Panorama
 
 
 

LOBÃO CRITICA DIFICULDADE NA OBTENÇÃO DE LICENÇAS PARA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2009

13 de Março de 2009 - Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O ministro de Minas de Energia, Edison Lobão, criticou hoje (13) a dificuldade na obtenção de licenças para construção de usinas hidrelétricas. “É mais fácil subir em um pau de sebo do que conseguir licenças para hidrelétricas no Brasil.” Segundo ele, o país tem 77% de capacidade hídrica para ser aproveitada. “Mas não nos deixam fazê-lo.”

Durante a posse do novo presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, Lobão ressaltou que em dez anos o país vai precisar gerar mais 54 mil megawatts de energia e construir 36 mil quilômetros de linhas de transmissão para atender a demanda energética.

Em seu discurso de posse, Hubner também criticou a dificuldade de obter o licenciamento para hidrelétrica e a falta de estudos de viabilidade . Ele defendeu uma ação mais colaborativa entre a Aneel, o Ministério de Minas e Energia e órgãos de licenciamento ambiental.

“Precisamos de uma efetiva parceria nesse esforço de oferecer ao país uma energia mais limpa e barata com requerem as preocupações com o aquecimento global e como permitem nossos recursos energéticos naturais”, disse Hubner.

+ Mais

Comissão Mista de Acompanhamento das Mudanças Climáticas elege Ideli presidente

17 de Março de 2009 - Marcos Chagas - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) foi eleita hoje (17) presidente da Comissão Mista de Acompanhamento das Mudanças Climáticas. Como trata-se de uma comissão integrada por deputados e senadores, o cargo é rotativo e o mandato é de um ano.

Ideli, que teve o voto de 13 dos 14 parlamentares presentes, informou que pretende avaliar com os membros do colegiado um horário de funcionamento da comissão que não atrapalhe os trabalhos legislativos na Câmara e no Senado. Esse foi um dos problemas que levaram à baixa produtividade da comissão no ano passado.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) foi um dos que reclamaram das raras reuniões de trabalho. Gabeira aproveitou a eleição da senadora catarinense para sugerir alguns temas que poderão nortear os trabalhos neste ano.

Ele destacou a necessidade de aceleração do ritmo de análise do projeto de lei sobre um inventário nacional de emissões de gases poluentes que contribuem para o aquecimento global. Para Gabeira, também é preciso andar mais rápido com o projeto sobre inspeção veicular anual para proibir a circulação de automóveis fora dos padrões de emissão de gases poluentes.

Gabeira defendeu ainda que a comissão analise a atuação da Defesa Civil no socorro às vítimas das enchentes em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. Segundo ele, o objetivo é sugerir instrumentos que possam fortalecer a Defesa Civil, que considera um órgão “totalmente desestruturado”.

+ Mais

Estudos de viabilidade da Usina de Belo Monte já estão sendo analisados pela Aneel

20 de Março de 2009 - Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu hoje (20) da Eletrobrás o relatório complementar dos estudos de viabilidade da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

Para que a Aneel aprove o projeto, ainda será necessária a concessão da licença prévia pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que deve ser definida até agosto. O empreendimento também precisa obter a Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica, de competência da Agência Nacional de Águas (ANA). A Aneel garante que vai fazer todo o esforço necessário para agilizar a análise da documentação.

Segundo a Aneel, a primeira etapa dos estudos para a construção da usina foi concluída em 1989, mas a análise foi suspensa por causa de discussões sócio-ambientais. Em 2002, a Agência recebeu estudos preliminares e, em 2005, a Eletrobrás foi autorizada a desenvolver novas avaliações, como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), além da Avaliação Ambiental Integrada da bacia (AAI) e do levantamento de natureza antropológica.

O estudo de viabilidade também deverá ser encaminhado à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que vai fazer a otimização dos estudos para estimar o custo final do empreendimento e calcular o preço do megawatt-hora da usina. Antes do leilão, previsto para setembro, os estudos também serão analisados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A Usina de Belo Monte será construída no Rio Xingu, e deverá gerar mais de 11 mil megawatts de potência. A conclusão da obra está prevista para abril de 2014, e o investimento estimado é de R$ 7 bilhões. A obra está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.