avenida Miguel Stéfano, 3.031, no bairro da Água Funda, na Zona Sul da Capital. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Os ingressos custam R$ 1,00 para estudantes e R$ 3,00 para o público em geral. Crianças de até dez anos, adultos com mais de 65 anos e portadores de necessidades especiais, são isentos da cobrança.
Mais informações pelo fone 11-5073.6300 e pelo site www.ibot.sp.gov.br.
Texto: Newton Miura

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.