Panorama
 
 
 

PRODUTORES DE ARROZ RECEBEM CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2009

(09/03/2009) O secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, fez a entrega, no sábado (07), junto com outras autoridades do governo gaúcho, do Selo Ambiental, instituído pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), para sete produtores. Os agraciados – cinco deles são da Fronteira Oeste, um do Litoral Sul e outro da Planicie Costeira que desenvolvem práticas sustentáveis em suas lavouras. Berfran pretende visitar estas plantações para conhecer o manejo e pretende divulgá-las para que sirvam de estímulo e incentivo às demais propriedades.

Assim como o Irga, que criou o Selo Ambiental para o setor orizícola, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente está trabalhando na instituição do Selo Ambiental para todos os setores da economia gaúcha. “É importante valorizar e reconhecer todo aquele que prioriza o cuidado com o meio ambiente em suas atividades econômicas. O RS já avançou bastante, mas é necessário ainda mais. As atuais gerações são mais atentas e comprometidas com a causa ambiental, que não pode ser só do governo ou das ONGs ambientalistas. O meio ambiente é de todos e, como tal, deve ser respeitado e conservado por todos”.

+ Mais

Setor de engenharia e arquitetura será parceiro da Sema na qualificação da gestão ambiental local

(12/03/2009) O encontro com entidades e associações de engenheiros e arquitetos do Rio Grande do Sul com o secretário Berfran Rosado, ocorrido na manhã desta quinta-feira (12) deu espaço para a troca de impressões e avaliações sobre os serviços ambientais oferecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Fepam. Além destas análises, o setor reconheceu que pode interagir mais com os órgãos ambientais e pode se aliar à Sema, oferecendo cursos e capacitação para os técnicos dos municípios que estão habilitados ou buscam a qualificação no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga).

Berfran informou que tem entre suas prioridades a qualificação dos serviços, sobretudo, os licenciamentos ambientais, a intensificação da política de descentralização, através dos balcões unificados, além do aumento de ações de fiscalização. Por sua vez, as entidades se comprometeram a fazer outras sugestões à secretaria, a fim de aumentar a interação do setor com os órgãos ambientais. Neste sentido, ficou acertada uma reunião entre os profissionais de engenharia e arquitetura com os técnicos do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) para breve.

Dentre as sugestões que surgiram ainda na reunião, destaca-se a da Sociedade de Engenharia, que entende ser importante a criação de conselhos regionais de meio ambiente, também no conceito de descentralização. Berfran lembrou que o Ministério Público estabeleceu sua regionalização ambiental baseando-se nas bacias hidrográficas, o que também poderia ser feito pelos órgãos ambientais do Estado, garantindo a facilitação dos trabalhos em todas as esferas.

Estiveram presentes ao encontro, o diretor do DRH da Sema, Paulo Paim e diretores da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge); Sociedade de Engenharia do RS (Sergs); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea); Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS); Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinducon-RS); Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco-RS).
ASSECOM SEMA
Texto e Coordenação: Jornalista Lurdes Nascimento

+ Mais

Rosário do Sul terá secretaria de Meio Ambiente

(11/03/2009) Prefeito Padilha, Secretário Berfran, Vereadora Catarina Vasconcelos e Secretário da Fazenda Bandeira Braga.
Com o objetivo de integrar o SIGA, programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) que qualifica os municípios a fazerem sua gestão ambiental, o prefeito de Rosário do Sul, Ney Padilha (PSB), reuniu-se, na tarde da terça-feira (10) com o secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado. Acompanhado pela vereadora do PPS, Catarina Vasconcelos, e pelo secretário municipal da Fazenda, Bandeira Braga, o prefeito Ney anunciou que irá criar a secretaria de Meio Ambiente de Rosário e, desta forma, assumir os serviços ambientais, entre eles o licenciamento ambiental para empreendimentos de impacto local.

Berfran saudou a iniciativa de Rosário, destacando a responsabilidade ambiental que os governos devem ter, empreendendo ações de gestão, de educação ambiental e do estabelecimento de políticas públicas para a área. “Quanto mais os municípios perceberem a importância de assumirem a gestão ambiental e oferecerem serviços ambientais de qualidade, mais ganhará a população local”, sublinhou o secretário, informando que a expectativa da Sema é de que todos os municípios estejam dentro do SIGA até o final deste ano. Atualmente, 212 cidades integram o programa.
ASSECOM SEMA
Texto e Coordenação: Jornalista Lurdes Nascimento

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.